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A vida de bairro cabe toda no novo Centro Comercial Roma

Percorra a fotogaleria para ver mais imagens do Centro Comercial Roma, em Lisboa. (Fotografias de Leonardo Negrão/GI)
Antiquorum (piso superior) A loja mais veterana fica logo no piso de entrada. É uma ourivesaria-antiquário com peças e antigas, com preços para todos.
Antiquorum (piso superior) O atual proprietário é filho do dono original e conhece de perto as muitas histórias e peripécias do centro comercial.
Mix Home (piso intermédio) Mudou de nome e de conteúdo, mas os proprietários são os mesmos que durante anos tiveram a loja Exótica, mesmo na porta ao lado do centro. Encerrada essa loja, quiseram manter-se na zona e o espaço junto à porta de trás do centro foi a escolha perfeita.
Mix Home (piso intermédio) Foram dos primeiros e já ali estão há quase cinco anos, a vender peças de decoração e utilidades. Adaptaram a oferta e continuam a ser uma referência no comércio local.
Alquimia (piso inferior) Jorge de Menezes é um dos inquilinos mais recentes, pouco mais de quatro meses. A sua livraria tem cerca de três mil obras, do século XVII até à atualidade, novos e usados, com destaque para livros de arte, história, filosofia, antropologia e poesia, incluindo algumas primeiras edições.
Alquimia (piso inferior) A paixão é antiga, dos tempos da faculdade. Após ter trabalhado como marchand e vendido livros apenas online ou a partir da garagem de casa, decidiu abriu aqui em novembro, porque acredita no mercado de colecionadores.
Lisboa, 06/02/2018 - Centro Comercial Roma. Loja TCG Empire. (Leonardo Negrão / Global Imagens)
TCG Empire (piso inferior) Filipe Cardoso conta que a melhor localização já trouxe muitos novos jogadores e clientes. O horário é um pouco diferente do geral – das 12h30 às 20h00; sábados, das 10h00 às 21h00; domingos, a partir das 14h00.
Friking (piso inferior) Para fãs incondicionais de Marvel, Star Wars e outros cultos.
Friking (piso inferior) Aqui encontra-se t-shirts e camisolas, cadernos e os muito colecionáveis bonecos de vinil Pop da Funko.
Restauração No piso inferior há um pequeno food court com três opções: o Garlic de comida tradicional, o Black Sushi com serviço de take-away, e o peruano Chasqui. Neste piso há acesso livre (sem password) ao wi-fi.
Black Sushi Fez em janeiro um ano. O nome deve-se ao dono e sushiman, João Carlos Cochinho, que nasceu em Angola há 37 anos. (Fotografias: DR)
Black Sushi Há vários menus de entrega em casa (tel.: 965241271): 20 peças de sushi de fusão custam 15,50 euros; 40 são 27 euros; cem peças custam 58,50 euros, por exemplo. Se comer no centro tem por onde escolher.
Chasqui A comida peruana está na moda e o centro não quis passar ao lado. O nome quechua presta homenagem aos mensageiros do império inca, que corriam dezenas de quilómetros para entregar mensagens e objetos. (Fotografias de Leonardo Negrão/GI)
Chasqui Aberto desde final do ano passado, o pequeno restaurante serve especialidades peruanas como ceviche, causa e lomo saltado. Os menus de almoço custam 8 euros. Ocasionalmente, organizam workshops de ceviche e de outras especialidades.
Garlic Uma opção mais tradicional mas que todos os dias apresenta pratos diferentes. (Fotografias: DR)
Garlic Os menus de almoço que incluem prato, bebida e café custam 6,50 euros. Todos os dias das 11h00 às 20h30.

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Este é o centro comercial para quem não gosta de centros comerciais. Tem o tamanho certo – 40 lojas em três pisos. Tem o que precisamos sempre, como a papelaria, a lavandaria, o cabeleireiro ou o café, mas tem também pequenos segredos, como uma loja só de chapéus, uma livraria alfarrabista, uma galeria de arte e um restaurante peruano.

Começou nos anos 1970 como uma espécie de Grande Armazém em ponto pequeno. Chamava-se Tutti Mundi Drugstore. Em 1988 foi convertido à atual forma de centro comercial com meia centena de lojas e foi durante muitos anos local obrigatório para quem fazia compras na então exclusiva Avenida de Roma. Com o tempo, e o aparecimento de grandes centros comerciais, viu partir lojas-âncora como a Cenoura ou o cabeleireiro Marina Cruz. A crise agravou os problemas, e os responsáveis na altura, a Companhia dos Grandes Armazés Alcobia, entrou em insolvência acabando o imóvel por ser devolvido ao proprietário, a Veifer. É aqui que começa outra história.

Ao contrário da maioria, este é um centro comercial de família, gerido em família e que quer manter esse espírito. A família Veiga Ferro, que até então geria essencialmente arrendamentos residenciais, aceitou o desafio de administrar um centro comercial. Começaram pelas obras de reabilitação e aos poucos, a partir de 2013, foram dando vida nova a cada um dos pisos e angariando as lojas certas para criar uma oferta equilibrada e adaptada ao bairro, que neste momento tem uma percentagem grande de população envelhecida mas também está a receber uma nova geração de moradores.

A gestão está agora entregue a Manuela Ferro, Isabel Ferro e ao marido Jorge Forjaz. O entusiasmo e carinho com que falam sobre cada loja, cada lojista, cada melhoramento é provavelmente o segredo deste sucesso. Hoje, o centro voltou a ter vida e são muitos os que vêm aqui todos os dias – para comprar revistas, almoçar no restaurante Roma, ver as montras, para atravessar o quarteirão entre a Conde Sabugosa e Avenida de Roma ou, simplesmente, para se sentar e conversar com os amigos, porque este é um ponto de encontro no bairro.

 

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Morada
Avenida de Roma, 38 (Alvalade), Lisboa

Website

GPS
Latitude : 38.7465145
Longitude : -9.140227099999947

 

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