Publicidade Continue a leitura a seguir

No Porto, o Genuíno tem vinhos naturais e comida do Mundo

Gustavo e Gabriela abriram o ano passado o Genuíno, bar dedicado aos vinhos naturais. (Fotografia de Pedro Correia/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

O casal Gabriela Johann e Gustavo Schmidt veio do sul do Brasil “à procura de uma vida melhor”. Ele, para uma pós-graduação na área da tecnologia. Ela, cozinheira desde os 17, com o sonho de “um negócio pequenino”. Chegaram em 2021 e aperceberam-se que não existiam muitos bares de vinhos naturais. Durante a pandemia, lá no Brasil, começaram a experimentar estes vinhos e ganharam-lhe o gosto. Deste lado do Atlântico, viajaram por vários países e descobriram “bares lindos de vinhos naturais”, de Palma de Maiorca a Berlim.

No Porto, começaram a comprar vinhos na Cave Bombarda. Aí, foram conhecendo produtores e Gabriela acabou por fazer uma vindima na Menina d’Uva, da produtora Aline Domingues, em Trás-os-Montes. “Quando voltei de lá, começámos a procurar um lugar onde pudéssemos servir vinhos e comida”, conta Gabriela. “Quando nos envolvemos com vinho natural, foi um caminho sem volta”, admite Gustavo. A comunidade é relativamente pequena, sendo fácil conhecer os produtores, processos de trabalho e os donos de outros bares do género. “Aqui não há competição, há muita troca e entreajuda.”

Gabriela acredita que até pelos fatores ambientais “faz muito mais sentido beber um vinho que respeita o terroir, que valoriza quem planta e quem faz, que é produzido de forma sustentável. A maioria dos projetos de vinhos naturais apoia e fortalece a comunidade”. Gustavo acrescenta o sabor: “O vinho natural é uma bebida viva, abre mais os paladares, fala connosco sobre a fermentação, sobre as leveduras do local. Traduz o que é aquela uva, aquele produtor, aquele local, aquele ano”.

Desde o início, pensaram num espaço de partilha, com boa comida e vinhos acessíveis, “que desse para estar à vontade, para falar alto”. Há sempre entre 40 a 50 referências disponíveis, principalmente portuguesas, mas também de Itália, Espanha, França, Chile e Geórgia, entre outros. A copo, há todas as semanas quatro vinhos, que vão mudando.

O Genuíno orgulha-se de ser um projeto íntimo e familiar. “Quem trabalha no bar com o Gustavo é o meu irmão Guilherme e na cozinha está a Thialy, que trabalhou comigo em várias cozinhas no Brasil”, diz Gabriela. O que sai de lá são petiscos criativos – diferentes todas as semanas – que ora fazem referência ao Brasil, ora à Europa ou Ásia, não esquecendo Portugal.

Petiscos de sucesso

A comida é inspirada nos sabores do Mundo. Mesmo mudando com frequência a carta, há petiscos que já se tornaram num sucesso, como os scotch eggs de bacalhau.

Partilhar
Morada
Rua de Miguel Bombarda, 78, Porto (Cedofeita)
Telefone
938 416 002
Horário
Das 12h às 15h e das 18h às 22h30; terça e quarta-feira fecha ao almoço. Encerra ao domingo.
Custo
() Preço médio: 15 euros


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245