Publicidade Continue a leitura a seguir

Os nossos refúgios rurais preferidos em 2020

Publicidade Continue a leitura a seguir

Azenhas de Seda, Pavia
Num ano de confinamentos, ter passado três dias no oásis alentejano que é o parque do aquaturismo Azenhas da Seda, em Pavia (Mora), foi um bálsamo. O dono, Luís Lucas, chama-lhe o Alentejo em estado líquido, ou não corresse ali vigorosa a Ribeira da Seda. E o alojamento, em tendas encaixadas no meio do verde, é um exercício de despojamento dos luxos urbanos que nos recentra no que é essencial. O facto de as refeições serem tomadas ao ar livre também torna o espaço único, além das 14 atividades de aquaturismo que se podem fazer na orla da ribeira. AR
Tel.: 266448036. Reabre em Maio. Preço noite: 152 euros (uma noite e uma atividade); atividades para uma pessoa 28 euros (criança); 32 euros (jovem) e 36 euros (adulto)

 

Montimerso, Reguengos de Monsaraz
Implantado sobre o grande lago Alqueva, o Montimerso, em Monsaraz, não tem como não destacar-se. Não só pelo lugar de natureza em estado puro – montado de azinho e um céu noturno certificado para observação de astros -, mas também pela arquitetura sóbria e pela sofisticação dos interiores, visível das suítes às zonas comuns. A piscina infinita, a cozinha de sabores locais e a qualidade do serviço fazem o resto, que é muito, neste hotel alentejanondes. AR Herdade Geralda, Estrada Nacional 256. Tel.: 961634787. Preço noite: Suíte a partir de 200 euros/noite; suíte premium a partir de 300 euros/noite (inclui pequeno-almoço)

(Foto: Leonardo Negrão/GI)

 

Convento do Espinheiro, Évora
Este cinco estrelas, referência no Alto Alentejo, celebrou uma década e meia de vida, mas a história destas paredes já soma cinco séculos, desde que se construiu a ermida e mosteiro que abrigou os monges da Ordem de São Jerónimo. Rodeados pela planície alentejana estão mais de 90 quartos e suítes, com estilo clássico, uma igreja, jardins para passeios lentos, oliveiras milenares, piscina exterior, dois restaurantes e um bar com esplanada. E claro, as provas de vinho gratuitas para receber bem quem chega. NC Canaviais, Évora Tel.: 266788200. Preço noite: Quartos duplos e triplos desde 160 euros, com pequeno-almoço

 

Casas Caiadas – Open House, Arraiolos
Cinco anos depois das idílicas e premiadas Casas Caiadas na aldeia de Sabugueiro, surge agora esta boutique guesthouse no centro da vila alentejana de Arraiolos, que casa elegância do minimalismo à autenticidade do rústico. Ao longo de três pisos, há quatro quartos duplos, cinco portas para a rua, um terraço com piscina exterior e vista para o castelo, cozinha equipada, sala e três zonas de refeição. Os brancos tornam-na numa autêntica “casa de algodão”, como lhe chama o dono, Mário Domingues. E este algodão cria uma escapadinha doce, a hora e meia de Lisboa. NC Rua Alexandre Herculano, 24, Arraiolos. Preço noite: Quartos duplos desde 120 euros, com pequeno-almoço.

(Foto: Paulo Spranger/GI)

 

A Villa Chanca, Penela
José Pais e Paula Oliveira encantaram-se por uma casa em ruínas na aldeia da Chanca, freguesia do Rabaçal. Enquanto o país confinava, o engenheiro florestal – que já conhecia a região e por ali fazia com alguns grupos «banhos de floresta» – e a mulher trabalhavam noite e dia neste sonho antigo: criar uma casa de turismo rural, que lhes permitisse partilhar com a natureza o gosto pelas coisas simples e ancestrais. Agora dividem com quem vem de fora esse conhecimento maior sobre as coisas da terra; o nome das ervas e dos cogumelos, as propriedades que têm. E a casa, que é um aconchego, tal como a lareira sempre acesa. PSL Largo do Rossio, Chanca, Penela. Tel: 910 704 847Web: villachanca.com. Preço noite: 65 euros com pequeno-almoço

