Publicidade Continue a leitura a seguir

Póvoa de Varzim e Vila do Conde: onde ir de passe na mão

Percorra a fotogaleria para ver mais imagens deste roteiro de passe na mão entre o Porto e Póvoa de Varzim. Na fotografia: a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, em Póvoa de Varzim. (Fotografia de Paulo Jorge Magalhães/GI)
PÓVOA DE VARZIM Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição Conhecido entre os poveiros como Castelo da Póvoa, este monumento foi construído no século XVIII, a mando do rei D. Pedro II, para defender a cidade dos ataques de piratas. Hoje, é um espaço que se pode visitar, com restaurantes e um bar, que permitem usufruir de outra forma do interior das muralhas, passando o seu imponente portal. Come-se sushi no Velvet Sushi & Cocktails, comida tradicional portuguesa no Solar das Iscas e cozinha de autor no eLébê. Se a vontade for de petiscar sugere-se o Ostras & Co, onde o marisco domina a carta, com sugestões como percebes, ouriços, mexilhões, camarões de cebolada e, claro, ostras. Já no Maldito Wine Bar encontram-se vinhos escolhidos a dedo, que acompanham pimentos padrão, presunto, enchidos e conservas. (Fotografia de Paulo Jorge Magalhães/GI)
PÓVOA DE VARZIM Restaurante Egoísta Há dez anos, que o chef Hermínio Costa conduz os destinos deste restaurante sofisticado que, por estar no Casino da Póvoa, só permite a entrada a maiores de 18 anos. Aposta-se na cozinha do mundo, privilegiando os peixes e mariscos da nossa costa, ou não estivesse o Egoísta em frente ao mar. Há dois menus de degustação a experimentar, um de quatro pratos e outro de seis. (Fotografia de Pedro Correia/GI)
PÓVOA DE VARZIM Nina Coop Store É, ao mesmo tempo, loja de artesanato e roupa feita à mão e mercearia vegana, com espaço ainda para workshops e aulas de costura. Neste espaço multifacetado, a oferta é ampliada, ao fim de semana, graças a uma parceria com a pastelaria Boca de Leão, que disponibiliza bolos veganos e sem glúten. (Fotografia de Leonel de Castro/GI)
PÓVOA DE VARZIM Clube da Praia Há vários motivos para rumar a este clube ao lado da Praia dos Beijinhos e entre eles estão as cinco academias. Ali pode-se experimentar padel, ténis, beach tennis, futvolei e squash ou ainda praticá-los reguglarmente, em aulas. Há também uma clínica de fisioterapia, duas lojas e um atrativo de peso: o Bar do Clube, que serve francesinhas, massas, bolos, tostas e aquele que intitulam «O Melhor Prego do Mundo». No verão, o Honi Beach Club abre as suas portas para festas. (Fotografia de Cristiana Milhão/GI)
VILA DO CONDE Biferia Em terra de pescadores, destaca-se um restaurante para carnívoros: a Biferia aposta em carnes de qualidade superior feitas na brasa, com destaque para as maturadas e de raças autóctones, de que são exemplo a Mirandesa, a Barrosã, a Arouquesa, a Minhota. Há cortes individuais e para mais do que uma pessoa, a saborear com a ajuda de navalhas feitas na aldeia de Palaçoulo, em Miranda do Douro. (Fotografia de José Carlos Marques/GI)
VILA DO CONDE Pubblik No bar Pubblik, pode-se escolher entre cerca de 120 referências de gins, inclusive japoneses, e vários cocktails de autor nascidos da criatividade do proprietário. Ele é Fábio Gomes, bartender autodidata, que criou, por exemplo o cocktail Mexicano, com tequila, xarope de malagueta, raspa de chocolate e viaja numa caixa de onde sai fumo. Também se pode ir lá saborear uma tábua de queijos e enchidos, uma tosta ou uma taça de açaí – no interior ou na pequena esplanada. (Fotografia de Cristiana Milhão/GI)
VILA DO CONDE Museu das Rendas de Bilros Mantilhas, vestidos de noiva e outras peças - entre elas, a maior renda de bilros do mundo – estão em exposição neste museu dedicado à técnica artesanal que é um dos ex-libris de Vila do Conde. Fica na Rua de S. Bento (que inspirou o poema de Ruy Belo «Esta rua é alegre») e integra ainda uma oficina onde trabalham rendilheiras e uma Escola de Rendas de Bilros, com alunos dos 5 aos 79 anos. (Fotografia de André Rolo/GI)
VILA DO CONDE Menina Bio Nesta mercearia biológica vende-se sobretudo a granel. Frutos secos, farinhas, leguminosas, sais e especiarias são alguns dos produtos alojados em frascos, numa loja que oferece diversas opções vegan e sem glúten e ainda acolhe workshops. Um dos mais recentes teve como tema o upcycling. (Fotografia de José Carmo/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Entre a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, em Póvoa de Varzim, e a mercearia biológica Menina Bio, em Vila do Conde, bons motivos não faltam para sair nestas duas estações da linha vermelha do metro do Porto, e explorar o que as duas cidades à beira-mar têm para oferecer.

 

Percorra a fotogaleria para ver mais imagens deste roteiro de passe na mão entre o Porto e Póvoa de Varzim.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Vila do Conde tem uma nova loja de produtos de autor
Ambiente familiar numa guesthouse na Póvoa de Varzim
Comer, beber e dormir: as novidades da Póvoa de Varzim