Publicidade Continue a leitura a seguir

Estes são os 7 vinhos que deve provar em 2018

Percorra a fotogaleria para conhecer sete sugestões de vinhos que deve provar em 2018.
1. Casa Ferreirinha Reserva Especial DOC Douro tinto 2009 | Sogrape Preço: 175 euros Classificação: 18 Luís Sottomayor é um grande enólogo, coordena uma equipa de bons talentos e ao longo de cada ano, faz cinco a sete provas de tudo, vigiando de muito perto os activos vínicos, ao mesmo tempo que vai formando juízos sobre as diferentes colheitas topo de gama que estagiam em cave. Quando chega o momento da decisão, tudo está já claro e na verdade retrospectivamente não encontramos uma decisão mal tomada, o passar dos anos confirma a sua bondade. São inconfundíveis no estilo, estrutura e sensações. Este vinho, sendo Reserva Especial e não Barca Velha é, a todos os títulos, um grande vinho, merece estar na garrafeira de todo o enófilo esclarecido e dá um incrível prazer a beber. Se conseguir mantê-lo por mais quinze ou vinte anos, deve fazê-lo, vai envelhecer devagar e equilibrado.
2. Terrenus Vinha da Serra regional alentejano branco 2015 | Rui Reguinga Preço: 28 euros Classificação: 17,5 Mineral, notas salinas e uma frescura que dificilmente se encontra num vinho branco português. Vinhas velhas nos altos da Serra de S. Mamede, fustigadas por frio e vento, formação lenta dos bagos, o que acrescenta complexidade ao conjunto.
3. Mafarrico DOC Douro tinto 2014 | Álvaro Martinho Lopes Preço: 8,5 euros Classificação: 17,5 Elenco típico de castas durienses, o vinho foi feiro por mão experiente e que sabe que é de extrema importância a contenção na extração para atingir a elegância que apresenta na prova. O ano é favorável a vinhos a um tempo potentes e elegantes e este não é excepção. Belo vinho.
4. Quinta de Chocapalha Castelão regional Lisboa tinto 2015 | Soc. Agr. Mimosas Preço:8 euros Classificação: 16,5 Pouco conhecida e de certa forma mal amada, a casta Castelão está a conhecer momentos vibrantes da sua longa existência nos vinhedos nacionais. Sandra Tavares da Silva está a fazer um trabalho meritório aplicando enologia moderna a este encepamento clássico. Resultado notável.
5. Quinta do Monte Travesso Vinhas Velhas Reserva DOC Douro branco 2016 | Bernardo Nápoles de Carvalho Preço: 15 euros Classificação: 16,5 Um branco duriense que surpreende, com um perfil aromático floral e mineral e complexidade na boca que marca uma nova fase de produção de brancos nesta casa. Equilibrado em todas as fases da prova, termina longo e leve. Para guardar ainda por mais dois anos.
6. Proibido à Capela DOC Douro tinto 2016 | Márcio Lopes Preço: 18 euros Classificação: 16,5 Márcio Lopes é um enólogo produtor de vinhos que segue a filosofia minimalista, advogado do mínimo de intervenção e manipulação. Este vinho é feito a partir de uvas de uma vinha muito velha, com mistura de castas, cerca de dez por cento brancas. Muito original e saboroso.
Valle do Nídeo DOC Douro branco 2016 | Miguel Abrantes Preço: 8 euros Classificação: 16 Este produtor merece que o acompanhemos de muito perto, o desenvolvimento operado nos vinhos é notável, acompanhado de uma melhoria significativa da qualidade. Este entrada de gama apresenta uma sofisticação rara, apto à mesa, numa panóplia grande de pratos e petiscos.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Temos um ano inteiro pela frente, mais um em que devemos exigir o melhor aos produtores, mas um também em que sabemos que não iremos conseguir provar todos os vinhos que se fazem. Seguimos os produtores e os estilos que mais apelam aos nossos sentidos e, na medida do possível, colecionamos ou guardamos.

Podemos esperar este ano por um crescimento acentuado de brancos de muita qualidade, graus alcoólicos moderados e vinhos no geral menos manipulados e intervencionados. Damos-lhe uma ideia do que poderá encontrar e procurar, basta percorrer a fotogaleria acima. Boas provas!

 

Leia também:

Há um vinho dedicado a Renato Seabra e custa 1,90 euros
«Fazendo menos, os vinhos são mais interessantes»
João Manzarra abre novo espaço vegano num antigo talho