Publicidade Continue a leitura a seguir

Seis espaços onde provar sabores do Brasil no Grande Porto

Pão de queijo de A Pimenteira. (Leonel de Castro/Global Imagens)
1. Bella Brigaderia Em frente à praia de Leça da Palmeira, Isabelle Cordova confeciona todos os dias dezenas de brigadeiros, com a receita passada pela avó. Na Bella Brigaderia há brigadeiros tradicionais, de Oreo, de paçoca ou até na versão Romeu e Julieta – com leite condensado, goiabada e queijo parmesão. (Artur Machado / Global Imagens)
1. Bella Brigaderia (Artur Machado / Global Imagens)
2. A Pimenteira Tapiocas doces e salgadas, açaí, tostas, petiscos e bolos caseiros são preparados ao lado da praia pelo casal Carolina e João, que se mudou recentemente de São Paulo, Brasil, para Vila Nova de Gaia. Em maio, abriram A Pimenteira onde ambos partilham o gosto por cozinhar e dão a provar os 17 temperos Vó Cola - a marca que criaram a partir de um tempero feito pela a avó de João, que vendem em mercados urbanos e agora também em frente à praia. (Leonel de Castro/Global Imagens)
2. A Pimenteira (Leonel de Castro/Global Imagens)
3. Chef Tapioca Começou por ser uma banca que percorria festivais e mercados até a cozinheira luso-brasileira Isadora Fevereiro criar uma nova loja, em frente à praia de Matosinhos. É ela mesma quem, atrás do balcão, confeciona crepes de tapioca, cuja goma é preparada à mão durante um longo processo, com recheios salgados (mozarela, tomate e orégãos) ou doces (goiabada e queijo). (Pedro Granadeiro / Global Imagens)
3. Chef Tapioca (Pedro Granadeiro/Global Imagens)
4. Açaí Concept Este fruto da amazónia é a base de outra nova paragem brasileira em Matosinhos, a loja Açaí Concept, que abriu perto da Chef Tapioca. Ali é a polpa do açaí que brilha, dentro de um dos três copos de diferentes tamanhos disponíveis, acompanhado de coberturas como granola, paçoca, cereais e frutas, e caldas, das quais se destaca a de morango e a de doce de leite. Uma das particularidades da loja é permitir quase todas as coberturas e caldas, sem acréscimo de preço. Este é o primeiro espaço na Europa da marca, que curiosamente foi fundada por um português no Brasil. (Pedro Granadeiro/Global Imagens)
4. Açaí Concept (Pedro Granadeiro / Global Imagens)
5. Pastelaria Real A Pastelaria Real é a concretização do sonho de um casal brasileiro a viver em Portugal há 17 anos. A lanchonete abriu no final de 2015 com petiscos como pastel de vento, coxinha e bolinho de aipim com carne seca, mas em outubro passado, depois de uma remodelação, passou a servir também almoços. Funcionam em modo bufete e todos os dias há oito pratos quentes de inspiração brasileira e quatro saladas. Mas aquilo em que o casal está apostado em divulgar são as especialidades acarajé e abará, servidas ao sábado e ao domingo, sendo ambas à base de feijão-fradinho. (Pedro Granadeiro/Global Imagens)
5. Pastelaria Real (Pedro Granadeiro/Global Imagens)
6. Bulls O tradicional rodízio, com picanha incluída serve-se neste restaurante em Matosinhos. A aposta é mesmo nas carnes de alta qualidade. Abriu em 2013 e tem os chefs Marcos Cruz e Artur Silva à frente da cozinha. (Fotografia: DR)
6. Bulls (Pedro Granadeiro/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

O país que deu à língua portuguesa outras melodias e que criou novos aromas e sabores para o mundo celebra 195 anos. A Evasões deixa seis propostas onde se podem provar – em Matosinhos e em Gaia – especialidades vindas do outro lado do Atlântico, desde tapioca ao pão de queijo, passando pela famosa picanha.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.