Em Aveiro há chás que se bebem a trincar

As bolhas têm sumo, os chás são servidos em copos e com palhinhas. No Trincaxá, os chás mastigam-se e as 'bubbles' também entram em cocktails.

Nesta casa, os chás não se bebem de forma tradicional nem são servidos em chávenas. Escolhe-se um sabor que pode ser melancia, ananás, toranja, goiabada, mirtilo – há 20 à escolha. Junta-se uma infusão de chá verde ou preto com jasmim num misturador e abana-se tudo.

Escolhe-se bubbles de sabores, cereja, limão, maçã verde, maracujá, morango, romã, pêssego, laranja, são 18 ao todo. Mais uma abanadela e a mistura é então colocada num copo e servida com palhinha mais larga do que o habitual para que as pequenas pérolas gelatinosas, que têm sumo, cheguem à boca e rebentem. As únicas bubbles que não explodem na boca são as de tapioca.

O chá pode ser servido frio ou quente. «Dá para tudo, dá para fazer brincadeiras fantásticas, até os chocolates quentes podem ter as suas bubbles», adianta Dias Leite, professor de Mecânica e de Educação Tecnológica que há quatro anos deixou o ensino e que, entretanto, abriu o Trincaxá. Uma casa com um conceito pouco usual com shakers no balcão e bolinhas coloridas na montra.

O Trincaxá não se resume às bebidas com bolhas, tem tostas que podem ser feitas a gosto com 40 ingredientes.

As bubbles também são um dos ingredientes dos cocktails. A vodka, o whisky, o gin tónico têm chá e bubbles e o cocktail Sweet Passion junta licor de laranja, de maracujá e manga, ginger ale e bubbles. O Flower Wishes mistura natas, um sabor à escolha, whisky e, claro, bubbles a gosto. Há ainda granizados de soja, arroz, coco e aveia com bolhas, e granizado de meia de leite.

O Trincaxá não se resume às bebidas com bolhas, tem tostas que podem ser feitas a gosto com 40 ingredientes, como bacalhau, alheira, frango, delícias do mar, e são pagas a peso. O pão pode ser alentejano, de algas, de sementes, pão brioche, ou pão de forma.

No menu, há tostas já feitas como a de bacalhau que junta queijo de cabra, ovo, coentros frescos, cebola e pimento. «São tostas gulosas e muito equilibradas», refere Dias Leite. E para espevitar as noites, há concertos aos sábados de 15 em 15 dias.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Combatentes da Grande Guerra, 44, Aveiro
Telefone
234062393
Horário
Das 12h00 às 21h00 de segunda a quarta-feira, das 12h00 à 01h00 de quinta a sábado, encerra ao domingo
Custo
(€) Preços: Chás desde 2 euros, cocktails desde 3,5 euros, tostas desde 2,4 euros.

Website

GPS
Latitude : 40.63854730000001
Longitude : -8.651705200000038

Leia também:

Novo pátio de Aveiro tem restaurante, esplanada e loja
Aveiro: um passeio pelo Rossio histórico e moderno
Aveiro: Um novo bar com terraço voltado para a ria