Publicidade Continue a leitura a seguir

12 vinhos que casam bem com a dona lampreia

Percorra a fotogaleria para ver 12 sugestões de vinhos que acompanham bem com vários pratos de lampreia.
Arrepiado Collection Reserva regional alentejano tinto 2015 | Arrepiado Wines Classificação: 17,5 Preço:30 euros Trabalho unificador conseguido, contra todas as expectativas, com o clássico arroz de lampreia. O vinho tem uma frescura notável e uma capacidade de resolução de temperos e proteína muito inspiradora. Bom para sair do registo vulgar e óbvio.
Sem Vergonha regional alentejano tinto 2015 | Susana Esteban Classificação: 17 Preço: 19,50 euros Vai bem com uma lampreia à bordalesa elaborada sem excessos. É um vinho original, 100% castelão, pouco extraído e pleno de sabor e impressões especiadas. Pode ser um bom casamento, desde que o prato esteja equilibrado.
Soalheiro Oppaco DOC Vinho Verde tinto 2014 | Quinta de Soalheiro Classificação: 17,5 Preço: 16 euros Lampreia à bordalesa, receita original de Bordéus, com notas frescas e vegetais a pedir cobertura ao vinho. Este vinho supera as expectativas tanto no corte como no sabor. Mistura brilhante de vinhão e alvarinho.
Vale da Capucha Fossil regional Lisboa branco 2016 | Vale da Capucha Classificação: 17 Preço: 10 euros Vinho branco quase minimalista, com Pedro Marques a intervir apenas no estritamente necessário. Notas salinas e um lado mineral que ajuda na leitura do arroz de lampreia nas diversas configurações. Mais eficaz se não for demasiado refrigerado.
Adega Ponte da Barca Vinhão Superior DOC Vinho Verde tinto 2016 | Adega Coop. de Ponte da Barca Classificação: 15 Preço: 5 euros É o clássico acompanhante da lampreia, produzido a partir de cepas velhas entre Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, com mão enológica segura. Funciona bem com a variante dita à bordalesa, bem como com o arroz de lampreia.
Blandy’s Alvada 5 Anos Madeira (50cl) | Madeira Wine Company Classificação: 16 Preço: 12 euros A excelente acidez dos bons vinhos da Madeira permitem a exploração de diversos pratos da grande tradição, ainda que com a doçura que lhes é caraterística. Essa combinação joga a favor da lampreia de escabeche, criando sublimidade na boca. Obrigatório experimentar.
Cortes de Cima Pinot Noir regional alentejano tinto 2015 | Cortes de Cima Classificação: 17 Preço: 26 euros Vinho estreme da casta pinot noir, uvas das vinhas junto à costa alentejana, Vila Nova de Milfontes. Frescura, mineralidade e uma interpretação bem sucedida da variedade-emblema da Borgonha, vai bem com a lampreia fumada.
Marquês de Marialva Arinto Reserva DOC Bairrada branco 2016 | Adega Coop. de Cantanhede Classificação: 16,5 Preço: 7 euros Semelhante no perfil às caldeiradas monoproteína que se fazem nas latitudes bairradinas, o ensopado de lampreia precisa de um vinho com boa acidez fixa e evolução que permita ligar em complexidade com o prato. Aqui está um bom exemplo, e um dos melhores arintos do país.
Guru DOC Douro branco 2016 | Wine & Soul Classificação: 18 Preço: 26 euros Aromas vigorosos, vinho sumptuoso, a montar um cenário exótico em torno da lampreia estufada, uma maravilha quando cozinhada no ponto e temperada a preceito. Estabelece-se uma ponte interessante entre vinho e comida, regenerando rapidamente o palato e permitindo encontrar nuances.
Quinta de Santiago Alvarinho Monção e Melgaço DOC Vinho Verde branco 2016 | Quinta de Santiago Classificação: 17,5 Preço: 11 euros A execução é um pouco exigente, mas quando se consegue equilíbrio entre carne e peixe na lampreia com presunto, prato com tradição nortenha, este vinho acompanha na perfeição.
Encostas de Sonim Grande Reserva DOC Trás-os-Montes tinto 2012 | Encostas de Sonim Classificação: 17 Preço: 15 euros A lampreia à transmontana é uma preparação que prima pela simplicidade e facilidade de execução. Era imperativo que fôssemos à procura de um vinho transmontano que a resolvesse e acompanhasse. Frescura, toques salinos e persistência, este vinho consegue cumprir bem o desígnio.
Aphros Vinhão Subregião Lima DOC Vinho Verde tinto 2016 | Aphros Classificação: 17,5 Preço: 15 euros A casta vinhão aqui declinada num vinho sofisticado, de grande prazer em boca e aromas florais e frutados. Maravilhoso com o clássico arroz de lampreia, a reservar boas surpresas à mesa. A demonstrar a versatilidade da casta e o seu potencial gastronómico.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A lampreia está em foco na capa da edição 149 da Evasões, editada semana passada, com as sugestões de 13 restaurantes onde se pode comer este peixe, de Norte a Sul do país, que pode consultar aqui. Agora, e porque uma refeição não fica completa com um copo de vinho, sugerimos 12 para acompanhá-la à mesa.

É um bicho feioso, tem uma vida complicada e sanguinária, mas na hora da cozinhar e servir, é rainha dos mares e dos rios. Exige mestria culinária e a assessoria vínica tem os seus desafios. Aqui fica uma sugestão, para diferentes pratos de lampreia. Todo um mundo novo. Admirável, pois claro. Boas provas!

 

Leia também:

Dois em um: 11 restaurantes em Lisboa que têm bar
Terraço com vista no Porto serve cocktails com chocolate
Em Aveiro há chás que se bebem a trincar