Publicidade Continue a leitura a seguir

6 praias paradisíacas a não perder na Galiza

Percorra a fotogaleria para conhecer algumas das praias galegas que merecem uma visita. (Fotografia Google)
1. Praia de Samil, Vigo Fica nos arredores de Vigo, a uma curta viagem de automóvel do Porto, e é a praia mais famosa da cidade. Pela sua extensão (tem cerca de um quilómetro), mas também pelo longo paredão onde estão restaurantes, lojas e cafés, mas também várias infra-estruturas de lazer. Existe um campo de basquetebol, um parque com halfpipe para andar de patins e skate, tudo isto com vista para as ilhas Cíes. Viradas para a praia estão também quatro piscinas com chuveiros e escorregas que fazem a delícia dos mais novos. (Fotografia Google)
2. Praia das Catedrais, Ribadeo No município de Ribadeo, a quase duas horas de Santiago de Compostela, encontra-se um dos melhores segredos da comunidade espanhola galega. A praia das Catedrais está para a Galiza como a fotogénica praia de Benagil está para o Algarve. São muitos a querer visitar este areal que é monumento natural e famoso pelos arcos formados por rochas, que têm a particularidade de ficar parcialmente submersos em períodos de maré alta. A praia só é visitável quando a maré está baixa, o que a torna ainda mais desejável de visitar. Durante os meses de maior afluência, entre julho e setembro, é inclusive necessária uma pré-reserva (gratuita) neste site para poder aceder ao areal. (Fotografia Google)
3. Praia de Rodas, Ilhas Cíes A 150 quilómetros de carro do Porto está Vigo, cidade de onde saem embarcações com destino a este arquipélago conhecido por Ilhas Cíes. Na verdade são três ilhas e um ilheu, sendo que a mais conhecida é a do Faro, cujo acesso é garantido por várias companhias que fazem viagens regulares de barco. É possível acampar e comer por ali e o que não faltam são areais para percorrer, apesar da água ser gelada. A praia de Rodas é uma das mais populares por ficar junto ao cais de embarque, mas existem outras como a dos Alemães, muito frequentada por naturistas. (Fotografia Google)
4. Praias de Riazor e Orzán, Coruña A baía, formada pelas praias de Riazor e Orzán, é uma das imagens-postal da Coruña, até porque fica mesmo junto ao centro da cidade. As duas são apenas separadas por um troço da antiga muralha da Coruña, que foi requalificada nos últimos anos, e é ao longo destas que se desenvolve o passeio marítimo, perfeito para dar uma corrida pela manhã. Embora a temperatura da água seja quase sempre fria, o areal ganha pontos por ter extensão suficiente para haver distanciamento entre toalhas. (Fotografia Google)
5. Praia de Carnota, Muros A oeste de Santiago de Compostela, a pequena localidade de Carnota não é um destino óbvio para quem visita a Galiza. Há quem passe por ali a caminho do cabo de Finisterra, mas há bons motivos para ficar e conhecer este cantinho à beira-mar, rodeado por natureza. Um deles é a praia de Carnota, com sete quilómetros de comprimento quando a maré está baixa e um longo passadiço que atravessa uma grande extensão dunar. (Fotografia Google)
6. Praia do Vilar, Ribeira Este areal faz parte do Parque Natural de Corrubedo, que fica a uns 60 quilómetros de carro de Santiago de Compostela, no litoral galego. Para lá chegar, basta deixar o automóvel junto à entrada do Centro de Interpretação e receção do parque e seguir o passadiço de madeira de um quilómetro que vai ter até à Praia do Vilar. Existem outras praias dentro deste complexo, que tem no total 1000 hectares, com duas rias, três mil aves aquáticas, espécies endémicas pela floresta, uma lagoa de água doce, outra salgada e duna móvel que pode chegar aos 20 metros de altura. (Fotografia Google)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Uma viagem de hora e meia – e pouco mais do que 100 quilómetros – é o que basta para cruzar a fronteira espanhola, desde o Porto. O que faz da Galiza uma escapadinha perfeita de fim de semana ou um provável destino de férias de verão. Que a viagem sirva também para ficar a conhecer algumas das praias mais paradisíacas da comunidade autónoma, umas mais conhecidas, outras autênticos segredos. E se a temperatura da água é (seguramente) mais fria do que em Portugal, o cenário em redor compensa e bem.

Percorra a fotogaleria para ficar a conhecer seis praias galegas.

Leia também:

Galiza: Onde comer e ir em Santiago de Compostela
Estas ilhas de sonho ficam a duas horas de carro do Porto
Ourense: Conhecer a cidade galega além das termas