Publicidade Continue a leitura a seguir

O que abriu de bom no Grande Porto no último ano

Reveja nesta fotogaleria alguns dos espaços que chegaram ao Porto em 2016
Padaria Pão Nosso A marca Pão Nosso já é conhecida dos apreciadores de pão feito de forma artesanal, com farinhas biológicas, que se vendia em algumas lojas, cafés e feiras bio em vários pontos do país. Desde novembro que ganhou também forma como padaria, cafetaria e mercearia bio, abrindo o seu próprio espaço físico na Rua Barão de São Cosme, junto ao Jardim de São Lázaro e que, todos os dias, tem uma fornada de pão quente biológico às cinco da tarde. Pão Nosso Rua Barão de São Cosme, 187 (São Lázaro), Porto Tel: 960224273 Web: www.facebook.com/loja.pao.nosso Horário: Das 10h00 às 20h00. Encerra domingo.
Canti­nho dos Bragança Petiscos há mui­tos e variados no Canti­nho dos Bragança, que se instalou nos Poveiros com uma esplanada que não passa despercebida. Aqui, bebe-se cocktails clássicos, limonadas aro­matizadas e come-se queijos, saladas, tostas e pinchos. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI - Cantinho dos Bragança) Cantinho dos Bragança. Praça dos Poveiros, 47 (Poveiros/São Lázaro). Tel.: 939390500. Não encerra
Spirito Mais confortável e com um novo visual – assim é a nova loja da Spirito, onde não faltam os cupcakes, cheesecakes e bebidas que a tornaram famosa. De novo, há o chocolate quente de Maltesers, que é uma novidade no país, e o Spirito Sweet Room – um evento de degustação pago, onde chefs, alguns estrelados, vão confecionar diversas sobremesas, já a partir de janeiro. Spirito. Praça Gomes Teixeira, 39, Porto (Leões). Web: facebook.com/spiritocupcakes. De domingo a terça das 13h00 às 19h30; de quarta a sábado até às 00h00. Não encerra.
The Blini Em pouco tempo, o distri­to do Porto viu nascer dois restaurantes do chef Cor­deiro. O mais recente é o Blini, uma marisqueira com vistas para o centro histórico de Gaia, o Douro e a Ribeira portuense. Há menus de degustação (40, 55 ou 75 euros) com peixe vindo das lotas de Matosi­nhos e Angeiras. Rua General Torres, 344, Gaia. Tel.: 224055306. Encerra domingo e segunda. Preço: menus de 45 a 75 euros (Fotografia de Pedro Correia/GI)
Tapabento Depois do sucesso do Ta­pabento na Rua da Madei­ra, Isabel Canhola deci­diu abrir uma segunda ca­sa na Trindade. À frente da cozinha está o mesmo chef – Tó Mané Silva - que não foge do conceito ori­ginal: comida portuguesa com produtos locais, uma carta de vinhos do Douro e cervejas artesanais. Está de férias desde o natal, mas reabre portas a 16 de janeiro. Largo Dr. Tito Fontes, 147(Trindade), Porto Tel.: 963477131. Encerra à segunda. Preço médio: 25 euros
Pérola Negra O bar de alterne da Baixa, encerrado há anos, reabriu em novembro como discoteca vintage burlesca, mantendo grande parte da decoração original kitsch. Pérola Negra – Club Dancing Rua de Gonçalo Cristóvão, 288 (Baixa) Horário: sextas, sábados e vésperas de feriados das 23h00 às 06h00 Facebook: perolanegranoporto
Fábrica Handmade Café Abriu na Rua de Brito Ca­pelo, em Matosinhos, pa­ra servir refeições rápidas mas caseiras com um to­que italiano. O piso supe­rior funciona como galeria de arte, recebendo novas exposições todos os meses, e os clientes também po­dem criar as suas obras – basta pegar na cola, na te­soura e nos materiais que estão à disposição. Aceitam reservas para a noite de passagem de ano. Rua Brito Capelo, 108, Matosinhos. Tel.: 229380622. Encerra ao domingo Preço médio: 6,5 euros (Fotografia de Igor Martins/GI)
Coiote Bar A inspiração para o recente inquilino da Tra­vessa de Cedofeita foi o filme Coyote Ugly. A ele foi buscar o nome e a de­coração rústica, pontuada por fardos de palha, e on­de predomina a madeira. Travessa de Cedofeita, 60 (Cedofeita), Porto. Web: facebook.com/coiote.bar. Não encerra (Fotografia de Maria João GALA/GI)
Árvore do Mundo No novo restaurante vegetariano da Batalha, a decoração e os pratos definem-se de igual forma: coloridos e confortáveis. Neste lugar aconchegante, a ausência de carne, peixe, e brevemente ovos e queijo, não significa comida insípida – bem pelo contrário. Seja desdobrada - a versão vegetariana de tripas à moda do Porto -, hambúrguer de alheira vegetal, tofu espiritual ou polenta com estufado de soja, tudo o que chega às mesas é saboroso e confecionado pela proprietária Joana Esteves. Árvore do Mundo. Rua Duque de Loulé, 228 (Batalha). Tel.: 223244513. Web: facebook/CasaArvoredoMundo.Terça a quinta das 12h30 às 19h30; sexta e sábado das 12h30 às 00h00 (exceto dias 24 e 31 de dezembro) Encerra segunda e domingo. Preço médio: 10 euros
Geladaria do Porto A aposta principal da Gelataria do Porto são os sabores de gelados clássicos, mas com toda a qualidade e carinho que Miguel Santos lhes consegue imprimir. O proprietário, que abriu esta que é a primeira geladaria artesanal na Rua de Cedofeita, orgulha-se, sobretudo, do esparguete de gelado – criado com uma máquina que «espreme» o produto até sair em fios. Gelataria do Porto Rua de Cedofeita, 186 Tel.: 916836550 A partir de 1,90 euros
Pisca Com vista sobre os bar­cos no Cais do Marégrafo são servidas tapas e petis­cos com inspiração bas­ca, neste espaço que deu sabor ao verão na cidade. Da carta destaca-se o pão com presunto e cogume­los, o tártaro de atum com base crocante e os cala­mares com limão e aïoli de amêndoa. Rua do Passeio Alegre, 294 (Foz), Porto Tel.: 220131951. Não encerra. Preço médio: 20 euros (Fotografia de Igor Martins/GI)
Peixaria do Bairro «Toda a gente vai procu­rar peixe fresco a Matosi­nhos e achei que faltava aqui um bom lugar de pei­xe na grelha», explica Jor­ge Costa, que abriu a Pei­xaria do Bairro na Foz. Pa­ra tal, foi preciso apenas um bom assador e uma decoração a condizer com o conceito, sem pretensio­sismos, remetendo para o ambiente de praia. Além de peixe grelhado há marisco. Rua Senhora da Luz, 142, Porto (Foz). Tel.: 913047730. Encerra à segunda. Preço médio: 25 euros (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
Ammar Abriu para colmatar a fal­ta de sítios onde comer fo­ra de horas em Leça da Palmeira. Mas a novida­de não é só essa. O restau­rante e petisqueira à bei­ra-mar, com dois andares, tem, na esplanada, uma bola que serve como sala de jantar privada com vis­tas para a praia. Funcio­na também como bar, ser­vindo cocktails clássicos e de autor. Está encerrado provisoriamente até 5 de janeiro. Rua de Fuzelhas, 5, Leça da Palmeira. Tel.: 229958241. Não encerra. Preço médio: 25 euros (Fotografia de Igor Martins/GI)
Novo Molhe O Novo Molhe é para quem gosta de sushi mas não quer deixar os amigos ou familiares de fora da experiência gastronómica. Na carta deste restaurante com vista de praia também há tapas portuguesas e gelados artesanais. Novo Molhe Praia do Molhe, Porto Tel: 917531031 De domingo a quarta das 10h00 às 24h00 e de quinta a sábado das 10h00 às 2h00. Preços: Menus de almoço a partir de 12,90 euros; à carta entre 17,50 e 22,50 euros.
Man­gá Sushi House A Man­gá Sushi House, em Cedo­feita, inspira-se nas casas tí­picas japonesas e na banda desenhada nipónica, trazen­do para o Porto um pouco da cultura oriental. Rua de Cedofeita, 1 (Cedofeita), Porto. Tel.: 222011425. Não encerra. Preço médio: 40 euros (Fotografia de Adelino Meireles/GI)
Cabaré Ao fim da tarde é um es­paço tranquilo para beber um copo depois do traba­lho, à hora de jantar serve refeições e, depois, despe--se do mobiliário para funcionar como bar. Isto, no andar de baixo, porque o de cima é para refeições. Nas traseiras, há uma ou­tra sala de refeições pa­ra jantares de grupo e pri­vados. O espaço que mais surpreende é o lounge no pátio interior que foi transformado em jardim. Rua Conde de Vizela, 149 (Baixa), Porto Tel.: 911810232. Não encerra (Fotografia de Igor Martins/GI)
Ego Bar & Lounge João e David Costa insta­laram o seu Ego na pra­ça, aproveitando o gene­roso passeio onde fize­ram esplanada. O objetivo foi criar um local onde se pudesse «passar um bom bocado a conversar e a be­ber um copo com música tranquila e sem grandes distrações». Praça Carlos Alberto, 86 (Baixa), Porto Tel.: 223195870. Encerra à segunda (Fotografia de Fábio Poço/GI)
Escalar a Ponte da Arrábida Desde o Dia de São João que é possível subir os 262 degraus do arco da Ponte da Arrábida, a última sobre o Douro, antes do Atlânti­co. Além de dar a conhe­cer de perto esta obra do engenheiro Edgar Cardo­so, inaugurada em 1963, o projeto Porto Bridge Climb quer que os visitantes usu­fruam de forma diferente da cidade. Pode e deve le­var máquina fotográfica. Rua do Ouro, 680. (Massarelos), Porto Web: portobridgeclimb.com. Preços: 9,5 euros (segunda a sexta); 12,5 euros (fim de semana e feriados (Fotografia de Adelino Meireles/GI)
Casinha Boutique Café Os bolos caseiros da Casi­nha chegaram à Rua Mou­zinho da Silveira, ao lugar de dois andares que aco­lheu a Spirito. Fiéis clien­tes continuam a poder en­contrar bolos, muffins e bebidas de café, mas agora também há tigelas de açaí, um novo brunch e ainda o famoso cheesecake, que aqui é terminado no forno, em vez de ser no frio. Rua Mouzinho da Silveira, 324 (Baixa), Porto. Tel.: 223241377. Não encerra
Nook Os hambúrgueres de Paulo Tomé e Alexandra Paiva saltaram da cozinha do casal para um nook (recanto em inglês) na Rua São João de Brito, mesmo ao lado da Avenida da Boavista, numa zona onde a oferta gastronómica não abunda, e onde ambos sempre viveram. No espaço de inspiração industrial, onde sobressaem alguns apontamentos de cor, são servidos hambúrgueres gourmet, pregos em pão e em prato, e saladas. Nook Hamburgueria & Pregaria Rua São João de Brito, 32 (Boavista) Tel.: 220124895 Web: Nook Hamburgueria & Pregaria Das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h00. Encerra domingo Preço médio: 8 euros
Boîte O centenário edifício do número 119 da Rua de Passos Manuel já acolheu um cinema, um bingo e, mais recentemente, uma discoteca e um restaurante, todos com o nome de Olympia. Em março reinventou-se e passou a ser a Boîte, do francês «caixa», um dos bares/discoteca da Invicta. A máxima da casa é: Pense en dehors de la boîte, amuse-toi dans la boîte (Pensa fora da caixa, diverte-te na caixa). A Boîte apresenta um conceito «urbano e vanguardista» e assume-se «de forma despretensiosa como uma lufada de ar fresco na cosmopolita noite da cidade do Porto». Rua de Passos Manuel, 131 (Baixa) Tel:: 914424280 Web: www.boiteporto.pt Sextas e sábados das 00h00 às 06h00
