Publicidade Continue a leitura a seguir

Duas praias no Porto ideais para ir em família

Percorra a fotogaleria para conhecer estas praias, ideais para ir com a família. (Fotografia Rui Oliveira / Global Imagens)
Praia do Homem do Leme | Porto Na Praia do Homem do Leme há dois parques infantis com construções em madeira que lembram um barco ou um castelo. Só por isso, já poderia ser considerada amiga das famílias, mas esse é apenas um dos seus atrativos. «Esta praia tem todos os apoios que existem e é muito familiar; é uma boa praia», diz José Armando, por trás do balcão do bar Homem do Leme, onde está há 41 anos – o estabelecimento tem 65. Ali, serve-se sobretudo café e cerveja. ( Igor Martins / Global Imagens )
Praia do Homem do Leme | Porto Esta foi a primeira praia do Porto a conquistar os galardões Bandeira Azul e Praia Acessível, Praia para Todos - tem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida e cadeira de rodas anfíbia, para que ninguém fique de fora, inclusive, na hora de ir a banhos. (Fotografia Igor Martins/GI)
Praia do Homem do Leme | Porto Para fazer uma refeição ou beber um cocktail, ruma-se ao bar-restaurante do lado, também com o nome da praia. Barracas (cuja utilização tem um custo mínimo de 5 euros por meio dia), posto de socorro e parque de bicicletas são outros equipamentos desta praia do tipo rochoso, com vigilância. O nome deste areal deve-se ainda à estátua de bronze, da autoria de Américo Gomes, de 1934, que presta homenagem aos pescadores, representados por um homem a segurar um leme. Está na Avenida de Montevideu, na Foz. Avenida Montevideu GPS : 41.160081, -8.685609 ( Igor Martins / Global Imagens )
Praia de Matosinhos | Matosinhos Parques infantis e campos de futebol e voleibol de praia são alguns dos equipamentos ao dispor dos veraneantes na Praia de Matosinhos, que tem vista para o porto de Leixões e o terminal de cruzeiros, e é vigiada. Subdivide-se em quatro: a praia do Titan, a praia do Passeio Atlântico, a praia Moderna e a praia Cidade São Salvador, explica Manuel Costa, gerente do bar-restaurante Praia do Titan – nome da grua utilizada na construção do porto de Leixões, que ali costumava estar, e é considerada uma peça de arqueologia industrial. (Rui Oliveira / Global Imagens)
Praia de Matosinhos | Matosinhos Junto àquele estabelecimento, que por estes dias serve sobretudo cerveja, saladas, sandes e hambúrgueres, fica um parque infantil, e encontra-se outro mais adiante, ao lado do bar Lais de Guia. Ao longo do areal existem vários pontos onde se refrescar com uma bebida ou um gelado. (Rui Oliveira / Global Imagens)
Praia de Matosinhos | Matosinhos Se, mais do que sombra, se procurar abrigo, há barracas ao dispor, por valores que começam em 6 euros (uma manhã). E, caso apeteça atividade física na água, não faltam escolas de surf que asseguram aulas desse e de outros desportos, como bodyboard ou stand up paddle. Avenida Norton de Matos GPS: 41.1765, -8.6927 (Fotografia Rui Oliveira/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

É certo que todas as praias são boas para ir em família. Afinal, bom tempo, banhos de sol e de mar são receitas prescritas para esta estação e recomendam-se que sejam aproveitadas com aqueles que nos são mais próximos. Ainda assim, há areais mais «family-friendly» do que outros.

Estes são dois deles, ficam na foz do Porto e em Matosinhos, e estão equipados com campos de futebol e voleibol, além de parques infantis, e ainda aulas dentro de água, para os que quiserem experimentar um desporto diferente.

 

Percorra a fotogaleria acima para conhecer estas duas praias.

 

Leia também:

6 praias paradisíacas a não perder na Galiza
Praias fluviais a uma hora e meia do Porto para aguentar o calor
6 praias no Porto e arredores sem grandes multidões