Publicidade Continue a leitura a seguir

Cocktails de autor para provar no verão de Lisboa

Percorra a fotogaleria para ver todos os cocktails. (Fotografia de Orlando Almeida/GI)
Passionfruit with Vanilla Rum Sour - Rio Maravilha Comida e cocktails, Portugal e Brasil. Dois conjuntos que andam sempre de mãos dadas no Rio Maravilha, o gastrobar localizado no quarto piso de um dos edifícios do LX Factory. O exotismo brasileiro faz-se representar pelo maracujá, ingrediente-chave de um dos cocktails mais populares do restaurante, que vai continuar no novo menu de bebidas, garante o barman Abou Thomas. O sabor caramelizado do rum é suavizado pela polpa do fruto e emparelha bem com o atum e pickle de tomate e uvas verdes, para quem quiser petiscar. (Fotografia de Orlando Almeida/GI)
Passionfruit with Vanilla Rum Sour - Rio Maravilha Ingredientes: Rum escuro Havana 7, sumo de limão e laranja, xarope de baunilha, clara de ovo e maracujá. Preço: 8 euros (Fotografia de Orlando Almeida/GI)
Tales of Thailand - Double9 Os cocktails do Double 9, no térreo piso dourado do 9Hotel Mercy, têm a particularidade de serem feitos a partir de chá. E o Tales of Thailand não é exceção. Ganhou recentemente o prémio de Melhor Cocktail de Lisboa, pela Lisbon Cocktail Week, e é uma bebida aromática, graças ao chá de erva-príncipe e hortelã-menta e ao kumquat, uma fruta cítrica asiática que é esmagada. Junta-se a tequila envelhecida, agave e depois sumo de lima, antes de levar um ligeiro polvilho de cacau e ser servido num copo alto, com folha de bambu e ráfia. (Fotografia de Orlando Almeida/GI)
Tales of Thailand - Double9 Ingredientes: Tequila Olmeca Silver, folhas de lima kaffir, kumquat fresco, sumo de lima, néctar de agave, água Preço: 9,5 euros (Fotografia de Double9)
Red Velvet Clover Club - Red Frog Há constatações surpreendentes no Red Frog, bar inspirado em várias fases da história da coquetelaria. Como saber que o «guloso, cremoso e frutado» Red Velvet Clover Club tem na sua composição vinho feito a partir de maltesers, preparado no autêntico laboratório que Paulo Gomes, barman e dono, ali instalou. E ainda bagas vermelhas (framboesas, morangos, groselhas e arandos), folha de morangueiro e creme de kefir, um probiótico que substitui o tradicional mascarpone do bolo red velvet. A finalizar, está um estaladiço crocante com chocolate e sabor a morango, chamuscado. Fica a dúvida: cocktail ou sobremesa? (Fotografia de Orlando Almeida/GI)
Red Velvet Clover Club - Red Frog Ingredientes: Citadelle gin, bagas vermelhas, maltesers, kefir Preço: 11 euros (Fotografia de Paulo Spranger/GI)
Old Thoughts - Boa Bao A história começa com um prato indonésio, que inspirou a dupla Diogo Martins e David Rodrigues a criar Old Thoughts, um dos seis cocktails com álcool da carta do Boa Bao. Por isso, a bebida é servida numa caneca com o formato de uma cabeça de macaco. Nada tema quem decida provar a bebida, no entanto. Tem notas de baunilha, graças ao whisky escocês Monkey Shoulder, envelhecido em barricas, e ainda extrato de gengibre e uma tónica gasosa com o sabor da planta. Apesar da canela ser fumada na hora do copo ir para a mesa, é frescura que se sente neste Old Thoughts.
Old Thoughts - Boa Bao Ingredientes: Whisky Monkey Shoulder, gengibre, maple syrup, ginger beer, hortelã e canela Preço: 10 euros
Spear - 100 Maneiras Pêra-rocha não seria o ingrediente mais óbvio de um cocktail de verão, mas Jorge Camilo transformou o desafio em possibilidade. Entre os novos 37 cocktails (com e sem álcool) da renovada carta do 100 Maneiras está este fresco Spear, adoçado pela fruta, combinada com vinho do Porto, canela, tequila e rum, adornado com um leque de pêra. Doce e fácil de beber. (Fotografia de Orlando Almeida/GI)
Spear - 100 Maneiras Ingredientes: Tequila Milagro, rum Saylor Jerry, Pêra, sumo de limão, erva príncipe, canela e xarope de agave Preço: 13 euros (Fotografia de Orlando Almeida/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Não são apenas os gelados que se querem frescos no verão. Com a subida da temperatura, os cocktails das grandes cidades mantêm a quantidade de gelo, mas recebem outros ingredientes. Mais frutados, menos pesados e mais doces ou cítricos. Escolhemos cinco de autor em Lisboa para substituir os clássicos pedidos de mojitos, margueritas e caipirinhas.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.