Publicidade Continue a leitura a seguir

Aprenda a fazer os cinco cocktails mais pedidos nos bares

Percorra esta fotogaleria para saber quais as cinco bebidas mais pedidas (e para saber como recriá-las).
1. Mojito Ingredientes: 4 gomos de lima com casca (aproximadamente meia lima) 75 ml de xarope de açúcar 50 ml de rum novo 1 raminho de hortelã Água com gás (pouco salgada) Pedras de gelo Pressionar a mão na hortelã para as folhas libertarem o aroma e deixar num copo a repousar com gelo. Noutro copo, juntar o xarope de açúcar, os gomos de lima e macerar para extrair o sumo. Adicionar a medida de rum, gelo e agitar tudo num shaker (se possível). Passar uma folha de hortelã em redor da zona de abertura do copo onde esteve a repousar a erva aromática (para dar ainda mais sabor) e verter a mistura, com a ajuda de um coador (ou strainer). No fim, juntar um pouco de água com gás. «Há quem se esqueça e adicione antes, mas é importante que não se coloque no shaker para agitar, caso contrário vai ter o efeito coca-cola e explodir», avisa a barmaid do 1908, no Intendente.
1. Mojito
2. Cosmopolitan Ingredientes: 25 ml de lima 25 ml de xarope de açúcar 75 ml de triple sec ou cointreau (licor feito a partir de cascas de laranja) 50 ml de vodka 20 ml de sumo de arando Casca de laranja Encher um copo com pedras de gelo e colocar de parte. Enquanto o copo gela, juntar o sumo de lima, o xarope de açúcar e o triple sec ou cointreau, vodka e sumo de arando. «É o que lhe dá aquela cor meia rosa que nos transporta para a série do Sexo e a Cidade», explica Sofia. Colocar o shaker e agitar. Retirar o gelo do copo que esteve a arrefecer e verter com ajuda de um coador a mistura. Retirar uma lasca de casca de laranja, dobrar ao meio e queimar. De seguida, passar no rebordo do copo para espalhar o aroma e colocar na bebida para decorar.
2. Cosmopolitan
3. Morangoska Ingredientes: 4/5 morangos bem maduros 2 gomos de lima 75 ml de xarope de açúcar 50 ml de vodka Macerar os dois gomos de lima com 4/5 morangos bem maduros já cortados e xarope de açúcar. Juntar vodka. Colocar gelo e agitar num shaker. Verter com um coador para outro copo com pedras de gelo. Dar um golpe fino num morango com uma faca e colocá-lo de lado a enfeitar o copo. «Para fazer uma caipirinha em vez de uma morangoska basta não colocar os morangos e duplicar a dose da lima. E depois é susbtituir a medida de vodka pela de cachaça», sugere a responsável pelo Bar 1908.
3. Morangoska
4. Margarita Ingredientes: 75 ml de sumo de lima 25 ml de xarope de açúcar 75 ml de triple sec ou cointreau 50 ml de tequila Passar um gomo de lima pelo rebordo de um copo para, de seguida, o sal fino se fixar melhor ao vidro. «O truque passa por voltar o copo ao contrário, base para cima e rebordo para baixo, enquanto fazemos isto. Para que o sal caia diretamente para a mesa e não para dentro do recipiente onde vamos servir a bebida», explica a barmaid Sofia, adiantando: «Eu costumo só colocar o sal em metade do rebordo, para o cliente poder beber a margarita com e sem, basta rodar o copo». Juntar a lima, o xarope de açúcar, o triple sec e a tequila. Agitar com gelo. E fazer um double strain (utilizar o strainer e um coador normal) para que não passe qualquer resíduo para o copo utilizado no início (já com o sal no rebordo). Cortar uma rodela de lima, dar um pequeno golpe e utilizar como decoração.
4. Margarita
5. Gin Fizz Ingredientes: 75 ml de clara de ovo (1 clara de ovo separada da gema) 75 ml de sumo de limão 75 ml de xarope de açúcar 50 ml de gin Água com gás 3 gotas de Angostura (concentrado alcoólico de especiarias) Colocar um pouco de água com gás num copo e reservar (dois dedos). Noutro copo, colocar a clara de ovo, o sumo de limão, o xarope, a medida de gin e agitar primeiro sem gelo num shaker, para ficar com mais espuma. De seguida, agitar com gelo. Utilizar o coador e passar a mistura para o copo que tinha a porção de água com gás. Colocar uma rodela de limão (se possível desidratado) para decorar e juntar à bebida três gotinhas de Angostura para intensificar os sabores. «A clara de ovo vai dar uma textura aveludada à bebida, enquanto que a água com gás lhe dá o tal fizz», esclarece Sofia.

Publicidade Continue a leitura a seguir

E se o verão ainda está longe, a chegada da primavera convida a prolongar as noites em esplanadas e bares, a olhar com mais atenção para a carta das bebidas e a experimentar cocktails novos. Depois, há aqueles que nunca falham, os clássicos, os mais pedidos de sempre.

A Evasões pediu à barmaid do Bar 1908, Sofia Santos, do novo hotel homónimo, no Intendente (Lisboa), para preparar cinco cocktails que lhe passam constantemente pelas mãos. Para quem não sabe o que pedir num bar ou simplesmente quer arriscar uma receita em casa, é consultar na fotogaleria os cocktails, os seus ingredientes e medidas certas. E, no fim, provar e brindar!

 

Leia também:

Saint Patrick’s Day: há festa nos bares irlandeses
10 programas para um fim de semana perfeito no Porto
15 ideias para aproveitar o fim de semana de sol em Lisboa

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.