Publicidade Continue a leitura a seguir

Oito menus mais acessíveis para almoçar na cidade do Porto

Veja nesta fotogaleria alguns dos restaurantes com menus executivos
Árvore Quando se está na sala ou na esplanada do restaurante Árvore, com o Jardim das Virtudes e rio Douro à frente da vista, parece que está afastado do rebuliço citadino. Essa é uma das características que fazem deste restaurante, aberto desde 2015, um dos mais procurados para almoçar. Outra é o estar ainda perto da Baixa, mas afastado do seu movimento. E ainda o preço e, claro, a comida em grande parte inspirada nos sabores transmontanos e a incluir algumas propostas internacionais. Por 8,50 euros (ao jantar, o preço médio à carta é de 25 euros) faz-me uma refeição com couvert, entrada com duas opções e prato com três (carne, peixe ou vegetariano), além de uma bebida a copo e café. O menu é diferente todos os dias. Recomenda-se reserva de mesa. Rua Azevedo de Albuquerque, 1, Porto (Virtudes) Tel.: 919544881. Web: facebook.com/restaurantearvore Das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h00 Menu executivo: 8,50 euros (Fotografia de Adelino Meireles/GI)
Antiqvvm O Antiqvvm foi um seis dos restaurantes portugueses distinguidos este ano com a primeira estrela Michelin. Vítor Matos, chef que já era estrela na Casa da Calçada, em Amarante, instalou-se, em outubro de 2015, no Antigo Solar do Vinho do Porto, trazendo para a cidade a sua cozinha de memórias e emoções, como ele própria a define. Para usufruir das propostas de alta cozinha do chef não é necessário aguardar por uma ocasião especial. Se o preço para almoçar ou jantar é proibitivo para muitas bolsas (no mínimo 60 euros), já o menu executivo, servido apenas ao almoço, é bastante apetecível. A refeição custa 25 euros e é composta por entrada, prato principal, sobremesa (duas opções para cada momento), com couvert e bebida incluídos. O menu muda semanalmente. Rua de Entre Quintas, 220, Porto (Palácio) Tel.: 226000445. Web: antiqvvm.pt (Fotografia de Adelino Meireles/GI) Das 12h00 às 24h00. Domingo das 12h00 às 19h00. Encerra segunda. Menu executivo: 25 euros
Restaurante da Casa da Música É em ambiente que mistura a estética industrial, arte (com uma instalação de Pedro Cabrita Reis) e música que o chef Artur Gomes elabora a sua comida de autor low cost. Ao almoço, além de se poder pedir pratos da carta, estão disponíveis menus diários, uma forma de comer comida criativa - de inspiração nacional e internacional - de forma ainda ainda mais low cost. O menu base, de 13 euros, inclui entrada, prato (peixe, carne ou vegetariano) bebida (copo de vinho, refrigerante ou cerveja) e café. Com sobremesa acrescenta 1,50 euros. O mesmo menu está também disponível ao jantar pelo preço de 19,50 euros e aos sábados. Sempre mais em conta que o preço médio, à carta, de 25 euros. Casa da Música, Avenida da Boavista, 604, Porto (Boavista) Das 12h30 às 15h00 e das 19h00 às 23h00. Encerra domingo Tel.: 220107160 Menu executivo: 13 euros, ao almoço; 19,50 ao jantar e ao sábado (Fotografia de Leonel de Castro/GI)
Em Carne Viva Os pratos do restaurante vegetariano Em Carne Viva são tanto uma homenagem à cozinha regional portuguesa como um manifesto pela sustentabilidade, explica Vítor Rodrigues, mentor do espaço, juntamente com Eduarda Castro. Aqui aposta-se na qualidade dos produtos e do serviço. Aberto há três anos, ocupa um edifício do século XIX que foi inteiramente recuperado pelo casal, «tudo feito com material reciclado ou reaproveitado», incluindo o que está em cima da mesa (excepto os talheres) e a própria mesa. Recuperou-se o estilo elegante e romântico do edifício, sem prescindir do conforto. O menu diário fica muito em conta em comparação com o preço à carta (25 euros, em média). Tem sempre três opções, sendo que à quinta-feira, também há francesinha vegetariana. O menu é servido com couvert (pão artesanal e azeite aromatizado), sopa, prato e uma bebida - infusão de ervas quente ou fria. Tudo por 9,50 euros. O suplemento de sobremesa e café é 2,90. Avenida da Boavista 868, Porto (Boavista) Tel: 932352722 Das 12h00 às 22h00. Sexta e sábado até às 23h00. Encerra domingo. Menu executivo: 9,50 euros (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
