Publicidade Continue a leitura a seguir

O que há de novo na surpreendente Lx Factory?

Percorra esta fotogaleria para conhecer os novos espaços que abriram na antiga fábrica de Alcântara.
Restaurantes Central Avenida Este espaço de tapas e vinhos é ligeiramente diferente do habitual e, por não ter cozinha de quentes, a sua carta é quase toda à base de pratos frios. Para já, o queijo de cabra chèvre com presunto, mel e nozes (4,90 euros) é o único que passa pelas brasas. Mesmo a propósito para o calor, aqui pode-se contar com uma série de petiscos servidos ao natural, como os filetes da guia com lima e gengibre, a muxama (barriga de atum corado como o presunto) com limão ou os ovos de codorniz com picles e juliana de bacon.
Restaurantes Brigadeirando Uma loja só com brigadeiros. A brasileira Carolina Henke diz que era algo que faltava em Lisboa. Pois bem, desde outubro do ano passado, já existe e a adesão tem excedido as expetativas. Num pequeno espaço, há brigadeiros de todos os sabores, tamanhos e feitios. As variantes são mais de 30. Os que têm maior procura são o brigadeiro de nutela, o de 70% de cacau e o tradicional. Uma coisa é certa: o entra e sai de gente é uma constante e, por norma, o cliente faz sempre uma encomenda.
Restaurantes Toca do Açaí É num ambiente tropical - com palmeira e uma horta biológica – que, num quiosque de madeira, se preparam taças de açaí atrás taças de açaí. Tanto o biológico com xarope de guaraná, como o açaí que tem estrato de guaraná e estévia, são servidos em tigelas de casca de coco. A banana, o morango e a granola embelezam a taça. Há ainda uma série de sumos naturais que podem ser personalizados, conforme os ingredientes escolhidos. Os wraps são outra opção para uma refeição ligeira.
Restaurantes The Therapist Este novo The Therapist assume-se como uma cafetaria 100% biológica que serve almoços e lanches flexovegetarianos. Aqui não se usam açucares refinados, nem lacticínios. O objetivo é, não só agradar aos adeptos de comida biológica, como cativar os céticos. E são já muitos os fãs do bolo de chocolate sem glúten, sem açúcar, sem laticínios e sem ovos. Aberto desde 1 de março, o The Therapist tem três vertentes que visam o bem-estar: a alimentar, a terapêutica e o conhecimento (escola que ensina o que não se aprende no ensino tradicional. Como por exemplo, preencher o IRS ou fazer arranjos em casa).
Hostel The Dorm Nasceu em setembro do ano passado e é o primeiro e único hostel da Lx Factory. O conceito é o do cabby hole (pequeno espaço acolhedor para dormir) com o básico: cama, arca com lençóis e toalhas e uma gambiarra. Ao todo, são 28 cabines e dois quartos duplos temáticos: o music room, onde os discos em vinil marcam a decoração; e o reading room, com livros de baixo da cama em forma de estante.
Barbearia Barber Factory Do corte de cabelo clássico a um visual a lembrar os anos 60/70, passando pelo aparar de barba com toalha quente e navalha, nesta barbearia faz-se de tudo. Os tatuadores e amigos Diogo Andrade e Eduardo Cavellucci abriram este espaço em maio do ano passado e não tem faltado clientela. Homens entre os 22 e os 50 anos, sobretudo turistas, são o grosso dos clientes, mas também há os fiéis que chegam de longe para desfrutar dos cuidados aqui proporcionados. «O atendimento é personalizado. Cada barbeiro mima o seu cliente», frisa Bruno, cuja família conta com três gerações de barbeiros.
Lojas Re_mind A loja está ligada à sustentabilidade e a entreajuda, vendendo, por exemplo, produtos 100% biológicos que dão emprego às mulheres no Nepal e na Índia, ajudando-as a ser mais independentes economicamente. Nos cerca de 30 metros quadrados, as prateleiras exibem desde postais a candeeiros, passando por pregadeiras, anéis, colares, malas, almofadas ou T-shits. A maior atração da loja é mesmo o conjunto de almofadas, que parecem um enorme e colorido novelo de lã. A bijuteria feita em impressoras 3D também chama a atenção.
Lojas Preta Com três meses de vida na Lx Factory, esta é a primeira loja exclusiva de capulanas em Lisboa. Estes tecidos em algodão e estampada pelos dois lados está a atrair vários públicos. Usados habitualmente em África como vestidos ou turbantes, noutras culturas como a nossa são utilizados como cortinados, toalhas de mesa ou de praia.
Lojas Nó Projectos Este projeto, mais direcionado ao turista, é fruto do trabalho das designers Leonor Maruan e Rosa Cruz Rodrigues. É no seu atelier gráfico que criam produtos para promover Lisboa além-fronteiras. Com base em símbolos típicos da capital, como o elétrico e a sardinha; ou escritores portugueses, como Fernando Pessoa e José Saramago, a dupla quis dar mais informação ao turista.
Lojas Stone Life Style As duas motas nas montras não deixam dúvidas aos amantes das café racers. É aqui que vão encontrar tudo que está relacionado com um modo de vida que surgiu nos anos 1960 em Inglaterra. E foi para o gentlemen driver apreciador de um estilo cool que Miguel Velasco abriu a loja há cerca de dois meses. Além das motas, aqui há todo o tipo de acessórios, desde os famosos capacetes feitos à mão com acabamentos em pele da Hedon, ao blusão mais casual e pouco técnico, passando pelos óculos, relógios, luvas, auscultadores, ou colunas de som.
Lojas Be... O mais jovem espaço da Lx Factory abriu na semana passada. A dona, Rita Martins Freire, diz tratar-se de uma «conceptstore dinâmica». Ou seja; produtos e decoração vão mudar de oito em oito semana em função do tema a que se referem. A ssim, o espaço irá chamar-se sempre Be... (qualquer coisa). Na abertura, o mote foi o amor e por isso, duramente oito a 12 semanas, a loja será a Be...in Love! e todos os artigos à venda são, de alguma forma, alusivos ao amor.
Lojas Nae – Vegan Shoes Certamente que já viu sapatos de cortiça. E feitos com folha de ananás? Aqui eles existem e são, aliás, a mais recente criação desta marca portuguesa que não trabalha com pele. Ao nível dos materiais sintéticos, trabalha-se com microfibras certificadas (na sua produção não existe desperdício de água nem de dióxido de carbono). A marca, criada online em 2008, por um casal composto por uma portuguesa e um espanhol, tem agora na Lx Factory a sua única loja oficial. E está repleta de sapatos amigos dos animais e do ambiente. De sandálias a ténis, passando por botas e também cintos, é só escolher.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O recinto de 23 hectares da Lx Factory foi inicialmente a casa de um dos complexos industriais mais importantes de Lisboa, a Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonense, que se instalou em Alcântara em 1846. Funcionaram ali depois também a Companhia Industrial de Portugal e Colónias, a tipografia Anuário Comercial e Gráfica Mirandela.

Em 2008, o lugar renasceu como espaço criativo e de negócios, com cerca de 200 projetos que empregam à volta de mil pessoas, numa iniciativa da promotora MainSide. Estima-se que a Lx Factory seja visitada anualmente por 1,2 milhões de pessoas.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

12 marcas para conhecer na rua mais concorrida da Lx Factory
A Covilhã tem uma espécie de Lx Factory
Em Monsanto come-se com vista para a floresta