Publicidade Continue a leitura a seguir

Lisboa: 10 bons restaurantes de peixe para ir na Sexta-feira Santa

Percorra a fotogaleria para conhecer 10 restaurantes em Lisboa para comer bom peixe. Na fotografia: o restaurante Mercado do Peixe, em Lisboa. (Fotografia de Orlando Almeida/GI)
01. Toscana Casa de Pasto O Toscana dantes era uma tasquinha de bairro, mas evoluiu para um restaurante a sério. Quem ficou a ganhar foram os clientes, porque a qualidade manteve-se, graças aos bons fornecedores e à mestria dos funcionários na utilização da grelha. Para escolher o que vai para a mesa, à confiança, é olhar para o quadro de ardósia com indicação do peixe que chegou fresco. (Fotografia de Gonçalo Villaverde/GI)
02. Vestigius É de caçarolas de peixe e marisco que se fala quando se fala do Vestigius, pertíssimo do Tejo. Há três caçarolas, servidas em generosas tagines de barro, com amêijoas, camarão, lula, polvo, peixe branco e batata-doce. Cada uma delas com um molho diferente. Para as provar a todas, além da restante carta, é ir e voltar. (Fotografia: DR)
03. Mercado do Peixe É um dos clássicos lisboetas no que ao peixe diz respeito, apesar de não ter vista para o rio nem para o mar. Mas tem vista para a bancada de pedra de onde se escolhe o peixe para a refeição. O pão é caseiro, chega à mesa sempre quente, e no final a tradição é comer um pastel de nata. (Fotografia de Orlando Almeida/GI)
04. Pesca O Pesca marcou o regresso do chef Diogo Noronha a uma cozinha mais autoral e concetual. A tónica é respeitar a sustentabilidade das espécies de peixe e marisco, portugueses sempre que possível. Clayton Ferreira, na pastelaria, Francisco Guilherme, na escolha dos vinhos e Fernão Gonçalves, no irreverente bar, ajudam também a fazer do Pesca um dos restaurantes de referência em Lisboa. (Fotografia: DR)
05. Ribamar (Sesimbra e Troia) Há oito anos que o Ribamar é uma referência de bem comer na marina de Troia (tal como a casa-mãe em Sesimbra). Entre as especialidades estão os chamados Pés de Burro (bivalve capturado nas línguas de areia de Troia), a travessa de mariscos e o tamboril com molho de lavagante. O espaço funciona todo o ano e tem uma esplanada coberta debruçada sobre a marina. (Fotografia de Agosto.com/Gl)
06. O Prego da Peixaria Lombo de salmão, atum e dourada grelhados ou tártaro de salmão fresco são apenas alguns dos pratos da carta do Prego da Peixaria aberto o ano passado em Algés, depois de a loja no Príncipe Real ter sido fechada. De entradas há croquetes, chamuças, rissóis e pastéis de camarão. Ideal para famílias, existe também no Saldanha, Alvalade e Cais do Sodré. (Fotografia: DR)
07. Monte Mar Na estrada do Guinho, percorrida por muitas famílias ao domingo, não há como evitar o Monte Mar e o mítico prato de filetes de pescada com arroz de berbigão. É feito há tantas décadas como as que o restaurante tem de existência e a fama deve-se não apenas ao peixe ou ao respetivo acompanhamento mas também ao molho tártaro com que é servido. O restaurante tem um irmão gémeo em Lisboa (de momento encerrado para férias). (Fotografia de Gerardo Santos/GI)
08. Mar Peixe fresco do dia e outras opções, como carne e saladas, é o que se encontra no Mar, um restaurante que é também peixaria e mariscaria, no Parque das Nações. Da carta, vale a pena referir que o polvo assado com batata-doce, molho fricassé e pimentos de Padrón é o prato mais popular. Caso apeteça comprar peixe depois da refeição, também se pode fazer - a zona de peixaria funciona até às 23h00. (Fotografia de Diana Quintela/GI)
09. Peixola O Peixola está cada vez mais vocacionado para as famílias, especialmente ao fim de semana, e apostado em explorar o que de melhor lhe vai chegando em matéria de peixe para criar pratos diferentes. Para quem preferir não arriscar, continuam na carta o bitoque de atum, os ceviches e as ostras. (Fotografia: DR)
10. Taberna do Mar O peixe fresco é rei e senhor na nova Taberna do Mar, do chef Filipe Rodrigues, na Graça. E dá forma a uma cozinha de cruzamento entre duas paixões: o peixe e gastronomia nipónica. Esta nota-se mais em propostas como o sashimi de peixe do dia fumado e o niguiri de sardinha braseada, uma razão, por si só, suficiente para visitar o espaço. O peixe é tão sazonal quanto possível. (Fotografia de Paulo Spranger/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Uma banca ou um expositor repleto de peixe fresco, é este o principal cartão de visita de grande parte dos restaurantes de peixe destacados nesta fotogaleria da Evasões. Primeiro há que escolher o peixe para a refeição, depois pedir como se quer comer (na grelha é sempre boa opção) e por fim basta entregar o corpo e a mente ao prazer de estar à mesa, com amigos ou familiares. Percorra a fotogaleria para conhecer 10 restaurantes de peixe em Lisboa.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

9 mesas no Grande Porto onde se come bom peixe
Anote esta receita de sopa de peixe da Costa Verde
Novas caçarolas de peixe e marisco a três metros do Tejo