Publicidade Continue a leitura a seguir

Lisboa: 8 bons sítios para petiscar à saída da praia

Percorra a fotogaleria para saber onde petiscar depois de uma ida à Costa ou às praias da linha. (Fotografia Sara Matos/GI)
1. Gula do Meko Praia do Moinho de Baixo, Aldeia do Meco Há 13 anos situado a 100 metros da Praia do Meco, o Gula é gerido pela família Costa, cuja segunda geração acaba de abrir um quiosque-marisqueira no recém-inaugurado Mercado da Romeira, em Almada. Na Aldeia do Meco, na Praia do Moinho de Baixo, o original Gula continua a manter as mesmas especialidades de sempre: a massada de peixe, as cataplanas, o peixe fresco grelhado e os petiscos, como as pipocas de polvo acompanhadas por maionese picante. (Fotografia DR)
2. Borda d'Água Praia da Morena, Costa da Caparica É um dos mais antigos restaurantes das praias da Costa da Caparica, que continua a manter a boa fama graças ao peixe grelhado e aos «petiscos do mar», conta o dono João Carreira. Na areia, estende-se uma esplanada para 200 pessoas, uma centena de cadeiras de praia como as que se veem nas praias americanas e duas centenas de espreguiçadeiras.
3. Bar-Restaurante Praia da Princesa Costa da Caparica, Almada Por detrás do espaço imaculado, em branco e preto, com sofás e esplanada na areia, estão seis sócios franceses, que sentiam falta de um «sítio com boa comida, junto ao mar, para receber os amigos». Quem o diz é o chef Miguel Simões de Almeida, formado na Suíça, e autor das saudáveis alternativas aos típicos petiscos de praia. Não falta também o peixe fresco grelhado (dourada, pregado e até salmonete), as gambas e as sanduíches. Para variar, há um ceviche de atum, salmão e peixe branco em leche de tigre rosa (graças à cebola roxa), atum braseado com chia em redução de teriyaki, croquetes de alheira com dijon e chamuças de vegetais. (Fotografias DR)
4. Pita.gr Costa da Caparica Não é a escolha óbvia para quem sai da praia, mas é uma alternativa aos dias em que apetece dar folga ao marisco e peixe ao final do dia. Trata-se do restaurante grego Pita.gr, que fica a dois passos da Praia Nova. As cores acompanham a temática gastronómica e ali, tanto se pode petiscar apenas algumas das entradas tradicionais, como a spanakopita (massa filo recheada com espinafre e queijo feta), ou então passar aos pratos principais, onde há, claro, pitas também. O iogurte grego de produção própria, com mel e nozes, é uma boa opção para terminar a noite. (Fotografia de Nuno Pinto Fernandes/GI)
5. Casablanca Beach Lounge Praia do Infante, Costa da Caparica As amêijoas e o camarão à guilho são a nossa referência» para petiscar, explica o dono, Carlos Melo. Quem procura uma refeição mais prática e de pé na areia pode sempre pedir tostas, sandes ou hambúrgueres. Sumos naturais, vinho a copo e cocktails completam a oferta do Casablanca. Já o espaço lounge, com sofás e cadeiras no areal, favorece o convívio e a dança com música ao final da tarde. (Sara Matos / Global Imagens)
6. O Barbas Praia do CDS, Apoio 12, Costa da Caparica É o clássico dos clássicos da Costa da Caparica, em parte devido ao homem que dá nome à casa e à sua paixão clubística. Desde o final dos anos 70 que o Barbas se assume como embaixada do marisco junto ao paredão e, mesmo depois da reformulação do espaço, há uns anos, a clientela fiel manteve-se. Na carta há vários menus que combinam amêijoas, gambas e imperiais, além do peixe grelhado, as cataplanas e os vários tipos de arroz com marisco. (Fotografia DR)
7. Bar dos Gémeos Praia da Mó, Carcavelos Os hambúrgueres (incluindo um vegetariano) são a prata da casa, bem como as tostas em pão rústico. As saladas partem dos 6 euros e trinca-se, ainda, queijos de cabra de Serpa e queijos de ovelha de Nisa. Na bebida, o destaque vai para a sangria de frutos vermelhos, servida a copo ou em jarros de dois litros e os batidos de fruta (manga, banana e morango). A cerveja artesanal fica representada pela Oitava Colina. (Fotografia Sara Matos/GI)
8. Bar do Guincho Praia do Guincho Emoldurado entre o Oceano Atlântico de um lado e a serra do Parque Natural de Sintra-Cascais do outro, o Bar do Guincho é já uma espécie de sanduíche clássica na Grande Lisboa. E mais do que o típico bar de praia, uma vez que está aberto todo o ano. O facto de estar situado à entrada da concorrida Praia do Guincho faz com que seja não só um cartão de visita do Guincho como presença quase obrigatória para quem chega ao areal. Os jarros de um litro de sangria estão sempre a sair, e dão cor à esplanada, mas também há cerveja portuguesa e alemã e os típicos mojitos e caipirinhas. Para trincar, as saladas servem como refeição (a de presunto, queijo de cabra, pêra, melão e mel é das mais populares), bem como os hambúrgueres em pão de pita. (Fotografia DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Mais vale evitar as filas de automóvel que se formam depois da praia e aproveitar para comer perto do areal. Da Costa da Caparica a Cascais não faltam boas opções junto às praias onde se pode petiscar, seja a tradicional amêijoa à Bulhão Pato com uma torrada barrada com manteiga, uns caracóis, percebes frescos ou camarão; seja tostas e outras alternativas inesperadas, como um restaurante grego. Percorra a fotogaleria acima para ver as sugestões.

 

Leia também:

Estas 12 praias de Lisboa a Faro têm wi-fi gratuito
11 marisqueiras em Lisboa onde não vai gastar uma fortuna

9 praias em Portugal que não pode perder este verão