Publicidade Continue a leitura a seguir

Concurso aberto a todos vai eleger a melhor fotografia do Gerês

(Fotografia: Cristiana Milhão/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Tem sido um dos destinos de eleição mais populares no verão deste ano e vai continuar em destaque. Um concurso que pretende chamar a atenção para a beleza e as características únicas da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, está a decorrer até 18 de setembro para fotógrafos amadores e profissionais. A melhor imagem desta reserva, classificada pela UNESCO há cerca de uma década, vai ser avaliada por um leque de jurados e exposta, assim como as restantes melhores classificadas, numa exposição no Gerês em data e local a definir. Além disso, o autor da melhor imagem ganha ainda duas noites numa unidade hoteleira situada na reserva.

Qualquer pessoa pode participar neste concurso, com uma fotografia sua, a cores ou a preto e branco, do Parque Nacional da Peneda-Gerês e do Parque Natural Baixa Limia – Serra do Xurés, os dois pulmões verdes que compõe a reserva. O objetivo é “divulgar a beleza e a harmonia ambiental da Reserva junto de um público nacional e internacional”, lê-se no comunicado sobre esta iniciativa, organizada pela Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional – Norte (CCDR-N) e pelo MIRA Forum.

O regulamento, que pode ser consultado aqui, indica que cada pessoa pode submeter até três imagens, sendo que todas estas devem ter sido captadas de 2009 até aos dias de hoje. A edição de imagens é permitida, sendo admitidas montagens ou colagens, por exemplo. Basta enviar a participação pelo e-mail concurso.geres.xures@gmail.com e esperar pelos resultados, anunciados a 25 de outubro, depois da avaliação do júri, composto por membros da CCDR-N, da ADERE Peneda-Gerês, da Agência de Turismo da Galiza, da Universidade do Porto e do MIRA Forum.