Publicidade Continue a leitura a seguir

Há quatro novas geladarias para conhecer no Porto

Veja nesta fotogaleria as novidades que chegaram à cidade
A Amorino abriu a sua primeira loja na rua de Santa Catarina (Pedro Granadeiro/GI)
Os famosos gelados em forma de rosa podem levar até 24 sabores (Pedro Granadeiro/GI)
A Geladaria do Porto aposta nos sabores clássicos
O gelado esparguete de baunilha pode ser provado na Geladaria do Porto
Não é uma gelataria, mas a loja de chocolates DuMonde vai servir quatro gelados até ao final de setembro
As especialidades podem ser polvilhadas com raspas de chocolate do Brasil, da Índia, da Polónia, da Suíça, de Madagáscar e de tabletes à venda na loja
A Geladaria Portuense quer casar o «saber-fazer» italiano aos sabores do Porto
Nesta imagem, a proprietária Ana apresenta o gelado de chá verde matcha e vinho do Porto, com puré de pêra e nora caramelizada

Publicidade Continue a leitura a seguir

Aliar o saber-fazer italiano a «sabores que estejam relacionados com o Porto», é o que Ana Ferreira e Ana Gonçalves pretendem fazer na sua 1927 Gelataria Portuense, que abriu no início de agosto, na Rua do Bonjardim.

A estrela da casa, a par dos gelados, é a máquina Effe, cuja «data de nascimento» saltou para o nome do espaço, e que se encontra à vista de todos. Ela permite fazer o processo de arrefecimento do gelado com uma espátula que imita os movimentos de «uma avó italiana».

É lá que são finalizados sabores invulgares como chá preto Earl Grey, caramelo salgado e nibs de cacau, figo com requeijão de ovelha e mel, e outros mais conhecidos como baunilha ou caramelo.

Já a aposta principal da Gelataria do Porto são os sabores de gelados clássicos mas com toda a qualidade e carinho que Miguel Santos lhes consegue imprimir. O proprietário, que abriu esta que é a primeira geladaria artesanal na Rua de Cedofeita, orgulha-se, sobretudo, do esparguete de gelado – criado com uma máquina que «espreme» o produto até sair em fios.

De França, mas com receita italiana, chegou à Rua de Santa Catarina, a primeira loja da Amorino. Os seus famosos gelados com forma de rosa têm mais uma particularidade – cada cone, ou copo, pode levar tantos sabores quantos o clientes quiser, podendo mesmo serem todos os 24. A carta, que é igual em qualquer país, apresenta sabores como bolacha speculoos, doce de leite e tiramisù nos gelados, e, por sua vez chocolate, pistácio, banana e maracujá dão nome aos sorvetes.

Por seu turno, a DuMonde, loja especializada em chocolates do mundo, não se tornou uma geladaria, mas até final de setembro, haverá quatro gelados para refrescar os dias mais quentes. Leite-creme queimado, framboesa, vinho do porto e chocolate são as especialidades frias, que podem ser polvilhadas com raspas de chocolate do Brasil, Índia, Polónia, Suíça, Madagáscar, de tabletes à venda na loja.

 

Gelataria Portuense
Rua do Bonjardim, 136
Tel.: 222423223
A partir de 2,20 euros

Gelataria do Porto
Rua de Cedofeita, 186
Tel.: 916836550
A partir de 1,90 euros

Amorino
Rua de Santa Catarina,
Tel.: 222010219
A partir de 3,50 euros

DuMonde
Rua de Santa Teresa, 40
Tel.: 223195274
A partir de 2,50 euros