Publicidade Continue a leitura a seguir

Lisboa: 7 quiosques para aproveitar o calor do outono

Percorra a fotogaleria para ver sete quiosques para petiscar.
1. Quiosque do Miradouro de São Pedro de Alcântara Enquanto o tempo se mantiver quente no Quiosque do Miradouro de São Pedro de Alcântara pedem-se groselhas, Portos tónicos, aperol Spritz e sangrias, que aqui podem ser em versões rosé, tinta, verde, branca ou de espumante (1 litro custa 14 euros; 2 litros, 25 euros). As tostas são grandes e preparadas com pão caseiro e existem ainda 7 saladas para provar. Quando as noites se revelarem mais frias é apostar no chocolate quente, um clássico desta casa.
2. Hamburgueria da Parada, Campo de Ourique Saem hambúrgueres ao almoço, pela tarde e até de madrugada no Jardim Teófilo de Braga, em Campo de Ourique. Tudo da responsabilidade da Hamburgueria da Parada, a virar hambúrgueres desde 2012. Está aberta logo pela manhã (às 09h00) e só encerra a janelinha do quiosque já às 02h00 da madrugada, sendo uma boa alternativa para jantares tardios na zona.
2. Hamburgueria da Parada, Campo de Ourique As especialidades da casa são os hambúrgueres, mas todas as opções podem ser também servidas em wraps. São elas: o hambúrguer de queijo da ilha com molho de caril; bacon com cebola roxa; rúcula e cogumelos; requeijão e pesto; e o vegetariano com falafel. Os preços são amigos da carteira (entre os 4 e 5 euros) e por mais 2,50 euros vem para a mesa também uma imperial e as batatas com molho de alho e ervas.
3. Quiosque Popular, Jardim da Cerca da Graça São quase dois hectares de antigos terrenos que a Câmara Municipal de Lisboa transformou no Jardim da Cerca da Graça, em 2015. O espaço é de sobra para passear e ver as vistas da cidade. Tem um parque infantil, um pequeno pomar e um quiosque para quando abrir o apetite. (Fotografia de Leonardo Negrão/GI)
3. Quiosque Popular, Jardim da Cerca da Graça Com os olhos postos em Lisboa pode-se trincar as tradicionais tostas, que incluem a típica mista, mas também outras de carne assada, de hummus e de salmão. Ou então pedir os bolos caseiros, que chamam sempre a atenção no balcão. Alfarroba e laranja, alfazema, banana, mel e noz ou limão são algumas das combinações que são vendidas à fatia (entre 1,20 e 1,50 euros). Fecha às 22h00. (Fotografia de Leonardo Negrão/GI)
4. Banana Café, Avenida da Liberdade Não é o único quiosque do Banana Café, mas é o único a ter vista para uma das avenidas mais movimentadas da cidade: a da Liberdade. Não deixe que o nome o leve ao engano: há fruta, sim, mas a acompanhar um copo de iogurte natural, granola e mel; e também batidos, sumos naturais e ainda em cocktails.
4. Banana Café, Avenida da Liberdade O resto da carta faz-se com sugestões para refeições mais leves. Estão lá os ovos mexidos e as torradas, mas também as chips de batata doce que podem acompanhar as pitecas da casa, umas tostas servidas em pão pita.
5. Quiosque Lisboa, Praça das Flores Foi um dos antigos quiosques, recuperados por Catarina Portas de A Vida Portuguesa, mas neste momento é já gerido por outra empresa. No entanto, mantém-se o distintivo toldo roxo, o ar pitoresco e a envolvente da romântica praça lisboeta. A carta é simples e além dos chás gelados, limonadas e vinho a copo, servem-se sandes em pão chapata e salgados na esplanada. (Fotografia Diana Quintela/GI)
6. Quiosque Verde Lima, Campolide Um grupo de amigos juntou-se e abriu em 2016 este espaço, no Jardim da Amnistia Internacional, em Campolide. Batizaram-no como Verde Lima, já que se diferencia pela aposta na alimentação saudável. É por esse motivo que as coloridas saladas ocupam a posição de destaque na carta tal como as bebidas detox e os sumos naturais, preparados com fruta comprada nos mercados ali perto e sem adição de açúcar.
7. Quiosque Lisboa, Saldanha Música a tocar e grupos de amigos em pé em redor do quiosque verde. Assim são os finais do dia no Quiosque Lisboa, que se instalou em frente ao Monumental, depois do fim das obras e do aumento da área pedonal na Praça Duque Saldanha. O motivo é o convívio, depois do trabalho, mas que pode também servir para um jantar antecipado. Pizas rústicas, saladas, sanduíches e tostas, tábuas de presunto, de queijo e de chouriço assado podem ser acompanhadas por vinho a copo, sumos naturais ou cocktails.

Publicidade Continue a leitura a seguir

É oficialmente outono, mas ainda se sente o quente do verão. Nada como aproveitar o calor como um pretexto para passar mais tempo em esplanadas. E porque não conhecer alguns dos muitos quiosques que existem pela cidade? Percorra a fotogaleria acima para ver sete espaços diferentes, alguns em jardins e outros em ruas de grande movimento. Quase todos garantem as tradicionais tostas e cafés, mas também têm propostas que os distinguem. Caso das tostas em pão pita, do húmus, das chips de batata-doce, dos gelados artesanais e dos bolos caseiros.

Leia também:

10 esplanadas lisboetas para ir à noite
A primeira geladaria Versailles abre até ao fim de setembro
Uma tasca portuguesa moderna na Linha de Cascais