Publicidade Continue a leitura a seguir

7 vinhos que surgem da boa relação entre enólogo e produtor

Veja mais imagens e informações ao longo desta fotogaleria.
Poeira She Douro tinto 2016 (12,5%) | Jorge N. Moreira Classificação: 18,5 Preço: 25 euros Tudo muito afinado e elegante, 100% touriga franca e um grau alcoólico moderado, estamos perante um vinho de perfil feminino, apesar de viril e estruturado. Grande estreia de Olga Martins na assinatura de um vinho, criando expectativa em relação a títulos futuros. Continua com brilho no seu posto de CEO da Lavradores de Feitoria, publicando o She no portfólio do seu marido, Jorge Moreira.
H.O. Douro tinto 2016 (14%) | Casa Agr. Horta Osório Classificação: 17,5 Preço: 11 euros Pode passar despercebido em garrafeira pela discrição do rótulo, mas o desempenho na prova é fascinante, pelo equilíbrio simples que oferece de acidez, taninos e álcool. João Brito e Cunha é um dos enólogos mais seguros do Douro e criou com as uvas desta casa vinhos com o cunho da elegância.
Discórdia Alentejo branco 2017 (13%) | Edual Classificação: 17,5 Preço: 8 euros Verdelho, arinto e antão vaz. Solos xistosos de Mértola, perto do Guadiana, e a experiência confirmada de Diogo Lopes na produção de vinhos brancos. Subtileza e elegância, como nestas latitudes nunca se ousou. Grande aptidão gastronómica.
Discórdia Alentejo tinto 2016 (14%) | Edual Classificação: 17 Preço: 8,50 euros Touriga nacional, alicante bouschet e syrah. Copioso e ao mesmo tempo fino, é vinho para a mesa petisqueira, flexível e capaz de entrar no pratos da tradição alentejana e não só, funcionando bem com carnes grelhadas nas brasas.
Discórdia Reserva Alentejo tinto 2015 (15,5%) | Edual Classificação: 18 Preço: 16,80 euros Touriga nacional, alicante bouschet, touriga franca e syrah. Estágio parcial em barricas de carvalho francês de 300 litros, para atingir a frescura notável que este belo vinho apresenta. Seleção ousada de castas, objetivo plenamente cumprido.
Quinta da Alorna Tejo tinto 2016 (13,5%) | Soc. Agr. Alorna Classificação: 17 Preço: 4 euros Tinta roriz, castelão, syrah e alicante bouschet. Vinho simples e direto, carregado de intenção e sentido, a dar provas da maturidade de Martta Reis Simões enquanto enóloga. Fresco, fino e equilibrado, capaz de acompanhar um matizado variado de pratos e petiscos.
Bons Ares Douro tinto 2015 (14%) | Adriano Ramos Pinto Classificação: 17 Preço: 10 euros Vinha muito especial, com afloramentos graníticos a 600 metros de altitude. Ana Ameztoy integra a equipa de enologia da Ramos Pinto desde 2005 e tem hoje a batuta dos vinhos durienses e propõe nesta edição do Bons Ares a simplicidade e frescura que todo o Douro procura. Puro prazer.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Olga Martins é a CEO da Lavradores de Feitoria praticamente desde o início daquele que é um projeto fundador e pioneiro do Douro, cheio de complexidades e detalhes a que é preciso dar a maior atenção. Poucos sabem, contudo, que é licenciada em enologia pela UTAD, apesar de nunca ter até agora assinado um vinho da sua autoria. No entanto isso esteve sempre no horizonte da gestora, cumprindo agora o desígnio, com a marca She, do universo Poeira, do seu marido Jorge Moreira. É um estreme de touriga franca e de perfil elegante, como não podia deixar de ser.

João Brito e Cunha é o enólogo duriense de todos os equilíbrios, o que se sente logo no entrada de gama dos vinho H.O. (Horta Osório). No Alentejo profundo, em Mértola estamos perto do Guadiana, na Herdade Vale de Évora, e foi dada por Vítor Pereira e sócios rédea solta a Filipe Sevinate Pinto, enólogo de pergaminhos confirmados e que conhecemos por exemplo dos vinhos Adega Mãe.

Martta Reis Simões, enóloga da Quinta da Alorna, região do Tejo, dá provas da grande maturidade profissional que atingiu, ao produzir vinhos cada vez mais finos e afinados. Menos conhecida é Teresa Ameztoy, enóloga da Ramos Pinto para os vinhos durienses e que se saiu agora com o brilhante Bons Ares 2015. Fantasia e profissão andam afinal de mãos dadas. Boas provas!

 

Leia também:

12 vinhos da Beira Interior que não pode perder
Tejo e Alentejo em destaque com estes 10 vinhos
11 vinhos para acompanhar comida de fumeiro