Os nossos refúgios rurais preferidos em 2020

Os nossos refúgios rurais preferidos em 2020
Convento do Espinheiro, em Évora.
Espaços com séculos de história, simples tendas plantadas na natureza ou edifícios que quase com ela se confundem e casas simples recuperadas com a mestria que a arquitetura confere. Foram estes os lugares por que nos apaixonamos no ano que passou e onde vamos querer sempre voltar.

Azenhas de Seda, Pavia
Num ano de confinamentos, ter passado três dias no oásis alentejano que é o parque do aquaturismo Azenhas da Seda, em Pavia (Mora), foi um bálsamo. O dono, Luís Lucas, chama-lhe o Alentejo em estado líquido, ou não corresse ali vigorosa a Ribeira da Seda. E o alojamento, em tendas encaixadas no meio do verde, é um exercício de despojamento dos luxos urbanos que nos recentra no que é essencial. O facto de as refeições serem tomadas ao ar livre também torna o espaço único, além das 14 atividades de aquaturismo que se podem fazer na orla da ribeira. AR
Tel.: 266448036. Reabre em Maio. Preço noite: 152 euros (uma noite e uma atividade); atividades para uma pessoa 28 euros (criança); 32 euros (jovem) e 36 euros (adulto)

 

Montimerso, Reguengos de Monsaraz
Implantado sobre o grande lago Alqueva, o Montimerso, em Monsaraz, não tem como não destacar-se. Não só pelo lugar de natureza em estado puro – montado de azinho e um céu noturno certificado para observação de astros -, mas também pela arquitetura sóbria e pela sofisticação dos interiores, visível das suítes às zonas comuns. A piscina infinita, a cozinha de sabores locais e a qualidade do serviço fazem o resto, que é muito, neste hotel alentejanondes. AR Herdade Geralda, Estrada Nacional 256. Tel.: 961634787. Preço noite: Suíte a partir de 200 euros/noite; suíte premium a partir de 300 euros/noite (inclui pequeno-almoço)

(Foto: Leonardo Negrão/GI)

 

Convento do Espinheiro, Évora
Este cinco estrelas, referência no Alto Alentejo, celebrou uma década e meia de vida, mas a história destas paredes já soma cinco séculos, desde que se construiu a ermida e mosteiro que abrigou os monges da Ordem de São Jerónimo. Rodeados pela planície alentejana estão mais de 90 quartos e suítes, com estilo clássico, uma igreja, jardins para passeios lentos, oliveiras milenares, piscina exterior, dois restaurantes e um bar com esplanada. E claro, as provas de vinho gratuitas para receber bem quem chega. NC Canaviais, Évora Tel.: 266788200. Preço noite: Quartos duplos e triplos desde 160 euros, com pequeno-almoço

 

Casas Caiadas – Open House, Arraiolos
Cinco anos depois das idílicas e premiadas Casas Caiadas na aldeia de Sabugueiro, surge agora esta boutique guesthouse no centro da vila alentejana de Arraiolos, que casa elegância do minimalismo à autenticidade do rústico. Ao longo de três pisos, há quatro quartos duplos, cinco portas para a rua, um terraço com piscina exterior e vista para o castelo, cozinha equipada, sala e três zonas de refeição. Os brancos tornam-na numa autêntica “casa de algodão”, como lhe chama o dono, Mário Domingues. E este algodão cria uma escapadinha doce, a hora e meia de Lisboa. NC Rua Alexandre Herculano, 24, Arraiolos. Preço noite: Quartos duplos desde 120 euros, com pequeno-almoço.

(Foto: Paulo Spranger/GI)

 

A Villa Chanca, Penela
José Pais e Paula Oliveira encantaram-se por uma casa em ruínas na aldeia da Chanca, freguesia do Rabaçal. Enquanto o país confinava, o engenheiro florestal – que já conhecia a região e por ali fazia com alguns grupos «banhos de floresta» – e a mulher trabalhavam noite e dia neste sonho antigo: criar uma casa de turismo rural, que lhes permitisse partilhar com a natureza o gosto pelas coisas simples e ancestrais. Agora dividem com quem vem de fora esse conhecimento maior sobre as coisas da terra; o nome das ervas e dos cogumelos, as propriedades que têm. E a casa, que é um aconchego, tal como a lareira sempre acesa. PSL Largo do Rossio, Chanca, Penela. Tel: 910 704 847Web: villachanca.com. Preço noite: 65 euros com pequeno-almoço

