Publicidade Continue a leitura a seguir

Porto: 10 restaurantes saudáveis para começar bem o ano

Percorra a fotogaleria para ficar a conhecer algumas sugestões de restaurantes saudáveis para começar bem o ano. (Fotografia: Maria João Gala/GI)
1. Época Rua do Rosário (Cedofeita) É no rolo de papel afixado atrás do balcão que se centram as primeiras atenções de quem entra no espaço. Ali anunciam-se as escolhas do dia: saladas, tostas e pratos leves, vegetarianos e veganos, todos preparados com produtos locais e biológicos. As sopas tanto podem ser de espinafres e duqqa – uma mistura de especiarias e ervas – com avelã tostada como de beterraba. Nas tostas, tanto se engendra uma versão tipicamente dinamarquesa com pão de centeio com remoulade e funcho ou de ovos mexidos com pão caseiro e cogumelos. (Fotografia: André Gouveia/GI)
Restaurante Época. (Fotografia: André Gouveia/GI)
2. A Sandeira Rua dos Caldeireiros (Baixa) N’A Sandeira, na Rua dos Caldeireiros, as sandes são a face mais visível de uma ementa saudável. Servem-se com combinações mediterrânicas de pasta de azeitona, queijo feta, tomate e manjericão, ou com sabores tipicamente portugueses, graças à sardinha e pimento. Do outro lado da carta, brilham as saladas. Há seis opções, com nomes de marcos da cidade. Alface, rúcula, sementes de sésamo e de papoila dão a base que depois é enriquecida com diferentes ingredientes. (Fotografia: Artur Machado/GI)
A Sandeira. (Fotografia: Artur Machado/GI)
3. Da Terra Rua Mouzinho da Silveira (Baixa) Aqui, os vegetais são a estrela do menu 365 dias por ano. Ao almoço e ao jantar há buffet com sopas, saladas e pratos quentes, sempre vegetarianos e confecionados com ingredientes biológicos. Folhados de legumes, lasanha de espinafres, gratinado de courgettes, estufado de lentilhas, e muitas outras opções compõem a ementa semanal. Para acompanhar não faltam os sumos naturais e detox. E para quem quiser terminar a refeição de boca doce tem sempre várias sobremesas (saudáveis) à escolha. (Fotografia: Fábio Poço/GI)
Restaurante Da Terra. (Fotografia: Fábio Poço/GI)
4. Berry Rua Júlio Dinis (Boavista) No Berry, mandam os pratos com produtos sazonais, combinações inesperadas e atenção ao sabor. Abriu dentro do Ervanário Portuense e tem uma carta repleta de combinações inesperadas, onde cada dentada é uma experiência de sabores e texturas – caso do wrap com frittata, cebola, creme de ervilhas e menta, da salada de amaranto, agrião, laranja, noz e ceboleto. O menu apresenta sempre uma sopa, duas tostas, um wrap e uma salada, feitos diariamente com produtos sazonais e na sua maioria, biológicos. (Fotografia: Cristiano Silva/GI)
Restaurante Berry. (Fotografia: Cristiano Silva/GI)
5. Negra Café Rua Guedes de Azevedo (Baixa) Dos bolos de fatia generosa às tostas igualmente bem servidas, passando pelos “smoothies bowls” (ou batidos na taça), no Negra Café tudo é feito com ingredientes naturais. As saladas são feitas à medida de cada um – custam 7,50 euros e é o cliente quem escolhe os oito ingredientes e o molho – e há sempre a quiche e os ovos do dia e taças com iogurte, granola e fruta. (Fotografia: Igor Martins/GI)
Negra Café. (Fotografia: Igor Martins/GI)
6. Brick Clérigos~ Rua Campo dos Mártires da Pátria (Baixa) Os clientes sentam-se à volta da enorme mesa comunitária da sala para descobrir os petiscos que se escondem na ementa: tostas às dezenas e com diferentes combinações, tábuas, wraps e finalmente as saladas. A de quinoa, abacate e cogumelos é a mais invulgar, mas na carta criada por Luís Almeida e Mélanie Decelle há espaço para mais quatro opções, a de salmão, a de queijo de cabra com nozes, a de cogumelos e, finalmente, a opção adequada para vegetarianos. (Fotografia: Igor Martins/GI)
Restaurante Brick Clérigos. (Fotografia: Igor Martins/GI)
7. Creperia La Bombarde Rua de Gondarém (Foz) Sim, é uma creperia. Mas não, as opções não se ficam pelos crepes (se bem que valem a pena provar). As saladas são também uma boa surpresa que chega em três tamanhos, pequeno, médio e grande, para apetites de igual dimensão. É possível provar uma combinação mais simples de alface, rúcula e tomate, mas também a de frango grelhado, cogumelos e ananás, a de salmão fumado com palmito, alcaparras e requeijão ou a de brie, mel e nozes. (Fotografia: Igor Martins/GI)
Creperia La Bombarde (Fotografia: Pedro Correia/GI)
8. Zenith Caffe Praça de Carlos Alberto (Baixa) Foi na Praça de Carlos Alberto que o Zenith, agora virado para a moda do brunch, ganhou uma nova vida e um ambiente, assente na decoração que fica a meio caminho entre o urbano e o rústico, entre os metais e as madeiras. A vertente mais saudável dos pratos combina-se com as propostas tentadoras à base de ovos. Os clássicos Benedict fazem companhia à tosta de batata doce e as saladas variadas. E não faltam os populares “smoothies bowls”. (Fotografia: Igor Martins/GI)
Zenith Caffe. (Fotografia: Igor Martins/GI)
9. Óbio É metade mercearia, metade cafetaria, e nasceu para colmatar a escassez da oferta de produtos biológicos na cidade. Os produtos que estão à venda na mercearia são os mesmos utilizados na confeção dos pequenos-almoços e das refeições leves que se servem na sala. Além de serem biológicos, a maior parte dos produtos são portugueses e de proximidade. Cogumelo portobello recheado, folhado de alheira vegetariana, salada do mar e granolas são algumas das sugestões. (Fotografia: Maria João Gala/GI)
Cafetaria Óbio. (Fotografia: Maria João Gala/GI)
10. Picaba Natural Café Mora na base do Edifício Transparente, a meio caminho entre os jardins do Parque e o areal da praia. Na ementa destacam-se as opções leves e frescas, como o açaí na tigela, iogurte natural, fruta, granola e mel. Serve saladas mais simples até às mais ricas e complexas, caso da salada de atum em crosta de sésamo com molho teriyaki e mozarela fresca, ou a de frango com chutney de manga. (Fotografia: Rui Oliveira/GI)
Picaba Natural Café. (Fotografia: Rui Oliveira/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

A época “da desgraça”, como lhe chamam, já lá vai. Agora vem o tempo das refeições ligeiras para dar um descanso ao estômago, mas não ao palato, já que o que estes pratos cortam em calorias não perdem em sabor.

São opções deliciosas e generosas, a ter em conta não só depois dos excessos da quadra festiva, mas todo o ano. Estes menus são compostos à base de saladas, tostas e sopas, onde os vegetais são a estrela da carta, mas não só. Aos carnívoros, não é preciso desesperar, que fazer refeições saudáveis não significa ter de afastar por completo a carne do prato.

Percorra a galeria para conhecer 10 restaurantes e cafés onde não há lugar ao sentimento de culpa ao escolher algo da carta.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Lisboa: 18 restaurantes para um 2018 mais saudável
Aloha Café: nova cafetaria saudável vai abrir junto ao mar
Um restaurante em Famalicão com comida 100% saudável