(Foto: Maria João Gala/GI)

 

Conversas de Alpendre, Vila Nova de Cacela
Marta Guevara é o rosto sorridente que recebe quem chega a este turismo rural de charme em Vila Nova de Cacela, renovado após seis anos de uma anterior gerência. É de luxo – tem piscina, massagens, restaurante e todas as comodidades em 10 quartos, um lodge e uma casa na árvore que é um autêntico cenário de filme -, mas a faceta familiar do hotel (os pais e o irmão de Marta ajudam em tudo) torna-o um lugar especial e acolhedor. AR Estrada de Santa Rita, 36, Vila Nova de Cacela, Vil Real de Santo António. Tel.: 910035704. Preço noite: Quarto duplo a partir de 150 euros; Suíte a partir de 170 euros; Casa na árvore a partir de 250 euros (inclui sempre pequeno-almoço)

(Fotografia de Leonardo Negrão/GI)

Casa das Infusões, Melgaço
É uma casinha de bonecas que parece saída de um conto de fadas, onde as protagonistas são as infusões Soalheiro. A antiga casa em pedra foi recuperada pela família Cerdeira e reconvertida em alojamento de traço rústico, com cada um dos três quartos inspirado numa das ervas aromáticas que crescem no território: perpétua vermelha, hortelã-verde e alfazema. O ranger do soalho, a escada em caracol, as maçãs a amadurecer num parapeito, a lareira em pedra, a antiga eira e o espigueiro no exterior, completam o imaginário e o encanto do lugar. AC Quinta de Soalheiro. Alvaredo, Melgaço. Tel.: 251416769. Preço noite: Casa T3 a partir de 120 euros (com pequeno-almoço)

 

Quinta das Águias, Paredes de Coura
A Quinta das Águias é um santuário animal, um centro de cozinha vegetariana, um destino de férias ou fim de semana e uma inspiração. Tudo graças a Ivone e Joep Ingen Housz, que fizeram do seu lar na natureza um refúgio para bichos em dificuldades, flora selvagem e forasteiros desejosos de paz. À chegada, é bem possível encontrar, do outro lado do portão, o carneiro Zacarias, que gosta de acompanhar as pessoas por aquela propriedade com milhares de árvores. É uma espécie de relações públicas da casa. CF Caminho de Moreira, 664, Rubiães, Paredes de Coura. Web: quintadasaguias.org. Preço noite: casas desde 65 euros (sem pequeno-almoço); taxa única de limpeza e higienização, 25 euros.

(Foto: Rui Manuel Fonseca/GI)

 

Hotel Casa Palmela, Palmela
O Hotel Casa Palmela – o único cinco estrelas do concelho de Setúbal – nasceu de uma casa agrícola com 400 anos, na Quinta do Esteval. Tem azulejos do Palácio do Calhariz, uma capela, duas piscinas, passeios a cavalo entre as vinhas e um pôr do sol digno de memória debaixo de um sobreiro com 300 anos. Estes e outros atributos tornam-no um hotel espantoso, que mais do que um sítio para dormir, pode ser também um ponto de partida à descoberta da serra da Arrábida. AR Quinta do Esteval, EN 10, Km 33,5, Palmela Tel.: 265249650. Preço noite: Quarto duplo a partir de 240 euros (incluipequeno-almoço). Villas a partir de 250 euros (sem pequeno-almoço).

 

Quinta Nova, Saborosa
O boutique hotel da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo assinalou o seu 15.º aniversário com uma renovação que veio reforçar o charme e o conforto de que já era pejado. Instalado numa casa senhorial oitocentista no coração do Douro vinhateiro, continua a exibir traços de época, mas com uma nova decoração, que faz realçar – como é certo – a paisagem de postal que se abre das janelas. Também se pode desfrutar da vista à mesa do restaurante Conceitus, a saborear pratos de autor harmonizados com os vinhos da casa. AC Covas do Douro, Sabrosa. Tel.: 254730430. Preço noite: quarto duplo a partir de 210 euros (com pequeno-almoço)

(Foto: Francisco Nogueira)