Havaianas Na Rua de Santa Catarina instalaram-se os co­loridos chinelos da Ha­vaianas, que tem como companhia alpercatas, galochas e acessórios. Havaianas. Rua de Santa Catarina, 236 (Baixa), Porto. Encerra ao domingo
Grigio Chama-se Grigio, que significa «cinzento», em italiano, mas não quer ser conhecido como restaurante italiano. Não que não haja no cardápio massas e pizas, porque há, mas há muito mais do que isso. A carta é variada e «dá destaque ao que melhor há na dieta mediterrânea», esclarece Rui Baptista, proprietário e gerente do espaço. Procura-se os «sabores à antiga», valorizando os produtos de qualidade. Ossobuco, bacalhau e polvo confitado, bifes e massas são alguns exemplos da carta pensada pelo chef Flávio Palma e o seu amigo, também chef, José Pedro Moreno. Grigio Rua do Almada, 344 (Baixa) Tel.: 915551669 Das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 00h00; sexta e sábado, até às 01h00. Encerra à segunda. Preço médio: 25 euros
Casa do Design Durante o verão, Matosinhos viu nascer a Casa do Design, equipamento inaugura­do na antiga garagem da câmara, e gerido artisticamente pela ESAD. Burilada – Arte-Factos para a Sobrevivência é o nome da primeira exposição. Casa do Design Edifício dos Paços do Concelho. Rua Alfredo Cunha, Matosinhos Encerra ao domingo. Entrada livre (Fotografia de Igor Martins/GI)
Gostar de Ler Tem um nome assim tão simples – Gostar de Ler – a nova livraria de livros usados que abriu em outubro numa «rua com alma» no coração da cidade. Na Gostar de Ler é possível encontar livros de escritores como José Saramago, José Gomes Ferreira, David Mourão-Ferreira, Maria Velho da Costa, Eugénio de Andrade, Virgílio Ferreira ou Ruben A., António Lobo Antunes ou Alves Redol. Bem como revistas várias e publicações de ilustração, por exemplo de Stuart Carvalhais. Rua Mártires da Liberdade, 120, 4050-359 Porto Tel: 220982433 Horário: De segunda a sexta, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 19h00; sábado, das 9h00 às 13h00; fecha domingo. Preços: Livros a partir de 4 euros e revistas a partir de 8
Cave Poças Júnior A centenária Poças Jú­nior abriu a sua cave para vi­sitas. Durante a tour ao arma­zém de envelhecimento dos vinhos pode aprender--se mais sobre o trabalho que é feito no local. No final, o vi­sitante prova os Tawny que construíram a reputação da casa. Poças Júnior Rua Visconde das Devesas, 186, Vila Nova de Gaia. Tel.: 223771070 (Fotografia Igor Martins/GI)
Grua Surf Co. No espaço toda a atenção vai para as pranchas, calções de banho, biquínis, mochi­las, óculos de sol, relógios e material técnico. O café e a exibição de filmes fazem também da loja um espaço de convívio. Rua Roberto Ivens, 295, Matosinhos Web: facebook.com/GRUA­SurfCo Não encerra
Chua A primeira loja da Chua, marca dedicada ao uni­verso do bebé e dos pais, abriu na Rua do Almada. Roupa para recém-nas­cidos e crianças, acessó­rios e mobiliário produ­zido em Portugal preen­chem o lugar. Rua do Almada, 348, Porto (Baixa) Web: chua.pt Encerra ao domingo
Terapia Wine Bar No novo bar dedicado aos vinhos, entre o jardim de São Lázaro e a Faculdade de Belas Artes, apela-se mais ao convívio entre copos do que à pura degustação. Despretensioso, mas elegante, pequeno, mas confortável e com esplanada, o Terapia Wine Bar é um projeto de António Neves, que depois de ter passado vários anos a trabalhar em bares, discotecas e restaurantes, decidiu abrir o seu espaço. Rua Barão de São Cosme, 155, Porto (Poveiros/São Lázaro). Tel.: 223225085. Encerra ao domingo (Fotografia de Leonel de Castro/GI - Terapia Wine Bar)
