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Armand de Brignac: o champanhe que pertence a Jay-Z

Veja nesta fotogaleria os champanhes de Jay-Z que provou o crítico Fernando Melo
1.Champagne Brut Gold | Armand de Brignac Classificação: 17,5 em 20 Preço: 300 euros Blend de 2009, 2010 e 2012. Vigoroso e vibrante, bolha muito fina de cordão ligado rápido, bebe-se sozinho mas gosta de pratos ligeiramente picantes de proteína não muito forte. Bom desempenho com cozinhas étnicas.
2. Champagne Demi Sec | Armand de Brignac Classificação: 17 em 20 Preço: 350 euros Quarenta por cento pinot noir, 20% pinot meunier e 40% chardonnay. Reação maravilhosa ao presunto ibérico de bolota, muito bom com queijos de pasta mole, pela belíssima acidez e corpo que apresenta. Reage bem a gelados.
3. Champagne Brut Rosé | Armand de Brignac Classificação: 18 em 20 Preço: 450 euros Produzido a partir de chardonnay, pinot noir e pinot meunier é um champanhe rosé de primeira linha, com notas cremosas e frutadas muito discretas e grande persistência em boca.
4. Champagne Blanc de Blancs | Armand de Brignac Classificação: 18,5 em 20 Preço: 450 euros Blend de 2009, 2010 e 2012. Cem por cento chardonnay. Sedução na forma líquida, tem um comportamento impressionante em prova e pede desafios com especiarias, picantes, e caldos exóticos. Inesquecível.
5. Champagne Blanc de Noirs | Armand de Brignac Classificação: 19 em 20 Preço: 800 euros Blend de 2008, 2009 e 2010. Como o nome indica, é 100% Pinot Noirs e é um champanhe fabuloso, a todos os títulos. O preço é ainda mais elevado que o dos outros, objetivo: exclusividade absoluta.

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A marca Armand de Brignac nasceu no seio da Cattier, uma das mais importantes casas de champanhe, e foi comprada há dois anos pelo rapper Jay-Z. Revelou-se uma aposta séria e acertada, pela elevada qualidade dos vinhos – e com uma operação de fundo alavancada na distinção ganha, há seis anos, de melhor champanhe do mundo.

Tudo começou com a reação a uma «palavrinha a mais» por parte de Frederic Rouzaud, patrão da Louis Roederer, quando lhe pediram que comentasse o facto de o champanhe Cristal ser o favorito e a bebida de palco do rapper. «Não podemos impedir ninguém de comprar o nosso champanhe.» Foi o momento em que Jay’Z foi à procura de um investimento sólido num champanhe à altura do Cristal. E foi dar com a marca «Ás de espadas Gold», criada em 2006, vistosa como convém, revestida de metal dourado, mas de uma casa – Cattier, fundada em 1763 – mais antiga do que a Louis Roederer, de 1776.

Espantou o mundo pela operação de bom gosto e luxo que soube montar, começando pela qualidade de todos champanhes Armand de Brignac.

O Brut Gold – entrada de gama – custa sensivelmente o dobro do Cristal, estagia três anos, metade do tempo do Cristal, e colheu grande sucesso, mesmo no meio ultraconservador de Champagne. É a primeira vez na história, assim como foi a primeira vez que o chef Ricardo Costa, duas estrelas Michelin, e Beatriz Machado, prepararam um jantar memorável de harmonização, no The Yeatman (Gaia).

Os preços dos vinhos (na galeria de imagens acima) são indicativos, e vão estar disponíveis nas lojas Club del Gourmet (El Corte Inglés) e garrafeira Garage Wines, em Matosinhos.