Em Aveiro há chás que se bebem a trincar

As bolhas têm sumo, os chás são servidos em copos e com palhinhas. No Trincaxá, os chás mastigam-se e as 'bubbles' também entram em cocktails.

Nesta casa, os chás não se bebem de forma tradicional nem são servidos em chávenas. Escolhe-se um sabor que pode ser melancia, ananás, toranja, goiabada, mirtilo – há 20 à escolha. Junta-se uma infusão de chá verde ou preto com jasmim num misturador e abana-se tudo.

Escolhe-se bubbles de sabores, cereja, limão, maçã verde, maracujá, morango, romã, pêssego, laranja, são 18 ao todo. Mais uma abanadela e a mistura é então colocada num copo e servida com palhinha mais larga do que o habitual para que as pequenas pérolas gelatinosas, que têm sumo, cheguem à boca e rebentem. As únicas bubbles que não explodem na boca são as de tapioca.

O chá pode ser servido frio ou quente. «Dá para tudo, dá para fazer brincadeiras fantásticas, até os chocolates quentes podem ter as suas bubbles», adianta Dias Leite, professor de Mecânica e de Educação Tecnológica que há quatro anos deixou o ensino e que, entretanto, abriu o Trincaxá. Uma casa com um conceito pouco usual com shakers no balcão e bolinhas coloridas na montra.

O Trincaxá não se resume às bebidas com bolhas, tem tostas que podem ser feitas a gosto com 40 ingredientes.

As bubbles também são um dos ingredientes dos cocktails. A vodka, o whisky, o gin tónico têm chá e bubbles e o cocktail Sweet Passion junta licor de laranja, de maracujá e manga, ginger ale e bubbles. O Flower Wishes mistura natas, um sabor à escolha, whisky e, claro, bubbles a gosto. Há ainda granizados de soja, arroz, coco e aveia com bolhas, e granizado de meia de leite.

O Trincaxá não se resume às bebidas com bolhas, tem tostas que podem ser feitas a gosto com 40 ingredientes, como bacalhau, alheira, frango, delícias do mar, e são pagas a peso. O pão pode ser alentejano, de algas, de sementes, pão brioche, ou pão de forma.

No menu, há tostas já feitas como a de bacalhau que junta queijo de cabra, ovo, coentros frescos, cebola e pimento. «São tostas gulosas e muito equilibradas», refere Dias Leite. E para espevitar as noites, há concertos aos sábados de 15 em 15 dias.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Novo pátio de Aveiro tem restaurante, esplanada e loja
Aveiro: um passeio pelo Rossio histórico e moderno
Aveiro: Um novo bar com terraço voltado para a ria




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend