Publicidade Continue a leitura a seguir

Vinhos: anote estes oito trunfos da região do Dão

Percorra a fotogaleria para saber mais sobre estes vinhos.
Ribeiro Santo Automático DOC Dão branco 2017 | Magnum Vinhos Classificação: 16 Preço: 12 euros O nome diz quase tudo, é um vinho de encruzado estreme, sem madeira, e em que todos os passos são de intervenção mínima. O resultado é um vinho fresco e vibrante, em que as notas minerais e salinas conjugam bem com as de fruta branca de caroço.
Ribeiro Santo Vinha da Neve DOC Dão branco 2016 | Magnum Vinhos Classificação: 17,5 Preço: 50 euros Vinho cem por cento encruzado, proveniente de uma só vinha, com cerca de um hectare apenas de extensão. A fermentação começou em cuba de inox e terminou em barricas novas de carvalho francês, estagiando nesse ambiente cerca de seis meses. Frescura e equilíbrio, final seco e elegante.
Quinta da Alameda Pinot Noir DOC Dão tinto 2015 | Magnum Vinhos Classificação: 17 Preço: 35 euros Se é verdade que os terroirs do Dão são favoráveis à Pinot Noir, também é verdade que não são muitos os exemplos felizes. Este é sólido, estrutura bem urdida, evocativo na força aos tintos de Pommard, na Borgonha, mantendo uma elegância assinalável. É vinho a acompanhar de perto.
Ribeiro Santo Vinha da Neve DOC Dão tinto 2013 | Magnum Vinhos Classificação: 17,5 Preço: 45 euros Produzido a partir das castas touriga nacional, alfrocheiro e tinto cão, provenientes de uma vinha de cerca de um hectare de área. Pisa a pé, um ano de barrica e seis meses de estágio em garrafa. Rico em especiarias, toques de grafite, conjunto muito elegante e fresco.
Quinta da Alameda Jaen DOC Dão tinto 2015 | Magnum Vinhos Classificação: 17 Preço: 35 euros Bom exemplar da casta jaen, para que os portugueses ainda não despertaram, e que tem muito que ver com as gastronomias regionais portuguesas, incluindo peixes e bacalhau. Este vinho tem uma grande intensidade na boca e é rico em aromas florais e de bagas de arbusto.
Pedro e Inês DOC Dão tinto 2014 | Magnum Vinhos Classificação: 16,5 Preço: 30 euros Originalmente concebido para o grupo Lágrimas, Carlos Lucas e José Miguel Júdice vão manter a marca, tanto pelo êxito alcançado como pelo aspeto patrimonial, evocativo do episódio histórico bem conhecido da Quinta das Lágrimas, em Coimbra. Touriga nacional e alfrocheiro, num conjunto harmonioso.
Ribeiro Santo E. T. DOC Dão tinto 2013 | Magnum Vinhos Classificação: 18 Preço: 60 euros Provém de uma vinha velha, com mistura de castas e onde se afirmam particularmente a encruzado e a touriga nacional. Vinho de grande personalidade, vinificação conjunta a dar perfil cítrico e mineral ao lote, taninos muito finos e delicados. Belo vinho.
Carlos Lucas Família DOC Dão tinto 2014 | Magnum Vinhos Classificação: 19 Preço: 80 euros Cada membro da família escolheu uma barrica, e Carlos Lucas, juntamente com a sua mulher e os dois filhos, teve a seu cargo a responsabilidade de harmonizar os vinhos entre si. É um vinho excecional a todos os títulos, touriga nacional, alfrocheiro e tinto cão em expressão de grande nível. Um vinho eterno, que já dá prazer beber agora.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Conhecemo-lo de tempos bem recuados, no projeto da Quinta de Cabriz, em Carregal do Sal, e acompanhamo-lo de perto no imenso contínuo de projetos e vinhos bem-sucedidos de qualidade distintiva. Carlos Lucas está como peixe na água em brancos, tintos, generosos e espumantes, e tem deixado a sua marca um pouco por todo o país vinícola. Fundou a Magnum Vinhos, em Oliveira do Conde, e paulatinamente, na nova adega e em vinhedos da sua eleição, construiu marcas que são já referências incontornáveis. Ribeiro Santo é a principal, a que se juntou a Quinta da Alameda.

O momento esperado com ansiedade por muitos aconteceu, e aí estão os topos de gama do Dão de Carlos Lucas, que tivemos o privilégio de provar. Vinhos de muito pequena tiragem – o que é bom e é raro –, o que se reflecte nos preços de venda ao público, mas inteiramente ajustado à originalidade e nível alcançado. Boas provas!

 

Leia também:

Chegou a primavera: experimente estes 6 vinhos
Estes são 6 vinhos do Douro e da Bairrada que tem que reter
Este vinho do Douro tem notas de trufa preta e vale 225 euros