(Foto: Maria João Gala/GI)

 

Conversas de Alpendre, Vila Nova de Cacela
Marta Guevara é o rosto sorridente que recebe quem chega a este turismo rural de charme em Vila Nova de Cacela, renovado após seis anos de uma anterior gerência. É de luxo – tem piscina, massagens, restaurante e todas as comodidades em 10 quartos, um lodge e uma casa na árvore que é um autêntico cenário de filme -, mas a faceta familiar do hotel (os pais e o irmão de Marta ajudam em tudo) torna-o um lugar especial e acolhedor. AR Estrada de Santa Rita, 36, Vila Nova de Cacela, Vil Real de Santo António. Tel.: 910035704. Preço noite: Quarto duplo a partir de 150 euros; Suíte a partir de 170 euros; Casa na árvore a partir de 250 euros (inclui sempre pequeno-almoço)

(Fotografia de Leonardo Negrão/GI)

Casa das Infusões, Melgaço
É uma casinha de bonecas que parece saída de um conto de fadas, onde as protagonistas são as infusões Soalheiro. A antiga casa em pedra foi recuperada pela família Cerdeira e reconvertida em alojamento de traço rústico, com cada um dos três quartos inspirado numa das ervas aromáticas que crescem no território: perpétua vermelha, hortelã-verde e alfazema. O ranger do soalho, a escada em caracol, as maçãs a amadurecer num parapeito, a lareira em pedra, a antiga eira e o espigueiro no exterior, completam o imaginário e o encanto do lugar. AC Quinta de Soalheiro. Alvaredo, Melgaço. Tel.: 251416769. Preço noite: Casa T3 a partir de 120 euros (com pequeno-almoço)

 

Quinta das Águias, Paredes de Coura
A Quinta das Águias é um santuário animal, um centro de cozinha vegetariana, um destino de férias ou fim de semana e uma inspiração. Tudo graças a Ivone e Joep Ingen Housz, que fizeram do seu lar na natureza um refúgio para bichos em dificuldades, flora selvagem e forasteiros desejosos de paz. À chegada, é bem possível encontrar, do outro lado do portão, o carneiro Zacarias, que gosta de acompanhar as pessoas por aquela propriedade com milhares de árvores. É uma espécie de relações públicas da casa. CF Caminho de Moreira, 664, Rubiães, Paredes de Coura. Web: quintadasaguias.org. Preço noite: casas desde 65 euros (sem pequeno-almoço); taxa única de limpeza e higienização, 25 euros.

(Foto: Rui Manuel Fonseca/GI)

 

Hotel Casa Palmela, Palmela
O Hotel Casa Palmela – o único cinco estrelas do concelho de Setúbal – nasceu de uma casa agrícola com 400 anos, na Quinta do Esteval. Tem azulejos do Palácio do Calhariz, uma capela, duas piscinas, passeios a cavalo entre as vinhas e um pôr do sol digno de memória debaixo de um sobreiro com 300 anos. Estes e outros atributos tornam-no um hotel espantoso, que mais do que um sítio para dormir, pode ser também um ponto de partida à descoberta da serra da Arrábida. AR Quinta do Esteval, EN 10, Km 33,5, Palmela Tel.: 265249650. Preço noite: Quarto duplo a partir de 240 euros (incluipequeno-almoço). Villas a partir de 250 euros (sem pequeno-almoço).

 

Quinta Nova, Saborosa
O boutique hotel da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo assinalou o seu 15.º aniversário com uma renovação que veio reforçar o charme e o conforto de que já era pejado. Instalado numa casa senhorial oitocentista no coração do Douro vinhateiro, continua a exibir traços de época, mas com uma nova decoração, que faz realçar – como é certo – a paisagem de postal que se abre das janelas. Também se pode desfrutar da vista à mesa do restaurante Conceitus, a saborear pratos de autor harmonizados com os vinhos da casa. AC Covas do Douro, Sabrosa. Tel.: 254730430. Preço noite: quarto duplo a partir de 210 euros (com pequeno-almoço)

(Foto: Francisco Nogueira)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend