Publicidade Continue a leitura a seguir

Praias a norte para mergulhar na tradição e património

Percorra a fotogaleria para conhecer 3 praias com tradição e património no Porto e em Vila Nova de Gaia.
Praia do Castelo do Queijo (Porto) O espaço pode ser visitado, todos os dias, exceto segunda-feira, entre as 13h00 e as 17h00. A entrada, que custa 50 cêntimos, permite ver uma série de objetos alusivos à história de Portugal e aos Comandos e, sobretudo, desfrutar da vista panorâmica.
Praia do Castelo do Queijo (Porto) Nesta praia do Porto, com vigilância, casas de banho, parque de bicicletas e outros equipamentos de apoio, estende-se a toalha na areia ou nas rochas. A paisagem é dominada por afloramentos rochosos, sem esquecer a antiga fortificação defensiva que lhe dá o nome: o Forte de São Francisco Xavier, popularmente conhecido como Castelo do Queijo. (Fotografias de Igor Martins/GI)
Praia do Castelo do Queijo (Porto) Diz a tradição que no sítio onde foi construído, em 1661, existiria uma pedra enorme e arredondada, idêntica a um queijo. Em 1832, aquando do Cerco do Porto, esse pequeno forte foi ocupado pelas forças miguelistas e bastante danificado pelas baterias liberais. Após muitos anos de abandono, funcionou como quartel do Destacamento n.º 1 da Brigada Naval do Porto, e desde 1975 está à guarda da Associação de Comandos da Zona Norte.
Praia da Granja (Vila Nova de Gaia) «Um ícone das praias portuguesas», é assim que Eduardo Fernandes, se refere à Praia da Granja, onde gere o café A Barraquinha, que já vai na terceira geração. Inicialmente, o negócio inseria-se dentro de uma castiça casinha de madeira, ali a pouco metros, mas em 2010, os proprietários viram-se obrigados a mudar de lugar por causa do Plano de Ordenamento da Orla Costeira. (Fotografias de Pedro Kirilos/GI)
Praia da Granja (Vila Nova de Gaia) A casinha, que entretanto foi demolida, começou por ser um bar de apoio à praia, há cerca de 70 anos, onde se vendia «água, refrigerantes e gelados», conta Eduardo. Sophia de Mello Breyner Andersen era uma das clientes assíduas. Mas a praia sempre teve frequentadores distintos. Aliás, escreveu Joaquim Leitão, em Mea Villa de Gaya, que a Praia da Graja era «uma das mais aristocraticas praias portuguêsas». Ainda hoje, famílias ligadas ao vinho escolhem esta zona para viver e passar férias. (Fotografia de Pedro Kirilos/GI)
Praia da Granja (Vila Nova de Gaia) Quanto à praia, a escassos metros da estação de comboio, encontra-se um areal relativamente pequeno, havendo uma zona concessionada com sombrinhas e cadeiras às riscas coloridas, «para recuperar o ambiente de outros tempos». Está disponível o aluguer de trotinetes elétricas e aos fins de semana é montado um castelo insuflável para crianças.
Praia do Senhor da Pedra (Vila Nova de Gaia) A Praia do Senhor da Pedra é uma das mais emblemáticas de Gaia, e não sem razão. O seu principal atrativo - a capela homónima - ergue-se num rochedo junto ao mar e só pela sua beleza e singularidade, vale uma visita. (Fotografias de Pedro Kirilos/GI)
Praia do Senhor da Pedra (Vila Nova de Gaia) Julga-se que a sua construção terá começado na década de 60 do século XVIII, e lê-se num dos seus paineis que «(...) é certamente o mais antigo lugar de culto da freguesia (...)». Garantidas estão as dezenas de visitas de curiosos e devotos que sobem os degraus para esta capela envolta em lendas e mitos. Outra das razões que a torna a escolhida de muitos banhistas é o enorme areal, pontuado por barraquinhas às riscas, e onde cabe uma rede para jogos de voleibol e duas balizas para os entusiastas de uma partida à beira-mar. O passadiço permite, também, que pessoas com cadeiras de rodas acedam ao areal e os carros anfíbios permitem levar pessoas com mobilidade reduzida ao mar.
Praia do Senhor da Pedra (Vila Nova de Gaia) Ali ao lado, vale a pena visitar a praia de Francelos. Aqui, os banhistas têm espaço de sobra para estender a toalha nas dunas ou no areal. Se a maré estiver vaza, um dos passatempos dos veraneantes é saltar de rochedo em rochedo e aproveitar as pequenas piscinas que se formam entre eles. Uma das características da praia, que a torna uma das mais bonitas da costa, é a foz da Ribeira de Canelas, que a delimita a sul.

Publicidade Continue a leitura a seguir

São de fácil acesso e têm todas as comodidades para quem gosta de estar sobre a areia sem sair do conforto que as cidades têm para oferecer. As praias do Porto, de Matosinhos e de Gaia são muitas e estão bem equipadas para aproveitar os fins de semana de verão em família, para praticar desporto ou visitar património que conta histórias da nossa costa. Percorra a fotogaleria para conhecer 3 praias com tradição e património no Porto e em Vila Nova de Gaia.

 

Leia também:

Duas praias no Porto ideais para ir em família
9 praias urbanas no norte obrigatórias neste verão
Esposende já tem duas praias onde os cães são bem-vindos