Publicidade Continue a leitura a seguir

7 jardins e parques para fazer um piquenique no Grande Porto

Percorrer a fotogaleria para conhecer sete lugares frescos para fazer piqueniques. (Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)
1. Parque da Quinta das Freiras, Rio Tinto Mesmo no centro de Rio Tinto encontra-se este agradável parque, onde os visitantes se podem entreter a observar os patos no lago, a jogar futesal no ringue desportivo, ténis nos courts ou fazer exercício físico no circuito de manutenção. Para os piqueniques há quem procure as mesas em pedra ou, simplesmente, um pedaço de relva com sobra dada por sobreiros e castanheiros. (Fotografia: Igor Martins/Global Imagens)
2. Parque São Roque, Porto Instalado numa antiga zona rural, o Parque de S. Roque oferece uma expressiva área verde para caminhar, descansar, fazer um piquenique ou namorar, já que são inúmeros os recantos deste território de quatro hectares de características românticas. Esculturas e bancos em granito, uma capela, um lago com muitos patos, japoneiras, e uma casa apalaçada em estado de abandono mas com belíssimos detalhes que não deixam de causar admiração. Há ainda um parque infantil com um mini-percurso de manutenção. Miúdos e graúdos deixam-se encantar pela surpresa que surge aos nossos olhos a meio da propriedade: o labirinto de arbustos Buxus sempervirens, por onde ninguém consegue deixar de se 'perder'. Adquirido à família Calém pela Câmara Municipal do Porto em 1979, que o abriu ao público nesse mesmo ano, sofreu obras de revitalização em 1990. Desde 2002 acolhe também um Centro de Educação Ambiental. (Fotografia: Fábio Poço/Global Imagens)
3. Parque Oriental, Porto Não há portuense que não conheça o Parque da Cidade mas o mesmo não pode dizer-se do seu irmão quase gémeo na zona Oriental do Porto. Projetado pelo mesmo arquiteto paisagista, Sidónio Pardal, desenvolve-se ao longo de nove hectares nas margens do rio Tinto, uma espécie de campo aberto pontuado por muros de pedra e árvores que convidam ao passeio em sossego por entre a sua rede de caminhos, ao longo dos quais se entrevem várias hortas urbanas e alguns cursos de água. (Fábio Poço/Global Imagens)
4. Quinta do Covelo O Parque Infantil da Quinta do Covelo, inaugurado em 2009, é a face mais visível e completa desta zona verde, que conta com uma série de equipamentos interativos para brincar mas também para a prática desportiva, como um percurso de BTT. Áreas de repouso, percursos pedonais e uma zona de quiosque com esplanada de apoio completam o leque de ofertas de que o cidadão pode usufruir nesta quinta de sete hectares cujas origens remontam ao século XVIII. O Centro Municipal de Marcha e corrida conta com um pólo no Parque do Covelo, estando acessíveis a toda a população três percursos de orientação com diferentes graus de dificuldade – os mapas estão disponíveis para consulta e download na página da Porto Lazer (www.portolazer.pt). (Fotografia: Fábio Poço/Global Imagens)
5. Parque da Ponte Maria Pia Junto ao Quartel da Serra do Pilar, em Gaia, esconde-se um hectar de área verde, chamado Parque da Ponte Maria Pia - Fitness Park. Inaugurado em 2013, conta com zonas relvadas e quase uma centena de árvores - entre elas carvalhos e macieiras-de-jardim -, mesas e bancos, zona de estacionamento de bicicletas, um parque infantil e casas-de-banho. Há cerca de dois anos recebeu novos equipamentos para a prática de desporto, e ainda um halfpipe - uma pista de iniciação ao skate. O amplo espaço permite a prática de várias atividades físicas, recorrendo aos oito novos aparelhos, caminhadas, piqueniques, ou simplesmente momentos de descanso, jogando xadrez à escala humana ou tentando perceber o que se vê com o leitor de paisagem. (Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)
6. Parque da Lavandeira, Vila Nova de Gaia O Parque da Lavandeira fica perto do centro de Gaia, mas longe o suficiente para ser tranquilo. Ao todo, há 11 hectares onde cabe uma zona de merendas, uma cafetaria, percursos pedestres, jardins temáticos e um lago. (Fotografia: Pedro Kirilos/Global Imagens)
7. Palácio de Cristal, Porto Entre outros espaços verdes obrigatórios do Porto, encontram-se os Jardins do Palácio de Cristal, aqui apenas resumido por ser já um emblema da cidade. É um parque romântico, com uma botânica valiosa da cidade, muitos recantos para se estar com vista para o rio Douro, miradouros, espaços infantis e ainda uma das principais bibliotecas do Porto. Os jardins foram projetados pelo arquiteto paisagista Émile David e, bem cuidados, são seguramente um dos lugares mais bonitos e completos de passeio da cidade. (Fotografia: Adelino Meireles/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Selecionamos sete jardins, espalhados por Vila Nova de Gaia, Porto e Rio Tinto, onde vale a pena estender a toalha de piquenique para petiscar com amigos ou família, com sombras providenciadas por diversas árvores. Para conhecer todos os lugares da lista, basta percorrer a fotogaleria acima. Quase todos têm bancos e mesas para um repasto mais confortável, e outros apresentam ainda lagos, circuitos de manutenção, courts de ténis e até amistosos animais.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Os jardins recônditos e encantados da Baixa do Porto
Fresquinhos: Estes são os restaurantes novos do Porto
Praia ou piscina? 10 sugestões no Porto para ir a banhos