Publicidade Continue a leitura a seguir

Chef Miguel Rocha Vieira apresenta nova carta do Bar da Fortaleza do Guincho

Conheça nesta fotogaleria os pratos da nova ementa do Bar da Fortaleza do Guincho. Na fotografia, Gaspacho.
Salada de polvo grelhado com batata doce de Aljezur
Amêijoas da ria Formosa à Bulhão Pato
Bacalhau de meia-cura confitado com grão de bico e grelos salteados
Esparguete de lavagante da nossa costa
Chocolate, chocolate, chocolate
Chef Miguel Rocha Vieira

Publicidade Continue a leitura a seguir

Há novidades na Fortaleza do Guincho. E não, não é a segunda estrela Mi­chelin, que há muito lhe é «devida». Ainda que a distinção do Guia Vermelho, que a Fortale­za ostenta desde 2002, acabe por vir à conversa. Afinal, a novidade passa também pelas mãos do chef Miguel Rocha Vieira, e pela mes­ma cozinha que serve o restauran­te porta-estandarte do hotel.

Rocha Vieira chegou em 2015 com o objetivo bem definido de, pegando no testemunho do seu an­tecessor Vincent Farges que abriu a cozinha de matriz francesa ao pro­duto nacional, criar alta cozinha em português. Entretanto, por ine­rência das funções de chef execu­tivo, competiu-lhe também super­visionar todo o serviço de comida do hotel. Incluindo a carta de re­feições do bar, que anteriormente passava por «ligeirezas» como sa­ladas, sanduíches club e massas, e agora, embora mantendo essa ver­tente ligeira (e trabalhando-a com igual afinco), ganhou propostas de substância e que refletem a tal in­clinação portuguesa. E, aí, há que retomar o assunto da alta cozinha.

Da partilha de bastidores com um restaurante estrela Michelin, há um trabalho de rigor que trans­parece mesmo para pratos aparen­temente simples e sem grandes se­gredos.

Uma sopa de peixe exce­de a expectativa de uma mera sopa de peixe, com um creme rico, equi­librado, sápido, e troços de pesca­do no perfeito ponto de confeção. E um bacalhau com grão é bem mais do que apenas isso: posta de meia cura confitada, a lascar de forma exemplar, o grão descamisado e na consistência certa, os grelos estaladiços e plenos de sabor. Tudo é rigor, técnica, atenção aos tempos de cozinha. E esse cuida­do traduz-se também nos petiscos, em lista breve mas bem representados: choco frito e maionese de sriracha, amêijoas à Bulhão Pato, salada de polvo grelhado com ba­tata-doce.

Caso o dia esteja convidativo, uma preciosidade a não desperdi­çar por estas paragens, há uma es­planada junto à muralha que jun­ta ao prazer da refeição o embalo do mar logo ali ao lado. Para os ou­tros dias, resta o conforto do bar, de olhos na rebentação através de vidraças. E os sentidos postos na mesa, que dispensa distrações.

 

BAR DA FORTALEZA DO GUINCHO
Estrada do Guincho
Tel.: 214870491
Web: fortalezadoguincho.pt
Das 11h00 às 22h00. Não encerra.
Preço médio: 40 euros