Publicidade Continue a leitura a seguir

7 sobremesas cítricas para provar em Lisboa na primavera

Percorra a fotogaleria para conhecer 7 sobremesas com citrinos que se podem provar em restaurantes da Grande Lisboa. Na fotografia: sobremesa de geleia de txakoli (vinho do País Basco), granizado de laranja sanguínea e emulsão de maçã no restaurante Fifty Seconds. (Fotografia de Fernando Marques)
01. Leite creme com gelado de caramelo e xapore de citrinos (Oficina do Duque) O restaurante Oficina do Duque, no Chiado, está habituado a surpreender os clientes com criações «extraordinárias», feitas pelo chef Rui Rebelo, e as sobremesas são prova disso mesmo. A que utiliza citrinos é a de leite creme com gelado de caramelo por baixo e xarope de citrinos. (Fotografia: DR)
02. Éclair de limão e yuzo (L’Éclair) Matthieu Croiger e João Henriques são as mãos por detrás da L’Éclair, que há pouco abriu uma nova loja na Rua dos Bacalhoeiros (Campo das Cebolas), com novos doces para provar. O éclair recheado de limão e lima e com cobertura de chocolate aromatizado com yuzo (um cítrico japonês) é uma das novidades. (Fotografia: DR)
03. Macarons de flor de laranjeira, chocolate laranja e limão (Ladurée) Coloridos, estaladiços por fora e fundentes por dentro, são assim os macarons da Ladurée, que se estreou em Lisboa com uma loja no Tivoli Fórum no final de 2017. Na colorida montra, quem procurar sabores cítricos encontra macarons de chocolate laranja, limão e flor de laranjeira, entre muitos outros sabores. (Fotografia: DR)
04. Geleia de txakoli (vinho do País Basco), granizado de laranja sanguínea e emulsão de maçã (Fifty Seconds) Esta é a pré-sobremesa do menu do Fifty Seconds, o restaurante do chef Michelin espanhol Martin Berasategui na Torre Vasco da Gama. A laranja sanguínea (chama-se assim em virtude da polpa avermelhada) é transformada em granizado e acompanha a geleia de txakoli e emulsão de maçã. (Fotografia de Fernando Marques)
05. Gelados alcoólicos com ingredientes cítricos (Gelato Davvero) Estas sobremesas não se comem à colher, ou melhor, também se podem beber. Na verdade são gelados alcoólicos servidos em cocktails, shots e affogati, uma criação da Gelato Davvero, que abriu um Gelato Bar no Cais do Sodré. O cocktail de ronnin fizz (gin fizz com yuzu) é um dos exemplos. Quem preferir um affogato pode pedir o rosso, que leva framboesa e limoncello. (Fotografia de Jorge Amaral/GI)
06. Toucinho do céu com sorvete de tangerina (Tapisco) No Tapisco, do chef Henrique Sá Pessoa, é provável que a refeição acabe numa das cinco sobremesas da carta. Uma dlas é a de toucinho do céu com sorvete de tangerina. Um clássico. (Fotografia: DR)
07. Citrinos e avelã (Fortaleza do Guincho) Esta é uma das sobremesas sugeridas pelo pasteleiro Filipe Manhita, no restaurante da Fortaleza do Guincho. Leva laranja sanguínea confitada e yuzo e é servida em dois pratos. A restante carta ficou a cargo de Gil Fernandes, o mais jovem chef à frente da cozinha do conhecido hotel. (Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Laranjas, tangerinas e limões. A fruta da época refresca os dias quentes, mas já lá vai o tempo em que era apenas utilizada para fazer sumos naturais. A criatividade dos chefs e pasteleiros eleva cada vez mais o potencial destes frutos, e o resultado não podia ser mais fresco na boca, no final de uma refeição. Percorra a fotogaleria para conhecer 7 sobremesas com citrinos que se podem provar em restaurantes da Grande Lisboa.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Brindar ao calor: onde beber cerveja barata em Lisboa
Onde comer gelados com sabor a fruta no Porto e Lisboa
Grom: a nova geladaria de Lisboa tem gelados de fruta da quinta