Publicidade Continue a leitura a seguir

No Alentejo, a Casa Relvas reforça a adega com nova sala de provas

Casa Relvas, São Miguel de Machede.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Duas décadas depois de ter sido plantada a primeira vinha desta produção familiar, a Casa Relvas recusa encostar-se à sombra destes vinte anos e volta a reinventar-se. Há dois anos, estenderam-se ao mundo do azeite, e este ano nasceu a plataforma online de venda dos seus produtos e dos respetivos parceiros, a Casa Relvas & Friends, com envios gratuitos para Portugal Continental.

Mas é no enoturismo que está a última aposta: uma nova sala de provas onde se podem saborear as centenas de referências da casa liderada por Alexandre Relvas e os dois filhos, Alexandre e António. Está situada na Herdade da Pimenta, na aldeia de São Miguel de Machede, Redondo, uma das três propriedades que aloja as vinhas da casa, sempre com o Alentejo como pano de fundo, a par da Herdade de São Miguel, também no Redondo, e a Herdade dos Pisões, na Vidigueira. Ao todo, trata-se 750 hectares de floresta, com pinheiros e sobreiros a perder de vista, 350 de olival e 250 de vinha, onde se cultivam cerca de vinte castas.

A adega da Casa Relvas na Herdade da Pimenta.

As vinhas da família Relvas estão espalhadas por três herdades alentejanas.

Na nova sala, podem realizar-se provas normais e cegas (a partir dos doze euros), com jogos, e juntar-lhes petiscos alentejanos, da fava frita às azeitonas, queijos e os enchidos tradicionais da Absoluto, como paiola, salpicão, presunto ou lombo curado de porco alentejano só alimentado a erva e bolota. Mas há sempre hipótese de personalizar a experiência ao gosto do visitante, com refeições mais longas, por exemplo, basta pedir.

“A aposta no enoturismo é relativamente recente, mas é muito importante. Queremos dar a conhecer a nossa casa”, conta Alexandre Relvas, filho. No enoturismo da Casa Relvas, faz-se ainda uma visita pela adega, explicando-se o processo de vinificação com um especialista, da zona das talhas e de cubas onde se fermenta o cálice às salas de controlo, enchimento, engarrafamento e estágio em barrica, podendo ainda conhecer-se as características dos vários tipos de solo das vinhas, que já totalizam uma produção anual de sete milhões de garrafas.

A nova sala de provas da Herdade da Pimenta.

Há vinte anos que se plantou a primeira vinha desta produção familiar.

Partilhar
Partilhar
Morada
Herdade da Pimenta, São Miguel de Machede
Telefone
917295358/266988034
Custo
(€€) Preço: visitas e provas de vinho desde 12 euros.


GPS
Latitude : 38.640671
Longitude : -7.7405579999999645