Publicidade Continue a leitura a seguir

As quentes e boas não vão só com água-pé. Sete vinhos para beber com castanhas

Veja nesta fotogaleria algumas sugestões do crítico Fernando Melo, para acompanhar com castanhas
Em destaque: Branco de Curtimenta DOC Alentejo branco 2015 Roquevale Classificação: 17,5 Preço: 6,50 euros Fernão pires, roupeiro e arinto compõem este vinho de perfil pouco usual, produzido de forma em tudo semelhante aos tintos. Fermentou e estagiou com os bagos inteiros, o que explica a cor mais extraída e profunda que apresenta, assim como os taninos que contém. Deve ser servido um pouco menos fresco do que é costume, cerca de 13 graus. Está preparado para enfrentar estufados longos, feijoadas, e até tripas, e nasceu no céu para as nossas castanhas. Está aqui mais uma confirmação da criatividade e conhecimento da enóloga Joana Roque Vale, a quem temos já muito para agradecer pela originalidade dos vinhos que tem criado.
Maria Bonita Loureiro DOC Vinho Verde branco | Lua Cheia em Vinhas Velhas Classificação: 16 Preço: 4 euros Tipicidade da casta loureiro bem presente, com um fundo mineral que impressiona. Reage bem às castanhas cozidas e à doçaria produzida a partir da castanha, graças à sua acidez.
Quinta de Cidrô Chardonnay Reserva regional duriense branco 2015 | Real Companhia Velha Classificação: 17 Preço: 12 euros É um dos bons chardonnays nacionais, de perfil clássico e aptidão para a boa mesa portuguesa. Bacalhaus, vitela assada, e as inefáveis castanhas assadas, que queremos quentes e boas.
Quinta dos Murças Minas DOC Douro tinto 2015 | Murças/Esporão Classificação: 17 Preço: 12 euros Vinho de tiragem reduzida, nesta sua primeira edição. Poderoso, como o Douro sabe ser, e elegante, como só a boa enologia consegue produzir. Merece algum tempo de guarda ainda. Bom para míscaros com castanhas.
Monte da Ravasqueira Alvarinho regional alentejano branco 2015 | Soc. Agrícola Dom Diniz Classificação: 17 Preço: 15 euros Boa adaptação da casta ao Alentejo, com uma riqueza aromática que torna o vinho apetecível. Entra bem em queijos, caldeiradas e ensopados ligeiros. E pede castanhas cozidas com erva-doce.
A Touriga vai Nua Signature Series Unoaked regional alentejano tinto 2015 | Fita Preta Classificação: 17,5 e Preço: 19,10 euros Como o nome sugere, a touriga nacional está aqui presente de forma direta, sem madeira, e uma frescura inesperada, para as latitudes alentejanas em que estamos. Petisco com castanhas e presunto.
Churchill’s 30 Years Old Tawny Port | Churchill Graham (0,5L) Classificação: 18 Preço: 100 euros Tudo certo neste grande vinho do porto. Excelentes vinhos do porto de partida para compor um bom lote, envelhecimento correto e aturado, e engarrafamento na altura certa. Castanhas assadas de antologia.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Já foi acompanhamento e fundo de cozinha como hoje é a batata, é abundante e gostosa, e dá-nos grandes alegrias ao pé de uma lareira, com um copo de vinho, no debulhe familiar. As castanhas são tradicionalmente acompanhadas com água-pé, bebida que resulta da fermentação induzida do que fica no fundo dos lagares. Mas também gostam de uma boa jeropiga, vinho fortificado e primo afastado do vinho do porto.

Mais do que altura, contudo, para olhar para o que se está a produzir e pode ajudar à leitura da castanha. É preciso sobretudo frescura no vinho, o que implica estrutura bem trabalhada e uma acidez adequada, mesmo quando há um grau alcoólico apreciável. Propomos-lhe uma variedade grande para fazer as experiências por si, em boa companhia. Boas provas!