Publicidade Continue a leitura a seguir

Folares para todos os gostos nas feiras de norte a sul

Percorra a fotogaleria para ficar a conhecer as feiras de folar.
1. Feira de Folar de Valpaços Este evento, que vai já na sua XIX edição, é uma das feiras mais famosas de Trás-os-Montes. Entre dias 7 de abril (sexta-feira) e 9 (domingo de ramos), o Pavilhão Multiusos de Valpaços recebe o evento. O folar de Valpaços é retangular, cozido em forma. A massa é enriquecida com ovos, azeite e margarina ou banha. Para rechear utiliza-se carne de porco em vários formatos (salgadas e fumadas). Estarão presentes na feira dezenas de expositores para vender folar, mas também outros produtos transmontanos, como azeite, vinho, bolo podre, mel, azeitona e frutos secos. Para ver a programação completa da feira consultar a página ofical do evento: feiradofolar.valpacos.pt
1. Feira de Folar de Valpaços
1. Feira de Folar de Valpaços
2. Feira do Folar e do Azeite de Izeda No concelho de Bragança, nordeste transmontano, Izeda é uma freguesia conhecida pela sua cultura de olivais e produção pecuária. O folar é tipicamente transmontano, com carnes. Além deste e de outros produtos regionais (doces, enchidos, azeitonas), haverá também muito artesanato local. Para animar o evento, na sua 18ª edição, dias 8 e 9 de abril, não faltarão gaiteiros. (Fotografia de Glória Lopes/GI)
3. Feira do Folar e Produtos da Terra de Carrazeda de Ansiães Na vila de Carrazeda de Ansiães, junto ao Douro, realiza-se no fim de semana de Páscoa - dias 15 e 16 de abril - a Feira do Folar e Produtos da Terra. Como o nome indica, além de folares, haverá muitos produtos típicos de Trás-os-Montes e Alto Douro.
4. Festival do Folar do Pechão O doce folar de Olhão também é conhecido como folar de folhas. Nada tem a ver com os transmontanos. Nesta Feira na Freguesia de Pechão, na sua 19ª edição, é possível provar e comprar este bolo de Páscoa tradicional do Algarve, feito com canela, açúcar, limão e manteiga derretida. A feira realiza-se domingo, dia 9, mas um dia antes em Olhão, pelo quarto ano consecutivo haverá um folar gigante na rua do Largo da Restauração. A iniciativa é do chef Filipe Martins, que este ano inova com um folar de carne.
5. Feira do Folar de São Marcos da Serra. Este é um típico folar doce decorado com ovos inteiros cozidos. É feito com massa levedada com fermento de padeiro, açúcar, canela e erva-doce. O festival em São Marcos da Serra, freguesia do concelho de Silves, na sua XIX edição, realiza-se no fim de semana de Páscoa, de 14 a 16 de abril. Haverá muita música tradicional, uma noite de fado e muitos produtos serranos para conhecer.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Doces e salgados, com várias carnes e enchidos ou ovos cozidos, muitas são as variações do folar da Páscoa (ou bolo finto, no alto Alentejo). Tentar perceber de onde vem a tradição de se comer folar na Páscoa é uma tarefa difícil.

Por um lado, simboliza a fartura depois do período de jejum que é a Quaresma, para quem segue a tradição católica, ou apenas uma forma de partilha e reconciliação, com raízes na celebração do início da época quente. Uma lenda que está associada com o folar é a de Santa Catarina.

Conta o mito que a aldeã Mariana rezava à Santa pedindo-lhe marido. Logo lhe apareceram dois pretendentes: um fidalgo e um lavrador. Indecisa, e depois de algumas peripécias, decidiu-se pelo lavrador. Pouco antes do casamento, teve medo que o fidalgo ciumento atentasse contra a vida do seu noivo e voltou a rezar.

Antes de sair para se casar, no domingo anterior ao domingo de Páscoa (chamado de ramos), tinha um folar de ovos em cima da mesa, tal como o fidalgo e o noivo. Obra de Santa Catarina que simboliza a reconciliação. Normalmente, é no domingo de ramos que os padrinhos oferecem o folar aos afilhados.

Mas o folar estará também ligado à tradição judaica. Nomeadamente, o que tem os ovos cozidos. A presença deste é maior nas regiões onde os judeus e cristãos-novos tiveram mais impacto e está relacionado com a celebração, no início da primavera, do Purim. Na tradição sefardita, este pão chama-se Huevos de Haman ou Foulare, que em ladino, a língua dos judeus ibéricos, significa ‘embrulhado’.

No Purim celebra-se a vitória da rainha Ester e do seu tio Mordecai sobre Haman, que tentou destruir os Judeus do Império Persa, como descrito no «Livro de Ester», do Antigo Testamento. As tradições desta festa passam por dar dinheiro aos desfavorecidos, oferecer prendas em forma de comida, beber álcool e comer o foulare, onde o ovo representa Haman na prisão.

Doce ou salgado, para crentes e não crentes, o folar está aí para aconchegar estômagos neste início de primavera.