No Alentejo, a Casa Relvas reforça a adega com nova sala de provas

Casa Relvas, São Miguel de Machede.
Depois das recentes apostas nos azeites e numa loja online, a Casa Relvas dá novos motivos para rumar ao Alentejo. Vinte anos depois da primeira vinha, chega um enoturismo reforçado com sala de provas, na aldeia de São Miguel de Machede, perto de Redondo.

Duas décadas depois de ter sido plantada a primeira vinha desta produção familiar, a Casa Relvas recusa encostar-se à sombra destes vinte anos e volta a reinventar-se. Há dois anos, estenderam-se ao mundo do azeite, e este ano nasceu a plataforma online de venda dos seus produtos e dos respetivos parceiros, a Casa Relvas & Friends, com envios gratuitos para Portugal Continental.

Mas é no enoturismo que está a última aposta: uma nova sala de provas onde se podem saborear as centenas de referências da casa liderada por Alexandre Relvas e os dois filhos, Alexandre e António. Está situada na Herdade da Pimenta, na aldeia de São Miguel de Machede, Redondo, uma das três propriedades que aloja as vinhas da casa, sempre com o Alentejo como pano de fundo, a par da Herdade de São Miguel, também no Redondo, e a Herdade dos Pisões, na Vidigueira. Ao todo, trata-se 750 hectares de floresta, com pinheiros e sobreiros a perder de vista, 350 de olival e 250 de vinha, onde se cultivam cerca de vinte castas.

A adega da Casa Relvas na Herdade da Pimenta.

As vinhas da família Relvas estão espalhadas por três herdades alentejanas.

Na nova sala, podem realizar-se provas normais e cegas (a partir dos doze euros), com jogos, e juntar-lhes petiscos alentejanos, da fava frita às azeitonas, queijos e os enchidos tradicionais da Absoluto, como paiola, salpicão, presunto ou lombo curado de porco alentejano só alimentado a erva e bolota. Mas há sempre hipótese de personalizar a experiência ao gosto do visitante, com refeições mais longas, por exemplo, basta pedir.

“A aposta no enoturismo é relativamente recente, mas é muito importante. Queremos dar a conhecer a nossa casa”, conta Alexandre Relvas, filho. No enoturismo da Casa Relvas, faz-se ainda uma visita pela adega, explicando-se o processo de vinificação com um especialista, da zona das talhas e de cubas onde se fermenta o cálice às salas de controlo, enchimento, engarrafamento e estágio em barrica, podendo ainda conhecer-se as características dos vários tipos de solo das vinhas, que já totalizam uma produção anual de sete milhões de garrafas.

A nova sala de provas da Herdade da Pimenta.

Há vinte anos que se plantou a primeira vinha desta produção familiar.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend