Publicidade Continue a leitura a seguir

Uma Casa Caiada com alma alentejana e terraço com vista-castelo

Casas Caiadas - Open House. (Fotografias: Paulo Spranger/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Comecemos pelos números. Uma grande casa, três pisos, quatro quartos duplos, cinco portas para a rua e um terraço com piscina exterior, espreguiçadeiras e vista privilegiada para o centro histórico e para o castelo. Não é preciso fazer grandes contas para perceber o potencial da Casas Caiadas – Open House, a nova boutique guesthouse da vila alentejana de Arraiolos, ideal para famílias grandes, casais ou grupos de amigos, já que é alugável por completo ou por quarto.

“O objetivo é ajudarmos a retomar dinâmicas económicas e sociais na vila, porque há lugares fantásticos que não podem ser esquecidos”, explica Mário Domingues, que há cinco anos, e em conjunto com a mulher, Paula Cabrito, inaugurou as idílicas Casas Caiadas na aldeia de Sabugeiro, também no Alentejo, recuperadas a partir de antigos moinhos e já premiadas ao nível do design por várias publicações internacionais, como a Monocle.

A Casas Caiadas – Open House abriu este ano no centro da vila de Arraiolos. (Fotografias: Paulo Spranger/GI)

A nova boutique guesthouse é dos mesmos responsáveis das villas homónimas na aldeia de Sabugeiro, no Alentejo.

Além dos quartos duplos, a Open House tem sala, cozinha equipada, três zonas de refeição e um terraço com piscina e vista para o castelo de Arraiolos.

Também nesta nova casa, “traz-se a natureza para dentro de portas, dando-lhe um toque urbano”, com o branco predominante a trazer a tranquilidade necessária para uma escapadinha a hora e meia de Lisboa. Mário chama-lhe a “casa de algodão”. Já a decoração oscila entre o contemporâneo, com linhas modernas e minimalistas, e o rural, com cestas em verga a fazer de vasos, peneiras, ramos de espigas, armários rústicos restaurados e peças de design de artesãos locais, até porque este é um projeto “não elitista, mas sim de inclusão”, conta Mário.

Os quartos são todos diferentes – um tem varanda, outro um pequeno terraço e outro ainda uma sala – e há três zonas distintas de refeições, sempre em zonas comuns amplas. À dispensa com frascos de cereais e especiarias junta-se a cozinha totalmente equipada, onde em tempos funcionou a Pastelaria Reis, uma das mais antigas da vila e a criadora dos famosos pastéis de toucinho. Uma antiga placa ali colocada faz juz, precisamente, a esse legado.

Uma das três zonas de refeição.

A cozinha equipada, onde funcionou em tempos uma das mais antigas pastelarias da zona.

A Open House fica situada numa das artérias centrais da vila.

De dia, as muitas janelas permitem bastante luz natural por toda a casa. De noite, as duas lareiras a lenha ajudam a criar um ambiente confortável, tal como os livros e revistas na sala de estar, sobre arte, o Alentejo e Arraiolos. Apesar de só ter aberto em junho, já há novos planos para o futuro: refeições temáticas para hóspedes e uma pequena esplanada junto à fachada, onde qualquer pessoa pode beber um café e comer uma fatia de bolo caseiro. Para já, existe uma nova loja de bicicletas ali ao lado, que nasceu da parceria das Casas Caiadas com a marca alemã Riese & Müller, onde se alugam mais de 30 bicicletas híbridas, para conhecer Arraiolos, ou as vilas em redor, sob duas rodas.

Partilhar
Morada
Rua Alexandre Herculano, 24 (Arraiolos)
Custo
() Quartos duplos desde 120 euros, com pequeno-almoço. Aluguer de bicicletas desde 12 euros.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245