Publicidade Continue a leitura a seguir

Uma alfarrabista na baixa do Porto

Veja nesta fotogaleria mais imagens da Gostar de Ler

Publicidade Continue a leitura a seguir

Lurdes Paiva, 42 anos, trabalhou uma vintena de anos «numa das maiores livrarias do país», quatro pisos atulhados de livros, de maneira que é com humildade que apresenta a sua Gostar de Ler. Tem pouca coisa ainda, ressalva a alfarrabista natural de Esmoriz que o meio conhece como “Lurdinhas” ou “menina Lurdes”. Sobretudo «literatura portuguesa e algumas traduções, com destaque para autores russos». Mas o acervo de uma livraria com estas características, explica, é para se ir fazendo.

Dentro da literatura, há obras do «realismo, do neorrealismo e do modernismo».

De Agustina Bessa-Luís, José Cardoso Pires, Ramalho Ortigão e Manuel Mendes, Lurdes tem mais referências, mas na Gostar de Ler também é possível encontar livros de escritores como José Saramago, José Gomes Ferreira, David Mourão-Ferreira, Maria Velho da Costa, Eugénio de Andrade, Virgílio Ferreira ou Ruben A., António Lobo Antunes ou Alves Redol. Bem como revistas várias e publicações de ilustração, por exemplo de Stuart Carvalhais.

«A verdadeira paixão» de Lurdes é, contudo, «o livro antigo». Lá chegará a alfarrabista que encontrou na Mártires da Liberdade «uma rua com alma, onde as pessoas ainda se cumprimentam». Livros raros? Ainda não tem, mas o objetivo é esse, «é crescer».

«O mais invulgar que tenho é da Judith Teixeira, uma escritora dos anos 20 que foi retirada do mercado por ordem do regime: “Decadência”, “Nua”, “Castelo de Sombras”… tudo obras que foram queimadas e das quais há hoje poucos exemplares a circular».

Pela livraria, que decorou com as próprias mãos, estão espalhados objetos que espelham «uma paixão por tudo o que é mecânico» e que são naturais para quem se distinguiu a «fazer montras com objetos em 1997».

Lurdes não gosta de pensar na Gostar de Ler como uma loja e fala antes numa sala de estar, onde quer «que as pessoas se sintam em casa» e pretende assinalar datas importantes e divulgar, sempre que e como puder, livros e autores.


Gostar de Ler

Rua Mártires da Liberdade, 120, 4050-359 Porto
Tel: 220982433
Horário: De segunda a sexta, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 19h00; sábado, das 9h00 às 13h00; fecha domingo.
Preços: Livros a partir de 4 euros e revistas a partir de 8