Publicidade Continue a leitura a seguir

Selllva: este hambúrguer parece de carne, mas não é

O hambúrguer vem acompanhado de rodelas de batata doce. Custa 11 euros. Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Este hambúrguer tem um aspeto e sabor semelhantes aos da carne, mas não é feito de carne. Na verdade, é composto por proteínas de ervilha, de arroz e feijão, entre outros ingredientes, e leva extrato de sumo de beterraba para ganhar uma coloração próxima à da carne, segundo informação disponível no website da marca.

No Selllva – o novo restaurante de comida saudável de Lisboa – o hambúrguer é servido com queijo gouda, emulsão de kimchi, cebola, pickles, alface, tomate e creme de abacate, num pão biológico produzido pela Eric Kayser. A acompanhar surgem fatias de brioche de batata doce.

Fotografia: DR

Trata-se, portanto, de um hambúrguer vegetal que mimetiza a consistência da carne animal. A textura fibrosa da carne é obtida através de processos de “aquecimento, resfriamento e pressão”, lê-se na Beyond Meat. O produto não tem glúten, lactose, nem soja ou alimentos geneticamente modificados.

Na carta do Selllva constam muitos outros pratos principais, inspirados nas cozinhas da Ásia, Médio Oriente e América do Sul, feitos sem açúcares refinados ou alimentos processados, mas sem fundamentalismos. Vinhos biológicos, sumos, smoothies e cocktails de autor completam a oferta, que inclui ainda água, gratuita, em cima das mesas.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.