Publicidade Continue a leitura a seguir

Segunda maior árvore de Natal de porcelana do mundo é do Porto

Percorrer a fotogaleria para ver imagens da exposição "Artes da Mesa: Tradição e Modernidade na Vista Alegre". (Fotografia: DR)
Foram usadas mais de três mil peças da Vista Alegre para a construção da árvore.
A árvore pesa cerca de 2,5 toneladas e é a segunda maior do mundo, feita com peças de porcelana.
Isabel Pires de Lima, formada em Design de Interiores pelo IADE, com mais de 12 anos de atividade nos domínios do design de interiores, decoração, hotelaria e vitrinismo, encontrou inspiração para a sua mesa de Natal, que intitulou de “Tão Serena”, na talha Oriental da coleção Margão da Vista Alegre.
A proposta da decoradora pretende recriar o jantar da noite de Natal, partindo do azul-escuro, do dourado e do branco, cores que para Isabel espelham o espírito da época. O resultado é uma combinação do estilo clássico do serviço de mesa Anna, do orientalismo da coleção Margão e da modernidade dos copos de cristal Lybra.
A dupla de decoradores Sofia Costa e Gonçalo Chen assinaram a mesa "Força da Natureza", para a qual usou elegeu a “Caixa Beringela” da coleção oriental Tobacco Leaf da Vista Alegre como ponto de partida.
À caixa juntou-lhe criações com inspirações diversas, como elementos em biscuit, toques de Art Déco, peças em vidro e ainda pormenores em faiança da Bordallo Pinheiro, criando uma mesa de Natal com uma paleta de 27 cores.
Guilherme do Vale, decorador há uma década, encontrou inspiração para a sua mesa de Natal no Presépio Biscuit da Vista Alegre, uma imponente escultura da autoria do escultor Leopoldo de Almeida.
A mesa, que intitulou de “Luz Eterna”, é dominada pelo branco e dourado, através da utilização das coleções Mouraria, by Mariza, Paseo by Vista Alegre e Christian Lacroix e Matrix, sendo a primeira cor sendo sinónimo de paz e pureza, a segunda trazendo a luz e a tradição natalícias e simbolizando, também, o rasto dourado da estrela cadente que guiou os Reis Magos.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Com cinco metros de altura e 2,5 toneladas de peso, a árvore de Natal de porcelana Vista Alegre, em exposição do Museu da Misericórdia do Porto, é a segunda maior do mundo. Fica apenas atrás da árvore de Natal da cidade belga Hasselt, que conta com nove metros de altura e cinco mil peças de porcelana, cedidas pelos moradores da localidade, anualmente.

A autoria da peça monumental pertence à artista plástica Cláudia Pinto, que usou mais de três mil peças empilhadas para a construir. A árvore enquadra a exposição de mesas de Natal intitulada ‘Artes da Mesa: Tradição e Modernidade na Vista Alegre’, na qual os decoradores Guilherme do Vale, Isabel Pires de Lima, e a dupla Sofia Costa e Gonçalo Chen, recorrendo a diversas coleções, clássicas e contemporâneas, de porcelana, biscuit, cristal e vidro da marca ilhavense, reinterpretam a mesa em torno da qual toda a família se reúne na Consoada.

A exposição está patente no Museu da Misericórdia do Porto, na Rua das Flores, até dia 21 de janeiro,

Partilhar
Morada
R. das Flores, 15, Porto (Baixa)
Telefone
220906960
Horário
Das 10h00 às 17h30. Não encerra.
Custo
(€) 5 euros


GPS
Latitude : 41.230354
Longitude : -8.397388999999976

Leia também:

Uma rua histórica e de histórias para descobrir no Porto
Porto: 10 restaurantes para descobrir na rua das Flores
Um hotel-museu numa antiga papelaria do Porto