Publicidade Continue a leitura a seguir

8 esplanadas no Porto para visitar na companhia do seu cão

Percorra a fotogaleria para conhecer todos os espaços. (Fotografia de Adelino Meireles/GI)
Q'Tal O Parque da Cidade é a segunda casa de desportistas e amantes da natureza. Por bons motivos. Este oásis no centro da cidade e junto ao mar promove um estilo de vida saudável, opção que se reflete na carta, recheada de smoothie cups - taças de iogurte com combinações de fruta, granola e vegetais - mas também saladas, sumos naturais e tostas. A esplanada, junto aos trilhos do Parque, está aberta a donos e companheiros, que ali podem descansar e reabastecer energias depois de uma boa caminhada. (Fotografia de Manuel Oliveira)
Soundwich Nasceu para ser as casa das sanduíches e saladas de autor mas tornou-se num ponto de visita obrigatória em qualquer dia de temperaturas mais amenas e também dos amantes dos animais. Os cães não têm apenas direito a uma taça de água. Há todo um menu criado a pensar nos seus desejos e necessidades, para canídeos em crescimento ou até mesmo os que têm uns quilos a mais. No final, uma sobremesa que até pode ser partilhada por todos, seguido de um longo passeio pelos caminhos do parque para queimar calorias. (Fotografia de Adelino Meireles/GI)
Praia Bar É um dos novos bares de praia da marginal de Vila Nova de Gaia, sob a praia de Salgueiros, com um ambiente de verão, decoração em tons leves e uma carta recheada de sumos, saladas, sanduíches e bolos caseiros. A esplanada, arejada e a um passo do areal, é um refúgio ideal para um passeio na companhia do melhor companheiro que, por ali, pode correr em total liberdade. (Fotografia de João Manuel Ribeiro/GI)
Base Desde que abriu, no final de 2013, que o Jardim das Oliveiras - na Praça de Lisboa - tem sido o espaço verde favorito de portuenses e turistas para relaxar, ler um livro ou simplesmente apanhar sol. Aqui o trânsito não incomoda - o jardim está acima do nível da rua - e o bar, no espaço central, serve todo o tipo de bebidas, entre cerveja, gin, sangria, cocktails e vinho. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
Mercearia do Miguel A velhinha mercearia na Cantareira renovou-se e agora é também um café - preparado na prensa francesa, em balão ou servido em formato clássico de expresso - com boas e leves opções para um almoço ou um lanche reforçado. A esplanada é pequena mas é o local ideal para uma paragem nas boxes durante um longo passeio pela marginal da Foz. (Fotografia DR)
Meet Parque Um espaço versátil no coração do Parque da Cidade que funciona como restaurante, bar, esplanada e local para organizar eventos ou workshops. Ocupa uma das pequenas casas no lado oriental do Parque da Cidade e tem uma carta extensa, apetecível para qualquer horário: serve sandes, pregos, saladas, folhados, na sala interior ou, de preferência, na esplanada ampla das traseiras. A esplanada ampla é embrenhada no verde e silêncio do maior jardim da cidade é o local ideal para uma tarde na companhia do melhor amigo. (Fotografia DR)
Aduela O Aduela é um dos espaços preferidos dos portuenses para um serão ao lusco fusco. É sempre local de romaria, destino de clientes que querem provar o vinho em malgas, a sangria refrescante com fruta fresca ou simplesmente uma cerveja bem gelada, à sombra da oliveira que por ali mora e dá nome à rua. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
Picaba Natural Café Uma bola de ténis, um longo passeio que antecede o areal da praia e um pouco de sol e está montado o cenário ideal para um passeio com o cão lá de casa. Quando a fome apertar, basta instalar-se na esplanada do Picaba, instalado na base do Edifício Transparente, a meio caminho entre os jardins do Parque e o areal da praia, bem conhecido pelas opções leves e frescas da ementa, caso do açaí na tigela, iogurte natural, fruta, granola e mel. Para assegurar o almoço, há escolhas mais robustas como as saladas de atum e de rosbife, sanduíches, pitas, tostas e bolos caseiros. (Fotografia de Rui Oliveira/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Existem cada vez mais espaços que ostentam com orgulho o rótulo de pet friendly, isto é, amigos dos animais de companhia. Mas se há já hotéis e turismos rurais que incentivam os donos a viajarem, a lei ainda é um obstáculo para restaurantes e bares, que estão impedidos de abrir as portas a cães, gatos e outros bichos.

Está para breve a discussão na Assembleia da República de uma proposta que pretende levantar esta proibição. Até lá, as esplanadas são o abrigo possível para donos que não abdicam da companhia do seu animal de estimação. Junto à praia, no parque ou mesmo no coração da cidade, é possível encontrar alternativas. Descubra-as percorrendo a fotogaleria.