Achas na Fogueira Neste restaurante na Baixa portuense, as brasas são as estrelas da casa. Grelha-se (quase tudo) numa mistura de madeira tipos de madeira. Apesar de recente, abriu um pouco antes do verão, já conseguiu conquistar a clientela com as suas propostas de «comida de conforto». Só desde junho é que começou a trabalhar com menus do dia. Foi uma forma de variar e conquistar mais clientes, mas, principalmente, um truque que permite ao chef Younes Aouidat testar novos pratos que, eventualmente, podem ir parar à carta. Como aconteceu com a sopa de pimento, um sucesso no prato do dia que entra agora na carta de inverno. O menu é composto por duas entradas, prato de carne ou peixe, sobremesa e água - 13 euros, bem mais acessível que os 20 euros do preço médio, à carta. Por mais dois, tem-se direito a um copo de vinho. Rua José Falcão, 183, Porto (Baixa) Tel.: 220966185 Das 12h00 às 16h00 e das 19h00 às 23h30 Menu executivo: 13 euros (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
Kanpai Downtown No Kanpai Downtown, o mais recente espaço do grupo e primeiro na Baixa da cidade, pode comer-se pratos do mundo. Além do sushi, comum aos outros restaurantes (na Douro Marina, Aviz e Campus S. João), neste, o grupo quis inovar e pôs à frente da cozinha José Pedro Moreno (ex-Foz Velha) que aqui cozinha comida portuguesa e internacional. Mas o sushi (tradicional e de fusão) continua a ser o que tem mais saída. Ao almoço, tem um preço praticamente imbatível. Por 12,90 euros é servida uma entrada, um mix com 16 peças, uma bebida e café. Quem preferir comida quente tem sempre opção de menu com prato de peixe, carne ou vegetariano, também com entrada, bebida e café. À carta, o preço médio chega aos 25 euros. Rua Mouzinho da Silveira, 298, Porto (Baixa) Tel.: 918944112. Web: facebook.com/kanpaidowntown Das 12h30 às 00h00. Sexta e sábado até 02h00. Não encerra. Menu executivo: 12,90 euros
Blini Recentemente inaugurado em Gaia, o Blini é o novo «laboratório» do chef José Cordeiro, já distinguido com estrelas Michelin (na Casa da Calçada e Feitoria/Altis Belém). Aqui, com uma vista fascinante que abarca do Douro desde a Ponte Luiz I à ponte da Arrábida, o peixe e o marisco são os produtos principais. É um restaurante de alta cozinha, o que se reflete no preço - serviço à carta ronda os 40 euros (sem bebida) e os menus de degustação custam entre 40 e 75 euros. Mas ao almoço, o menu executivo, por 28,50 euros, é uma forma de, por um preço mais acessível, ficar a conhecer os talentos do chef. O menu, que muda todas as semanas, é composto por entrada, prato e sobremesa e é servido de terça a sexta-feira. Rua General Torres, 344 (Ribeira), Gaia Tel.: 224055306. Web: facebook.com/theblini Horário: Das 12h30 às 15h30 e das 19h30 às 23h00; fecha domingo à noite e segunda-feira. Menu executivo: 28,50 (Fotografia de Adelino Meireles/GI)
Gull Não será só pela vista sobre o Douro que o Gull enche à hora do almoço. Praticamente em cima do rio, o espaço, que abriu há três anos, no auge da moda do sushi, soube fazer a casa e hoje continua a ser um dos sítios favoritos dos apreciadores de comida japonesa. Longe da Baixa e do rebuliço do turismo, no Cais das Pedras - a meio caminho entre a Ribeira e a Foz -, serve menu executivo composto por um mix de sushi freestyle (16 peças a 16 euros ou 12 peças a 13 euros). Para entrada pode escolher-se entre gyosas, spring rolls ou sopa de miso. Há ainda bebida e café. Com sobremesa acrescenta 3,50 euros. Em alternativa ao menu de sushi há sempre uma sugestão de peixe do dia grelhado com legumes. À carta, o preço médio é de 25 euros. Cais das Pedras, 15, Porto (Massarelos) Tel.: 914300038. Web: facebook.com/GullPorto Das 12h00 às 15h00 e das 20h00 às 23h00. Sexta até 00h00. Sábado das 13h00 às 16h00 e das 20h00 às 00h00. Domingo até às 23h00. Encerra segunda. Preço menu executivo: 13 e 16 euros (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Alguns dos melhores restaurantes da cidade, incluindo aqueles com assinatura de chef, têm disponíveis menus executivos à hora do almoço. É uma oportunidade de, por um preço mais acessível, se ficar a conhecer as propostas de chefs como Vítor Matos ou José Cordeiro.