Publicidade Continue a leitura a seguir

9 bons restaurantes para comer no Algarve

Percorra a fotogaleria para conhecer 9 bons restaurantes para comer no Algarve. Na fotografia: cavalinhas alimadas no restaurante Estaminé, na Ilha Deserta (ria Formosa). (Fotografia de Miguel Pereira/GI)
01. Restaurante do Clube de Pesca Desportiva e Náutica (Albufeira) O marisco é o prato forte neste restaurante nos arredores da marina de Albufeira. A oferta, na verdade, depende das épocas de defeso das espécies, mas costuma haver santola, sapateira, percebes, amêijoas, lapas, entre outros. Já o peixe pode escolher-se num balcão de pedra, tal como num mercado. O restaurante tem um ambiente simples e abriu há 22 anos, mantendo-se até hoje muito procurado. (Fotografias de Sara Matos/GI)
01. Restaurante do Clube de Pesca Desportiva e Náutica (Albufeira)
02. Churrasqueira Beirã (Areias de São João) A simpatia à chegada é um dos pratos do dia neste espaço de pedra e tijolo em Areias de São João. Em cima das mesas há uma sugestão de vinho algarvio, mas a garrafeira é variada, com 150 referências de tintos e brancos. A carta viaja por várias regiões, com comida de conforto em que as cataplanas de carne e peixe se destacam ao lado de lulinhas fritas à algarvia, cozido à portuguesa, peixe grelhado e arroz de marisco. (Fotografias de Sara Matos/GI)
02. Churrasqueira Beirã (Areias de São João)
03. Manzo - Steakhouse (Olhos de Água) Manzo significa «carne» em italiano e é precisamente um paraíso da carne aquele que se encontra neste restaurante em Olhos de Água, gerido por André Reis. Uma das estrelas da carta é um Rib-Eye e um lombo de 300 gramas, e não retira protagonismo ao T-bone, cujos 45 dias de maturação em San Sebastian, Espanha, garantem um «paladar capaz de agradar à maioria». As sobremesas e os vinhos e cocktails disponíveis num bar mais recatado fazem também deste um ponto de passagem obrigatório. (Fotografias de Sara Matos/GI)
03. Manzo - Steakhouse (Olhos de Água)
04. AL.MAR (Vilamoura) Quem quiser petiscar em cima da praia e com vista para o mar é aqui que deve ir, ao novo AL.MAR, recentemente aberto na Praia da Falésia em Vilamoura. Na carta há uma sandes de leitão assado bem guarnecida, por exemplo, e uma coleção de tapas frias como gaspacho com tiborna e petingas fritas e salada de polvo com pimentos assados. Para acompanhar, vinhos e cocktails. (Fotografias: DR)
04. AL.MAR (Vilamoura)
05. Restaurante O Lourenço (Vila do Bispo) Sugestão para quem visita este espaço: perguntar qual é o peixe do dia. É sempre fresco e bem servido, garante o restaurante, e pode ser recebido antes por outros pratos de marisco, que também o há. A cataplana e as lulinhas fritas são especialidades. E a dois passos está a bonita Praia da Salema, que permanece longe da confusão turística. (Fotografias de João Nauman)
05. Restaurante O Lourenço (Vila do Bispo)
06. Sea Deck (Praia de Alvor) Mariscadas para duas pessoas a 70 euros em cima da praia, marisco grelhado, sopas, saladas, cataplanas, carne e peixe grelhados. Não falta nada no Sea Deck, um restaurante ideal para quem não quer sair da praia de Alvor mesmo na hora de almoçar. Nesta autêntica varanda sobre as dunas também se servem jantares, já com os tons do pôr do sol. (Fotografias: DR)
06. Sea Deck (Praia de Alvor)
07. A Tia Bia (Salir) Este é um dos pontos de paragem obrigatória em Barranco do Velho e serve pratos como migas de bacalhau, bochechas de porco preto no forno, estufado de javali e migas. O nome é também o de um alojamento de nove quartos pensados para quem quer pernoitar na Serra. (Fotografia de Leonardo Negrão/GI)
07. A Tia Bia (Salir)
08. Estaminé (Ilha da Barreta - Ilha Deserta - Ria Formosa) Para aqui chegar é preciso ir de barco por Faro ou por Olhão, e a viagem até esta ilha, que tem apenas um habitante, vale a pena. E porquê? Porque o Estaminé, construído em madeira sobre as dunas, é provavelmente um dos melhores restaurantes da costa algarvia. Na carta reinam os petiscos, como amêijoas, gambas, cavalinhas alimadas, e especialidades como o xarém de mariscos da ria, que vemos na imagem. Há também peixe apanhado no dia, acompanhado de vinho branco. (Fotografias de Miguel Pereira/GI)
08. Estaminé (Ilha da Barreta - Ilha Deserta - Ria Formosa)
09. Lagar da Mesquita (São Brás de Alportel) O Lagar da Mesquita, numa aldeia pouco agitada na serra, em São Brás de Alportel, dedica a cozinha à gastronomia mediterrânica, juntando sabores do sul europeu com o Magrebe, sem, claro, esquecer o Algarve. A sala é acolhedora, com paredes de reboco ondulado, chão de tijoleira em terracota e tetos altos. (Fotografias de Leonardo Negrão/GI)
09. Lagar da Mesquita (São Brás de Alportel)

Publicidade Continue a leitura a seguir

O peixe e marisco chegam sempre frescos a estes restaurantes algarvios, estejam eles na cidade, em cima da praia ou até no meio de uma ilha deserta a que se só acede de barco. Uma coisa é certa: há cataplanas e mariscadas garantidas. E para aqueles que preferem a carne, grelhados e petiscos variados. O Algarve é rico em boa restauração. Percorra a fotogaleria para conhecer 9 bons restaurantes para comer no Algarve.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Onde comer bem a caminho do Algarve perto da A2
Castro Marim: passeio pelo Algarve profundo e genuíno
Do Alentejo ao Algarve: 12 roteiros para fazer este verão