Publicidade Continue a leitura a seguir

Finos Segredos traz novos sabores a Vale de Cambra

Veja na galeria mais imagens de Finos Segredos
Os espumantes da região estão bem representados
São os pequenos detalhes que tornam esta loja especial
As provas de chocolate e vinhos são uma das apostas de Finos Segredos
Também na pastelaria a aposta na qualidade
As compotas e doces são artesanais e as frutas provenientes de pomares locais
Os chocolates, tal como o mel, bolachas e outros doces são cuidadosamente selecionados
A decoração irrepreensível faz parte do charme da loja
Provas de vinhos e chocolate além do lançamento de novos produtos são algumas das actividades aqui desenvolvidas
Os produtos nacionais estão sempre em primeiro lugar
Alguns dos licores aqui vendidos são exclusivos, à semelhança da Pinguça de Arouca
As compotas são completamente livres de produtos químicos

Publicidade Continue a leitura a seguir

Apesar do slogan indicar ser «gourmet português», Isilda Sousa, umas das donas e gerente do espaço, prefere que seja conhecido como mercearia fina. À entrada, as compotas chamam a atenção – são o produto estrela da Finos Segredos, que era já uma marca muito antes de ser a mercearia que se tornou agora. Por lá, encontram-se outras coisas boas dentro de frascos, como mel, bolachas, biscoitos. E pequenas bilhas de azeite, com pão ao lado, para que quiser provar. Noutro lado da loja, há vinhos do Douro e do Dão.

O conceito desta nova mercearia de Vale de Cambra é simples: produtos de mercearia tradicionais portugueses e, além deles, cafetaria, pastelaria fina e louças. A Finos Segredos já existia enquanto marca com uma gama de produtos próprios, que vendia em lojas de todo o país. «Somos de Vale de Cambra e não tínhamos nenhum showroom», explica Isilda, que queria ter um espaço seu onde pudesse vender os doces, o mel, as bolachas e biscoitos. E, apesar de muita gente a ter aconselhado a apostar no Porto, Isilda preferiu investir na sua terra. O leque de produtos próprios justifica um espaço próprio: a Finos Segredos tem 55 sabores de compotas, com receitas desenvolvidas por Isilda, cujo doce de morango com tangerina já ; conquistou uma medalha de prata no The World’s Original Marmalade Awards.

 

A fruta usada vem de pomares locais, entre Vale de Cambra e Sever do Vouga, e o processo de produção da compota e doces é artesanal, com a fruta a ser descascada à mão e a cozedura deita em panelas pequenas, sem recurso a químicos.

Isilda projetou a mercearia à imagem da marca, mas selecionou para complementar a oferta outros artigos de alta qualidade, como os vinhos ou os azeites Chousas Nostras, dos quais a Finos Segredos é o único distribuidor a nível nacional. Também ali se vendem, em exclusivo para Vale de Cambra, o licor da Pinguça de Arouca, O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo ou as peças Bordallo Pinheiro. «É um nicho de coisas muito boas e muito portuguesas», diz a proprietária da mercearia, que conhece a história de todos os produtos que vende. O espaço funciona ainda como cafetaria, onde também recebem eventos, como concertos, provas de chocolate e lançamentos de novos produtos.

 

Veja também:

Panquecas para provar num histórico café do Porto
Viagem num dos tesouros mais remotos do país
A rua do Porto onde há quase tudo

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.