Publicidade Continue a leitura a seguir

Topo Belém: Comer num terraço com vista para o Tejo

Percorra a fotogaleria para conhecer o mais recente Topo.
Ao almoço, o Topo Belém tem um menu executivo de 12 euros que inclui prato, sobremesa e bebida.
Subindo até ao último andar do Centro Cultural de Belém, descobre-se uma vista memorável sobre a zona ribeirinha de Belém.
O Espelho de Água, o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém, a Ponte 25 de Abril e o Tejo são pontos visíveis nesta área exterior.
A grande varanda do Topo Belém vai transformar-se em bar assim que a primavera regressar.
A carta é uma homenagem à gastronomia portuguesa, um dos pedidos do CCB para o Topo ocupar o espaço de restauração, no último andar.
Para picar ao almoço encontram-se, por exemplo, o pastel de bacalhau acompanhado de molho de arroz e feijão.
Os pratos em dose de petisco são para se dividir num jantar a dois ou com amigos e colegas. Os cogumelos em tempura, aqui chamados de peixinhos da terra, são uma dessas mesmas opções.
A salada de polvo e feijão frade
A carta de vinhos é longa e variada, mas os cocktails inspirados nos cinco continentes são a especialidade da carta de bebidas.
O espaço interior do Topo Belém tem também assinatura nacional. O projeto foi desenvolvido por Ana Costa, filha de Daciano da Costa, que desenhou os interiores e peças de mobiliário do CCB.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Quem passar pela Avenida da Índia, dificilmente vai perceber que numa das divisões do último andar do Centro Cultural de Belém (CCB) está o novo Topo Belém. A discrição que acompanhou a abertura do terceiro espaço com a insígnia Topo, no ano passado, está prestes a mudar, no entanto, com a chegada de um néon que lhe vai dar visibilidade desde o exterior.

No interior, o caminho para encontrar os pratos portugueses do chef Ricardo Benedito faz-se entrando pelo edifício principal do CCB. Subindo até ao último andar, descobre-se uma vista memorável sobre a zona ribeirinha de Belém. O terraço fica apenas no fim da ampla sala deste Topo, mas é para lá que os olhos se dirigem.

O Espelho de Água, o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém, a Ponte 25 de Abril e o Tejo são pontos visíveis nesta área exterior, que se irá transformar em bar assim que a primavera regressar. Por enquanto, os cocktails ficam-se pela zona de bar logo à entrada, mas podem também ser servidos durante a refeição, que neste Topo Belém ganha uma dimensão maior do que nos espaços do Martim Moniz e Chiado, até pelo público-alvo: os muitos trabalhadores da zona e participantes em conferências que por ali vão passando.

 

A carta é uma homenagem à gastronomia portuguesa, um dos requisitos do CCB, e todos os pratos vão poder ser provados em doses mais pequenas no futuro. A ideia passa mesmo por «petiscar e dividir», como frisa o chef. Para picar ao almoço encontram-se, por exemplo, o pastel de bacalhau acompanhado de molho de arroz e feijão ou os cogumelos em tempura, aqui chamados de peixinhos da terra.

Ao jantar e aos fins de semana, o menu é alargado e contém pratos como o aveludado de castanha e perdiz para começar e, para continuar, um pampo com xerém grelhado que se desfaz na boca. Os ingredientes e as receitas são, sobretudo, portuguesas, de várias regiões do país, apresentadas de forma diferente. Até nas sobremesas o Pudim de Abade de Priscos recupera o presunto, como acontecia já nos registos da doçaria tradicional portuguesa.

O espaço tem também assinatura nacional e presta homenagem ao trabalho de Daciano da Costa, que desenhou os interiores e peças de mobiliário do CCB. O projeto atual do Topo veio recuperar algumas destas linhas, com a sua filha, Ana Costa, a ser a responsável pela imagem dos interiores do restaurante. Dúvidas houvesse, este Topo é mesmo português.

 

Partilhar
Partilhar
Morada
Topo Belém Centro Cultural de Belém (Belém) - Edifício Centro de Reuniões – 3.º andar
Telefone
213010524
Horário
Das 12h00 às 00h00, sexta e sábado até às 02h00. Não encerra.
Custo
(€€) 28 euros


GPS
Latitude : 38.6950818
Longitude : -9.207517199999984

Leia também:

8 restaurantes com esplanadas cobertas em Lisboa
Restaurantes de Lisboa para ir junto a museus
As 10 atrações imperdíveis em Lisboa, segundo o Daily Mail