Publicidade Continue a leitura a seguir

Pratos com abóbora para provar neste Halloween

Veja nesta fotogaleria alguns dos pratos sugeridos
1. No restaurante Café Garrett do Teatro D. Maria II, o Chef Leopoldo Garcia Calhau dinamizou os serões, apostando numa cozinha popular portuguesa. Não admira por isso que entre as sugestões do momento haja um cozido de grão com abóbora, de cepa alentejana — existe igualmente uma versão semelhante na serra algarvia, segundo apurámos, mas aí manda a tradição usar a abóbora de casca mais fina, típica do verão. Café Garrett Teatro D. Maria II, Praça D. Pedro IV, Lisboa Tel.: 
211933532 Web: facebook.com/CAFÉ-Garrett De terça-feira a domingo, das 12.00 às 00.00 Preço médio: 17,50 Euros
2. Falar em gastronomia de boa têmpera regional em Lisboa, é quase inevitável lembrarmo-nos de O Nobre. Justa Nobre, a cozinheira autodidata natural de uma aldeia transmontana que se fez à vida e soube criar um estilo próprio, é conhecida entre outras coisas pela sua deliciosa aletria, uma sobremesa nem sempre muito bem entendida a Sul, mas que no caso da Justa fica ainda mais gulosa nesta altura do ano, graças à abóbora. Nobre by Justa Avenida Sacadura Cabral, 53B, Lisboa Tel.: 217970760 Web: justanobre.pt De segunda-feira a domingo, das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h00 (ao sábado, das 19h00 às 23h00) Preço médio: 25 Euros (Fotografia de Carlos Manuel Martins/GI)
3. No restaurante Astória do hotel Intercontinental das Cardosas o chef Pedro Sequeira mantém-se firme no propósito de apresentar sabores tradicionais com um toque mais contemporâneo. Em época de caça, prato forte na casa, ele incluiu a abóbora em propostas que vão das entradas às sobremesas. Como o creme de cogumelos com presunto alentejano e chila fumada e uma versão muito pessoal do Bolo Podre, acompanhado por queijo fresco, gelado de abóbora, crocante da canela e petazetas Astória Intercontinental Palácio das Cardosas, Praça da Liberdade, 25, Porto Tel.: 220035600 Web: facebook.com/RestauranteAstoriaPorto Todos os dias, das 12.30 às 15.00 e das 19.30 às 22.30 Preço médio: 35 Euros
4. No The Artist Bistrô , Hugo Dias aposta num prato e numa sobremesa com Abóbora. Nesta foto está o Lombelo de porco com abóbora caramelizada e marmelo . (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
4. O strudel com cremoso de abóbora envolto em massa kadaif (massa fresca com longos fios, também é o nome de um doce árabe) é outra das sugestões do The Artist Bistrô. The Artist Bistrô Rua da Firmeza, 49, Porto Tel.: 220132700 Web: facebook.com/theartistportohotel De Segunda-feira a sábado, das 12.30 às 14.30 e das 19.30 às 22.30 Preço médio: 30 Euros (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Não se sabe muito bem de onde nos chegaram pela primeira vez, se da América se da Ásia. Certo mesmo, e isso é o que importa, é que se adaptaram tão bem aos nossos terrenos e à nossa cozinha que, seja verão ou inverno — e sim, há diferenças: as variedades de inverno, por regra, possuem casca grossa e conservam-se por mais tempo; a de verão, como a abóbora-menina, possuem cascas mais finas e pevides esbranquiçadas —, o sentimento geral é de que sempre por aqui estiveram.

O que nos leva, por outro lado, a subestimá-las — ah, já agora, a abóbora é um fruto. Numa época em que se ditam modas na alimentação, a batata doce, na categoria dos hidratos de carbono do bem, leva a melhor, mas convém não esquecer, em defesa da abóbora, que estamos perante um alimento que, do ponto de vista nutricional, possui hidratos, proteína, baixo teor de gordura, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, além das vitaminas A, C, e E. Isto para não referir que dela tudo se aproveita — a polpa, a casca, as sementes e as flores — e que é versátil ao ponto de poder ser cozida, guisada, assada e convertida em sobremesas. Veja na galeria acima alguns dos pratos que pode provar com este fruto.