Publicidade Continue a leitura a seguir

6 restaurantes em Gaia para jantar à beira Douro

Percorra a fotogaleria para ver todas as sugestões. (Fotografia de Artur Machado/GI)
Tempêro d'Maria Um dos mais recentes inquilinos da marginal de Gaia é um restaurante que serve comida tradicional com um toque contemporâneo, tanto na confeção dos pratos, como na sua apresentação. O Tempêro d'Maria, projeto da jovem Filipa, ocupa o lugar onde antes estava um banco, e o nome é uma homenagem à avó da proprietária. (Fotografia de Rui Oliveira/GI)
Tempêro d'Maria (Fotografia de Rui Oliveira/GI)
Taberninha do Manel A taberna aberta por Manuel Carvalho começou por ser um lugar que servia petiscos, mas ao longo dos anos foi-se modernizando sem perder as paredes de pedra, a louça em barro e as mesas de madeira. Hoje, portuenses e turistas encontram uma carta com costeletão, polvo, feijoada de cogumelos selvagens, pão recheado e presunto de porco preto com cura de 26 meses. (Fotografia de Rui Oliveira/GI)
Taberninha do Manel (Fotografia de Rui Oliveira/GI)
Forneria São Pedro O calor e o sabor que o forno de lenha empresta às pizas, focacias e crostinis poderiam indiciar que se está perante um típico restaurante italiano. Mas nem tudo é o que parece neste espaço da Afurada com vista para o Douro. A carta combina escolhas italianas com petiscos nacionais. Caso dos míscaros grelhados com flor de sal, tripas enfarinhadas, naco de porco bísaro ou a sempre presente francesinha. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
Forneria São Pedro (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
Real Indiana Foi um dos primeiros indianos da cidade e, depois de nascer em Matosinhos, mudou-se para o Cais de Gaia em 2002. É em frente ao rio que se provam os sempre exóticos clássicos indianos como as chamuças, as carnes confecionadas no tandoor e os inúmeros caris: madras, korma, vindaloo ou tikka masala. Tudo para acompanhar com o pão naan feito na hora e arroz pulau. (Fotografia de Gonçalo Villaverde/GI)
Real Indiana (Fotografia de Gonçalo Villaverde/GI)
DeCastro Gaia No topo do edifício está o Terrace Lounge 360º e um cenário idílico: de um lado, a Ponte da Arrábida anuncia o mar e, em frente, o casario ribeirinho do Porto funciona como um postal ilustrado. Aqui, bebem-se cocktails que têm como base o vinho do Porto. E petisca-se pratos como filetes de polvo com molho tártaro, iscar de cachaço de bacalhau com agrião e hambúrgueres com cogumelos, tudo autoria de Miguel Castro e Silva, chef do DeCastro, o restaurante que fica no andar de baixo. (Fotografia de Artur Machado/GI)
DeCastro Gaia (Fotografia de Artur Machado/GI)
The Blini O Blini é o novo restaurante do chef Cordeiro. Sobranceiro ao centro histórico de Gaia, tem uma vista deslumbrante e aposta no peixe e no marisco frescos. Na carta propriamente dita, que é minimalista – a ideia é mesmo promover a degustação -, há ostras, blinis – «mini panquecas com que os russos comem o caviar» -, vários crustáceos, robalo de anzol com aroma de água do mar em jardim de ervilhas, peixe do dia em sugestão criativa, bife da vazia maturado com foie – este é o único prato de carne no Blini -, e o Oráculo Conventual, um doce de gema de ovo que faz lembrar o Pão de Rala. Voltada para a rua, há uma esplanada onde a vista foge ao filtro dos janelões de vidro e onde o pôr do sol convida a beber um cocktail e/ou a trincar um dos cinco petiscos que o Blini também serve. (Fotografia de Pedro Correia/GI)
The Blini (Fotografia de Pedro Correia/GI)
Kanpai Douro Marina Sushi, seja ele tradicional ou na vertente de fusão, serve-se à mesa do Kanpai. Trata-se do quarto espaço da marca na zona, o único instalado na margem sul do Douro. Nasceu na Marina da Afurada e tira partido da envolvência com as enormes janelas envidraçadas que deixam avistar as embarcações, para contar entre peças de sushi. A carta não assenta apenas na especialidade japonesa. Há tataki de atum, terrina de foie gras, carpaccio de lagosta, ramen e pratos de carne e peixe, para que ninguém saia insatisfeito. (Fotografia de Leonel de Castro/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Renovada e agitada, a marginal à beira-rio de Vila Nova de Gaia é, cada vez mais, um ponto de encontro de gaienses e que também convence os portuenses a darem um salto ao lado de lá do rio. Não apenas pela soberba vista sobre as casas que se amontoam, das margens do Douro até à Torre dos Clérigos, mas também pelo que por ali se serve às mesas dos restaurantes. Sushi, pratos de autor, petiscos tradicionais e até clássicos da cozinha indiana – todos bons motivos para dar um passeio pela avenida mais movimentada da cidade.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.