Publicidade Continue a leitura a seguir

7 vinhos perfeitos para acompanhar comida de conforto

Veja ao longo desta fotogaleria as informações e preços destes vinhos que acompanham bem com refeições de conforto.
Quinta da Alorna Verdelho DOC do Tejo 2017 | Soc. Agr. Alorna Classificação: 17,5 Preço: 5 euros Belo exemplar da casta, a oferecer-se como padrão e termo de comparação. Cítrico na entrada de boca, desenvolve complexidade, terminando fino e longo. Muito bom com queijos de pouca cura, presunto e cocktail de camarão.
Quinta Valle Madruga Reserva DOC Trás-os-Montes branco 2016 | ERTA Soc. Agr. Classificação: 17 Preço: 9,50 euros Mineralidade forte, apresenta notas salinas em todas as fases da prova. Ideal para um pregado, no forno com alcaparras. Também desempenha bem com salmão fumado, desde que não seja muito intenso. Bom com pratos de favas.
Herdade de São Miguel Sauvignon Blanc regional alentejano branco 2017 | Casa Agrícola Alexandre Relvas Classificação: 17 Preço: 7 euros Limpo nos aromas florais e de fruta branca de caroço que mostra, na boca é um regalo, pedindo desafio forte à mesa. Os pratos de tacho do imaginário alentejano, como o cozido de grão com hortelã e o ensopado de borrego, vão bem com ele.
Quinta dos Avidagos Reserva DOC Douro tinto 2016 | Quinta dos Avidagos Classificação: 17,5 Preço: 11 euros Aqui está um vinho que talvez poucos ainda conheçam e que se dá facilmente ao convívio. Vitela assada no forno e arroz de pato estão entre as glórias que chama a si. Ambiente de prova marcado pela frescura e equilíbrio.
Art.Terra Amphora regional alentejano tinto 2017 | Casa Agrícola Alexandre Relvas Classificação: 16,5 Preço: 12,50 euros A prova do vinho revela terra húmida e sugestões de trufa preta, pelo que cogumelos grelhados com alecrim está entre as melhores ligações gastronómicas. Também responde com vigor e fulgor a uma perdiz estufada com molho vilão.
Avidagos DOC Douro tinto 2016 | Quinta dos Avidagos Classificação: 16 Preço: 4,60 euros Estrutura simples mas sólida, vinho bem feito, a mostrar tipicidade duriense. Resulta bem com gratinados no forno, de forma geral, e gosta de legumes salteados em azeite e ervas aromáticas. Saladas tépidas de grão ou feijão-frade também irão bem.
Chaquedas Lote 5 Grande Reserva DOC Douro tinto 2014 | Quinta das Chaquedas Classificação: 18 Preço: 15,50 euros Perfil clássico, marcado pela grande frescura que revela. Floral e frutado intenso, sobre um fundo mineral, tornam o vinho apto à grande mesa, estufados longos e feijoadas ricas. Excelente com queijos curados ou velhos.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A classe conforto é muitas vezes utilizada para distinguir o aspeto do luxo acessível que é fazer uma viagem num mesmo meio de transporte mas com mais aconchegos físicos e espirituais. O nome é particularmente feliz e indica genericamente o que nos faz sentir bem. Uma salada de pepino com pistácio, por exemplo, pode ser terrível para quem não gosta e o paraíso para quem adora pepino.

Segue-se a parafernália de pratos, nomes e preparações que integra e configura, para nós e só para nós a plenitude do descanso e bem-estar. Os momentos são todos diferentes mas na silly season têm o denominador comum de merecerem o vinho à altura, é o único desleixo a que não nos podemos render. Fica uma lista de tipos de vinhos para ter sempre à mão. Boas provas!

Leia também:

7 vinhos para acompanhar com pratos vegetarianos
8 vinhos verdes que se devem beber neste verão
10 espumantes que o vão fazer borbulhar de alegria