Publicidade Continue a leitura a seguir

A pequena rua do Porto onde cabe todo o comércio

Percorra a fotogaleria para ver mais imagens dos espaços comerciais da Rua da Conceição, no Porto. Na fotografia: Café Candelabro. (Fotografia de Pedro Correia/GI)
01. Café Candelabro Abriu em 2009 e tornou-se um fenómeno de popularidade, com livros para consultar no café. (Fotografia de Pedro Correia/GI)
02. A Lavandeira Esta lavandaria em tudo semelhante às americanas tem máquinas de secar, de lavar semi-industriais e wireless. (Fotografia de Artur Machado/GI)
03. Livraria Timtim por Tintim É uma livraria incontornável para os amantes da banda-desenhada. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
04. Conceição 35 Este bar, vocacionado para a comunidade LGBT, herdou o nome da própria rua. Tem uma carta de cocktails e snacks. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
05. Mercado 48 A loja tem paredes de pedra e apontamentos em madeira, o mesmo material de alguns dos artigos vintage e contemporâneos que vende. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
09. Ovelha Negra Este espaço, especializado na venda de materiais para quem faz tricô e crochet, abriu há oito anos na Baixa. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
10. Ó Maria No Ó Maria, todas as sanduíches se chamam Maria e, recentemente, chegaram os Manuéis, em forma de salada.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A rua da Conceição é seguramente das mais curtas do Porto e de uma ponta, junto ao largo de Monpilher, consegue-se ver a outra, a entrar na travessa de Cedofeita. Todavia, vai-se enchendo ao mesmo tempo que o sol se põe, graças à grande oferta de espaços de comer – ali há peixe, marisco, sushi, sanduíches, cozinha mediterrânica – e também de bares, alguns deles já referências na cidade.

Mas há outros espaços emblemáticos. Uma livraria de banda-desenhada antiga, uma peculiar loja de tricô e uma lavandaria self-service são outros dos pontos de interesse desta rua onde já esteve instalado, noutros tempos, o depósito de materiais da Fábrica de Cerâmica das Devesas. O seu nome, que ostenta desde 1974, deve-se à capela setecentista dedicada oficialmente à Conceição de Maria Santíssima, na Quinta do Pinheiro, situada na rua com o mesmo nome, que fica mesmo ali ao lado. Como a Rua da Conceição foi aberta em terrenos subjacentes à quinta, acabou por adotar a denominação da capela.

 

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Porto: 10 restaurantes para descobrir na rua das Flores
Uma rua histórica e de histórias para descobrir no Porto
Porto: há uma nova Brasão em rua de francesinhas famosas