Publicidade Continue a leitura a seguir

Golden Sushi: o novo japonês sem tabus na Baixa

Percorra a fotogaleria para ver mais imagens do espaço e de alguns pratos do Golden Sushi, em Lisboa. Fotografias: DR
José Delgado tem 24 anos e é o sushiman do restaurante.
Uramaki com tempura de camarão em pão ralado japonês, maionese picante, alho francês e ovas de peixe-voador com tinta de choco.
Na elaboração dos pratos, o sushiman procura respeitar a história dos pratos e a utilização das matérias-primas.
A carta inclui o tradicional sashimi de peixes laminados, como salmão, atum e peixes brancos.
A oferta passa também por tacos, numa fusão entre a comida mexicana e a japonesa.
Há igualmente uma grande aposta nas ostras, que surgem nas sobremesas em forma de tarte de melão merengada.
Os pratos do Golden Sushi podem provar-se na sala interior do restaurante, na esplanada ou até nos quartos do Portugal Boutique Hotel e do vizinho Hotel Mundial.
A sala do Golden Sushi está decorada em tons brancos e dourados, com linhas modernas.
A ideia é desmistificar a forma de comer e de estar dos tradicionais restaurantes de sushi, levando os clientes a fazer refeições no restaurante do hotel.

Publicidade Continue a leitura a seguir

José Delgado parece sentir-se em casa. Na cozinha do Golden Sushi tem espaço e «à-vontade para experimentar coisas novas». «Tenho estado a fazer pratos mais ao meu estilo, à minha maneira», diz o sushiman de 24 anos, cuja «experiência não advém da idade», assegura, ou já não tivesse passado por várias cozinhas até trabalhar no Yakuza, onde expandiu os seus conhecimentos de sushi tradicional e de fusão. Os que pratica hoje com especial respeito pela história dos pratos e pelas matérias-primas.

O peixe português é comprado fresco no Mercado 31 de Janeiro; outro chega de um fornecedor nipónico. Com eles, José Sushiman (como também é conhecido) elabora um uramaki com tempura de camarão em pão ralado japonês, maionese picante, alho francês e ovas de peixe-voador com tinta de choco. Ou um tataki de atum selado em que se sente a textura do peixe, o óleo de sésamo e o picante das sete especiarias togarashi.

Na carta também há sashimi de peixes laminados, como salmão, atum e peixes brancos, hossomaki, hot rolls e ostras. Estas, curiosamente, estendem-se às sobremesas, em gelado, numa tarte de melão merengada, mas a mousse de chocolate de wasabi prometida para entrar na carta poderá roubar-lhe o protagonismo.

O sushiman foi convidado para liderar a cozinha do Golden Sushi quando Pedro Correia, um dos proprietários, com vasta experiência na restauração e bares, decidiu avançar com um restaurante próprio, em conjunto com o amigo e sócio Pedro Pratas. Moveu-os o objetivo de proporcionar uma mesa japonesa de referência em Lisboa, cuja carta de vinhos é da própria garrafeira do hotel. E também a ambição de «acabar com o tabu de vir comer a um restaurante de hotel», praticando preços mais competitivos. Tudo para fazer brilhar este novo ponto no mapa do sushi lisboeta.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

O Sushic regressou às origens e reabriu em Almada
Sky Bar: o novo terraço de Lisboa com olhos no oriente
Os sabores do sushi para provar em 8 restaurantes de Lisboa