Publicidade Continue a leitura a seguir

Uma loja dos anos 1970 com amor e design em Cedofeita

Percorra a fotogaleria para ver mais imagens. (Fotografias de Pedro Correia/GI)
Na Top Vintage vendem-se sistemas de som de marcas de renome - Thorens, Marantz, Technics, Garrard, NAD, Rotel, Onkyo, Lenco, Claude Paz & Visseaux.
Jorge Cabral é um apaixonado por sistemas de som dos anos setenta, sobretudo de alta fidelidade e gira-discos.
«Nada made in China. E, de alguns destes modelos, existiam poucos exemplares em Portugal. Nesse sentido, são raros», sublinha Jorge Cabral.
Completam a oferta desta loja de nicho máquinas fotográficas e de filmar antigas, «tudo analógico».
Na loja encontram-se também candeeiros ao estilo Bauhaus, máquinas de escrever, rádios a válvulas, projetores de cinema (de 8 a 35 mm) e discos de vinil, entre outros colecionáveis.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Na Top Vintage, às portas da Baixa do Porto, Jorge Cabral, arquiteto de formação, vende aparelhagens «de qualidade, quer na construção, quer na sonoridade, e de marcas icónicas», cujo período áureo foram os anos setenta. Com design e «em bom estado», acrescenta. O objetivo, explica, é que o cliente consiga adquirir, «com quinhentos, seiscentos euros, uma aparelhagem de excelente qualidade» e cuja correspondência atual lhe custaria algo na casa dos quatro dígitos.

Quem, como Jorge, for fã dos modelos da Bang & Olufsen, «que nos anos 1970 tinham preços proibitivos», e do design que a marca dinamarquesa viu nascer com a chegada com Jacob Jensen encontrará na Top Vintage várias oportunidades, como um gira-discos que está à venda por 350 euros ou um conjunto de amplificador, sintonizador e colunas que se cifra pelos 600.

Há também sistemas de som de outras marcas de renome – Thorens, Marantz, Technics, Garrard, NAD, Rotel, Onkyo, Lenco, Claude Paz & Visseaux. «Nada made in China. E, de alguns destes modelos, existiam poucos exemplares em Portugal. Nesse sentido, são raros», sublinha Jorge Cabral. Para quase todos, ainda se encontram componentes, o que torna possível a reparação.

«Os aparelhos que aqui tenho correspondem a uma época em que as coisas e o trabalho eram mais valorizados. As marcas procuravam fazer bem e usavam materiais nobres. A maior parte destes aparelhos era feita para durar uma vida», explica o arquiteto de 48 anos.

Completam a oferta desta loja de nicho máquinas fotográficas e de filmar antigas – «tudo analógico» –, candeeiros ao estilo Bauhaus, máquinas de escrever, rádios a válvulas, projetores de cinema (de 8 a 35 mm) e discos de vinil, entre outros colecionáveis.

 

Top Vintage
Morada: Rua Aníbal Cunha, 64 (Cedofeita)
Tel.: 932851535
Horário: Das 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 20h00. Encerra sábado de manhã e ao domingo.
Preços: Gira-discos dos 150 aos 350 euros; sistemas de som completos à volta de 500 euros.