Publicidade Continue a leitura a seguir

Esta é uma das praias fluviais mais concorridas de Gaia

Percorra a fotogaleria para ver as imagens desta praia fluvial. (Fotografia Artur Machado / Global Imagens)
Desde o areal avista-se um comboio a atravessar o rio ou os barcos turísticos a percorrê-lo. (Artur Machado / Global Imagens)
A proximidade à zona urbana e as águas calmas e propícias a banhos são dois dos atrativos. (Artur Machado / Global Imagens)
A praia fluvial é ladeada à direita pela Ponte do Freixo. (Artur Machado / Global Imagens)
Em frente da praia passa ainda um troço do passeio e ciclovia que une a Ponte do Infante ao Palácio do Freixo. (Artur Machado / Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Seja pelas águas calmas e propícias a banhos, a proximidade à zona urbana, a prática de pesca desportiva ou a comunhão das três, certo é que o Areinho merece uma visita. A praia fluvial é ladeada à direita pela Ponte do Freixo e da toalha a vista alcança a encosta portuense limitada à esquerda pela ponte São João, a D. Maria Pia e, por último, a do Infante.

A cada passo vê-se um comboio a atravessar o rio ou os barcos turísticos a percorrê-lo. Mas no areal o dia não tem tantas agitações. Ora se descansa numa espreguiçadeira ora se dá um mergulho sob o olhar atento do nadador-salvador.

A vista da praia fluvial do Areinho, em Oliveira do Douro. (Artur Machado / Global Imagens)

Ali ao lado há um parque de merendas, resguardado do sol pela copa das grandes árvores que o povoam. Com vista para o rio, é o lugar ideal para fazer um piquenique em família ou com os amigos, sem ter de levantar as toalhas para ir procurar mesa longe da praia. Em frente passa ainda um troço do passeio e ciclovia que une a Ponte do Infante ao Palácio do Freixo, num percurso ladeiro ao rio.

Depois do almoço, se toda extensão do passeio fluvial parecer demasiado para uma caminhada, há, em alternativa o passadiço em madeira que liga o Cais de Quebrantões ao Jardim do Areinho.

Morada:
Alameda Areinho, 340
GPS: 41.1389,-8.5853

Leia também:

A norte há uma porta para o paraíso ainda em estado puro
Praias a norte para mergulhar na tradição e património
A nova casa para amantes de carne fica entre Famalicão e Guimarães