Publicidade Continue a leitura a seguir

Cafetaria Viriato: um terraço soalheiro com petiscos no Porto

Esplanada na Cafetaria Viriato. (Pedro Granadeiro/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

A cafetaria Viriato, onde antes funcionava “uma tasca”, diz Cristina Dias, foi parar às mãos desta advogada em 2019. Os proprietários queriam passar o espaço e Cristina, quase em tom de brincadeira, falou com a amiga Tuxa Laranjeira, que trabalhava no café do Rivoli, com a Carla Maia e a Mafalda Silva.

“A Tuxa é grande amiga nossa e estava sempre a trabalhar. Nunca podia estar connosco. Até que quando esta oportunidade surgiu, sugeri que ela deixasse o trabalho e viesse para cá”, conta. A brincadeira tornou-se coisa séria. Uma outra amiga emprestou-lhes o dinheiro necessário e puseram mãos à obra. Com o espaço de cara lavada e uma boa esplanada para explorar, abriram portas.

“O primeiro objetivo foi ser um bom café, sempre com o espírito de “bem receber”. Queríamos ter os melhores croissants do Porto, boas torradas, mas logo percebemos que não ia funcionar só assim. Por isso, começamos a fazer um prato do dia para atrair gente à hora do almoço”, conta.

Os petiscos da Cafetaria Viriato. ( Pedro Granadeiro / Global Imagens )

Quem cozinha é a própria advogada. “Só aprendi a cozinhar depois dos 40 com um namorado italiano que me ensinou”, refere. E o que cozinha aqui, acrescenta, é a mesma comida que faz em casa para si e para a filha. “Tenho cuidado nos produtos que uso. Só uso bom azeite; bacalhau, só o lombo, a carne é de alcatra, cozinho os pratos como em casa só que para mais gente.”

Os almoços podem ser apreciados no interior ou no aprazível e soalheiro jardim. Tal como os pequenos-almoços e os três menus de brunch, disponíveis todos os dias a qualquer hora. Destes, destaque-se o Anti Bírus, com ovos escalfados com abacate, pão, croissant misto, panquecas de nutella ou mel e fruta, sumo natural e capuccino. O brunch Viriato é feito com ovos mexidos com espinafres, queijo ricota e tomate seco, granola ou bowl de fruta, pão, croissant, compota e manteiga, queijos, enchidos e sumo. Na lista de snacks, não faltam tostas e saladas, tábuas, bem como pregos e hambúrgueres. Para beber há, entre várias sugestões, sangrias, branca, tinta e de espumante.

O espaço está também aberto a vários tipos de eventos. “Já fizemos batizados, babyshowers, aniversários… só não fizemos nenhum casamento porque não calhou”, remata Cristina.

Proprietárias da Cafetaria Viriato. (Pedro Granadeiro/Global Imagens)

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.