Publicidade Continue a leitura a seguir

Crítica de vinhos: um trio de luxo em Lousada

Percorra a fotogaleria para ver os trunfos da Quinta da Lourosa, segundo o crítico Fernando Melo.
Quinta de Lourosa DOC Vinho Verde branco 2016 Classificação: 16,5 em 20 Preço: 4 euros Vinho fresco e muito equilibrado, notas florais e de fruta de caroço que acompanham todas as fases da prova, terminando de forma harmoniosa. Acidez bem trabalhada.
Quinta de Lourosa Alvarinho DOC Vinho Verde branco 2015 Classificação: 17,5 em 20 Preço: 8,5 euros Profundidade e complexidade, com notas balsâmicas e ligeiramente salinas a impregnar o palato. É vinho que já dá prazer beber mas que pede que se guarde por um par de anos. O problema está em resistir-lhe.
Quinta de Lourosa Vinha do Avô DOC Vinho Verde Classificação: 18 em 20 Preço: 30 euros Grande vinho, entrada perfeita e equilibrada na boca, depois vai abrindo muito lentamente as suas nuances. 100% Arinto, é um demonstrador da excelência da casta quando bem plantada e tratada.

Publicidade Continue a leitura a seguir

São três os vinhos de que falamos hoje mas a Quinta de Lourosa produz mais títulos. Rogério de Castro é professor catedrático de viticultura do Instituto Superior de Agronomia, a sua filha Joana seguiu-lhe os passos na vocação e hoje trabalham em conjunto a vinha com a mesma paixão. O pai é uma pessoa sempre difícil de apresentar porque é provavelmente o maior sábio português no tocante à vinha e sua adaptação aos diferentes terroirs. Homem do norte, assumidamente ligado ao campo, a sua simplicidade corresponde à sabedoria e é um grande prazer conviver com ele à mesa ou por entre as vinhas.

A vanguarda na viticultura é a um tempo imperativo de consciência e valor garantido nos 30 hectares de vinha plantada. Isso fica logo claro com o sistema de condição das cepas em Lys, com o objectivo de maximizar a captação solar e a gestação perfeita de uvas que depois vão dar origem a vinhos equilibrados, frescos e ricos em aromas.

Pai e filha defendem os mesmos princípios, respeitando sacramentalmente os antigos em aspectos críticos como a rega, e ao mesmo tempo impondo racionalidade total nos tratamentos da vinha. «A cultura da vinha é também uma cultura de valores». Palavras de Rogério de Castro que assume de corpo e alma. Acrescenta o que designa por quatro elementos: carácter do solo, têmpera do clima, génio da cepa e zelo do vinhateiro. Para tomar nota e seguir. O vinho verde de base é produzido a partir de Loureiro e Arinto, há um Alvarinho e faz-se ainda o Vinha do Avô, branco super-expressão de um pequeno terroir, muito especial.

Leia também:

13 de maio é dia de provar vinhos na Herdade do Esporão
Alentejo e Douro nos 10 melhores destinos europeus de vinhos
Seis vinhos nacionais que marcam a diferença