Mademoiselle O nome francês estende-se à oferta desta pastelaria-padaria que abriu em frente à Praia da Luz, pe­la mão de um casal que trocou França pelo Por­to. Croissants folhados e éclaires fazem companhia a baguetes de vários tama­nhos e feitios, e até os pra­tos de almoço têm toque francês. Avenida do Brasil, 95 (Foz), Porto Tel.: 220160229. Não encerra. Web: facebook.com/MademoisellePavy (Fotografia de Fábio Poço/GI)
Prégar Em julho chegaram ao Largo de São Domingos os pregos de lombo, do Prégar. Atum, picanha ou vegeta­riano são as outras possibi­lidades de recheio. Prégar, Largo de São Domingos nº 96, Porto Tel.: 222034153. Encerra à terça. Preço médio: 10 euros
S.O.S No pequeno espaço do Largo de São Domingos, o maris­co é servido ao natural – co­mo as amêijoas e as ostras e o peixe, em ceviche ou em tártaro, como é o caso do salmão ou do bacalhau. S.O.S, Largo de São Domingos nº 33. Tel.: 223222861. Encerra à segunda. Preço médio: 20 euros (Fotografia de Adelino Meireles - S.O.S)
À Bolina O bar e casa de petiscos dedicado a Trás-os-Montes está ins­talado num edifício com mais de dois séculos em frente ao Douro. Os vinhos são todos do Douro e de Trás-os-Montes e os petis­cos regionais. Os cocktails não fogem à regra, como é exemplo o porto tónico e a caipirinha de Favaios com noz-moscada. Avenida Gustavo Eiffel, 202 (Ribeira), Porto. Tel.: 223224695. Não encerra (exceto dia 31) (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
Meia Dúzia As bisnagas de compota, creme de chocolate com fruta, e mel da Meia-Dú­zia ganharam um lugar na Rua das Flores. O es­paço desdobra-se em lo­ja e área de degustação, de onde podem ser pedidas tábuas de queijos, de pre­sunto e saladas, para har­monizar com as compo­tas. A oferta inclui ainda chás e licores. Rua das Flores, 171, Porto (Baixa) Web: meiaduzia.pt
Bocca Pa­ra ir conhecer o Bocca, que desde o verão ocupa o lugar onde duran­te anos esteve a cervejaria Portu­gália, vale bem a pena sair da concentração de restaurantes da Baixa e não só pela beleza da paisagem. Na carta há pratos clássicos, como o costoletão ou o bacalhau ou robalo, outros mais na moda – ceviches e os carpac­cios – e ainda uma boa oferta de pizas, já que o Bocca é também uma pizaria tradicional. Rua do Passeio Alegre, Jardim das Sobreiras (Foz). Tel: 226170004. Facebook: restaurantebocca Todos os dias, das 12h00 às 15h00 e das 20h00 às 23h00 (até às 16h00 e às 00h00 ao fim de semana). Preço médio: 25 euros.
Conversas Vadias Na antiga rua de Agostinho da Silva nasceram as Conversas Vadias, o novo restaurante portuense que liga o Japão a Portugal. Pratinhos de ceviche, húmus de abacate, takoyaky tuga (um prato japonês reinventado com sardinha e molho verde), salada de pepino, dumpling de alheira e bifana japonesa (a nossa bifana com um molho agridoce), são algumas das sugestões para partilhar.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Foram muitos os restaurantes, lojas, projetos ambiciosos e até experiências que chegaram ao Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Leça da Palmeira em 2016. Uma retrospetiva do último ano para ver na fotogaleria acima.